
Desemprego na era Covid-19: mulheres jovens sentem mais o impacto da crise
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que os jovens serão os mais afetados pela crise gerada com a pandemia do novo coronavírus. Segundo um relatório da agência das Nações Unidas, mais do que um em cada seis jovens em todo o mundo deixou de trabalhar desde o início da pandemia, havendo um impacto desigual da crise, já que as mulheres são mais afetadas que os homens.

As consequências do coronavírus na habitação nos EUA: vendas caem e preços sobem em abril
As consequências económicas da crise do coronavírus nos EUA atingiram fortemente o mercado imobiliário em abril. Segundo a Associação Nacional de Agentes Imobiliários (ANAI), as transações caíram 17,8% em relação ao mês anterior e 17,2% em relação a abril de 2019.

Avaliação bancária de casas sobe para 1.111 euros por m2 em abril – o mesmo valor que na pré-pandemia
Em abril, os bancos voltaram a aumentar o valor da avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação. Depois de ter caído um euro em março, face ao mês anterior, para 1.110 euros por metro quadrado (m2), o valor mediado na avaliação bancária volta agora a aumentar também um euro, para 1.111 euros por m2. O mesmo valor recorde, portanto, que o verificado em fevereiro, no período pré-pandemia de novo coronavírus.

Riqueza imobiliária da famílias estava em valores recordes antes de rebentar esta crise
Antes de chegar a crise da Covid-19, as famílias portuguesas tinham atingido, no final de 2019, um recorde na sua riqueza imobiliária.

Moratórias alargadas ao crédito pessoal e emigrantes em estudo pelo Governo
Até ao final de abril, os bancos receberam quase 570 mil pedidos de moratória, sendo que a maioria dos pedidos (345.551 contratos) está integrada no regime da moratória pública. Para ajudar a combater os efeitos causados pela crise da pandemia do novo coronavírus, o Governo deverá estender a moratória pública do crédito à habitação até final do ano – termina em setembro –, bem como alargá-la a contratos de consumo e empréstimos de segundas habitações, abrangendo, desta forma, os emigrantes.

Matosinhos investe 16 milhões na requalificação do parque habitacional e aposta em rendas acessíveis
A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a MatosinhosHabit, que tem como objeto social a gestão patrimonial, social e financeira dos empreendimentos e outros fogos património do município, estão a investir 16 milhões de euros na requalificação do parque habitacional do concelho, o que permitirá melhorar as condições de habitabilidade e aumentar a oferta de habitações municipais disponíveis.

Um casarão com parque aquático privado para passar o confinamento
Em plena pandemia, esta casa seria o paraíso do confinamento. Não é que tenha só tenha grandes áreas interiores, luz, boas vistas, grandes espaços exteriores e piscina. Esta mansão de luxo tem um parque aquático privado, que faz as delícias de míudos e graúdos.




Uma reforma de casa para o pós-Covid: como ganhar espaço dentro e fora
A arquitetura da capital argentina, Buenos Aires, caracteriza-se por uma grande densidade e baixa altura das casas. Esta moradia, de apenas 30 metros quadrados (m2), no bairro de Palermo, foi restaurada e ganhou muito espaço sem perder um pátio lá fora.

Five Stars, a empresa de mediação imobiliária que surge no mercado... em tempos de Covid-19
Chama-se Five Stars – Brokers e integra o grupo Habitat Invest, tendo, no entanto, uma “atuação ser totalmente independente”, revela a empresa. Trata-se de um “novo ‘player’ na mediação imobiliária nacional” que chega ao mercado com quatro empreendimentos imobiliários, significando 129 unidades residenciais. Bruno Oliveira Palhoto é o diretor de operações da empresa.