
Portugal é o 7º país da UE onde os rendimentos médios brutos mensais são mais baixos
Portugal era, em 2018, o 7º país da União Europeia (UE) onde os rendimentos médios brutos mensais eram mais baixos: 933 euros. Trata-se, ainda assim, de um valor superior face ao registado quatro anos antes, em 2014 (867 euros), segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

“Os condomínios de menor dimensão estão a ser mais valorizados, devido à qualidade de vida"
São já seis os empreendimentos residenciais desenvolvidos na cidade do Porto, resultado da parceria estratégica entre a Promotop e o grupo de construção Cobelba.

Promotop-Cobelba investe 19 milhões em dois projetos residenciais na Foz do Douro
O Edifício Marechal Saldanha e o Casas de Fez são os dois projetos residenciais que a parceria Promotop e Cobelba está agora a desenvolver na zona da Foz do Douro, no Porto. O primeiro empreendimento é composto por um total de 22 apartamentos, desde T1 a T4, e uma loja no R/Chão, estando a conclusão da construção prevista para o início de 2022. Já o condomínio da Rua do Fez é constituído por sete apartamentos, tipo moradia, todos com entrada independente, com tipologias T3, T4, T5 e T6. A construção deste empreendimento ficou concluída recentemente.




Este incrível palácio foi convertido numa casa de sonho – e o interior esconde várias surpresas
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. Mas, desta vez, as portas abrem-se para mostrar o interior incrível de um palácio modernista escondido em Colonia de La Prensa, uma área residencial histórica de Madrid.

Escassez de oferta para a classe média ajuda a explicar subida dos preços das casas na pandemia
Foram vendidas no ano passado 171.800 casas, menos 5,3% que no ano anterior, sendo este o primeiro recuo no número de transações desde 2012. Uma quebra que se deve à pandemia da Covid-19, isto apesar do valor dos negócios ter atingido os 26,2 mil milhões de euros, o que representa uma subida homóloga de 2,4%, que pode ser justificada com o facto do preço das casas continuar a aumentar. Para contrariar esta constante subida, que ainda assim tem vindo a desacelerar, é preciso aumentar a oferta existente no mercado, nomeadamente para a classe média portuguesa, avisam os mediadores imobiliários.

De fábricas a igrejas: a “febre” de transformar edifícios (de todo o tipo) em casas incríveis
Fábricas, armazéns, ginásios, quartéis de bombeiros e até igrejas. São cada vez mais os projetos que dão uma segunda oportunidade a este tipo de edifícios, transformando-os em algo que não eram: casas. Ou se quisermos, autênticas obras de arte de design de interiores.

Subida dos salários não acompanha evolução dos preços das casas
O setor imobiliário, nomeadamente o segmento residencial, parece estar a passar no teste da Covid-19, visto que apesar de se terem vendido menos casas em Portugal em 2020, os preços pelos quais as mesmas são transacionadas continuam a subir: 8,4%, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Um crescimento bem superior (quase o dobro) face ao verificado no rendimento médio mensal da população empregada por conta de outrem no país – era de 951 euros em 2020, o que representa um aumento de 4,6% face a 2019.

Como usar a internet (e o Google) para fazer mais e melhores negócios na mediação imobiliária
Os dados mais recentes relativos às transações de casas e respetivos preços de venda comprovam que o setor imobiliário está de boa saúde em Portugal, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19. E a verdade é que a mediação imobiliária tem um aliado poderoso na sua atividade, a internet. Sem ela, como encontrar uma casa para viver ou como mostrar/promover um imóvel, no caso das imobiliárias, em tempos de confinamento?

Governo não vai rescindir contrato entre IP e Corte Inglés de terrenos no Porto
O ministro das Infraestruturas garantiu que "o Estado não vai rescindir" o contrato entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o El Corte Inglés que prevê a compra dos terrenos da antiga estação ferroviária da Boavista, no Porto. Para aquele terreno está prevista a construçã

Moratórias privadas do crédito da casa terminam este mês e somam 3,7 mil milhões
Em janeiro, o valor do crédito em moratória ascendia a 45,7 mil milhões de euros: cerca de 24 mil milhões dizem respeito ao valor das moratórias concedidas a sociedades não financeiras e outros 20 mil milhões correspondem a moratórias dadas a particulares.

Casas de luxo em tempos de pandemia: portugueses são os que mais compram
Os portugueses estão atentos ao segmento residencial de luxo, tendo comprado em 2020, ano marcado pelo surgimento da pandemia da Covid-19, mais de metade (54,3%) das 3.420 casas vendidas pela Remax Collection. A imobiliária vendeu no ano passado menos imóveis de luxo que em 2019, mas mais 9% que em 2018, tendo terminado o ano de 2020 com um total de volume de preços na ordem dos 1.152 milhões de euros, segundo revela em comunicado.

Lay-off simplificado chega a mais empresas afetadas pela pandemia a partir de hoje
O diploma que estabelece o alargamento do lay-off simplificado e o prolongamento do apoio à retoma, entre outras medidas para mitigar o impacto da pandemia, já foi publicado em Diário da República, entrando em vigor esta quinta-feira, 25 de março de 2021.

Lisboa eleita um dos 21 lugares do futuro a nível mundial
Lisboa foi eleita, entre mais de 150 cidades, a nível mundial, como um dos 21 lugares de futuro, destacando-se pela qualidade das universidades, infraestruturas e segurança, segundo um estudo da norte-americana Cognizant. A avaliação concluiu que a capital portuguesa é uma "cidade sofisticada", ganhando protagonismo por "ser um lugar onde é fácil trabalhar", pela oferta cultural e de entretenimento e por ser um 'pool' de talentos, bem como por apresentar um bom nível/custo de vida.

Proibição de circulação entre concelhos começa mais cedo: à meia-noite de sexta-feira
A proibição de circulação entre concelhos em vigor nos próximos dias vai começar mais cedo: à meia-noite (00h00) desta sexta-feira e não às 20h, como inicialmente indicado pelo Governo. Em causa está uma declaração de retificação publicada em Diário da República esta quarta-feira (24 de março), sendo que o objetivo do Executivo é, de certa forma, limitar as restrições de circulação nos dias que antecedem a Páscoa, evitando que algumas pessoas saiam da sua área de residência antes do fim-de-semana.