Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Promotop-Cobelba investe 19 milhões em dois projetos residenciais na Foz do Douro

Empreendimentos de gama alta oferecem apartamentos com "boas áreas" e dispõem de varandas, terraços e alguns têm logradouros.

Casas de Fez / Promotop-Cobelba
Casas de Fez / Promotop-Cobelba
Autor: Elisabete Soares (colaborador do idealista news)

O Edifício Marechal Saldanha e o Casas de Fez são os dois projetos residenciais que a parceria Promotop e Cobelba está agora a desenvolver na zona da Foz do Douro, no Porto. O primeiro empreendimento é composto por um total de 22 apartamentos, desde T1 a T4, e uma loja no R/Chão, estando a conclusão da construção prevista para o início de 2022. Já o condomínio da Rua do Fez é constituído por sete apartamentos, tipo moradia, todos com entrada independente, com tipologias T3, T4, T5 e T6. A construção deste empreendimento ficou concluída recentemente.

De acordo com os promotores, os dois projetos representam um investimento total de 19 milhões de euros, sendo que a maior fatia 12,5 milhões de euros diz respeito ao edifício localizado na Rua do Saldanha, e 6,5 milhões de euros ao condomínio da Rua do Fez.

Edifício Marechal Saldanha em fase final de comercialização

Segundo David Pinto, responsável da Promotop, neste momento o “empreendimento está praticamente vendido, faltando apenas comercializar sete apartamentos e uma loja, do total das 23 unidades”.

De acordo com Carlos Barbosa, administrador da Cobelba, “o edifício de gaveto, que faz a transição de cérceas entre os dois arruamentos, apresenta cinco pisos acima do solo na rua Marechal Saldanha e quatro pisos acima do solo na rua do Molhe. Esta zona apresenta um contexto urbanístico de construções em banda contínua implantados à face do arruamento”. Assim, “trata-se de um edifício integrado na envolvente”.

Promotop-Cobelba
Promotop-Cobelba

Construtivamente, frisa, “é um edifício com grande proteção térmica e acústica, pelos materiais utilizados e pelo conceito construtivo adotado de fachada ventilada”.

Com projeto de arquitetura de Henrique Granja, do gabinete Granja Arquitos Associados, o edifício apresenta um revestimento exterior de pedra natural, combinada com zonas em chapa de alumínio. As varandas e terraços apresentam o revestimento de pavimento em deck de madeira.

Casas de Fez com a comercialização na reta final

De acordo com a parceria promotora, neste momento “apenas falta comercializar duas frações”. Quanto aos preços dos andares moradia destacam apenas que “estão de acordo com os valores praticados na zona, devendo realçar que as frações em causa apresentam uma significativa área dependente”.

Com projeto do gabinete Granja Arquitos Associados, o Casas de Fez apresenta uma “arquitetura sóbria e contemporânea com uma linguagem de integração na envolvente, na escala e na forma, com materiais intemporais como a pedra no revestimento exterior”, segundo destaca Henrique Granja.

Alerta para o “tratamento paisagístico cuidado, com equilíbrio entre zonas verdes e pavimentadas, criando um ambiente de grande vivência entre o interior e o exterior”.

Os andares moradia apresentam áreas brutas à volta dos 250 metros quadrados (m2), dotados de varandas com áreas significativas e alguns com logradouro.

Promotop-Cobelba
Promotop-Cobelba

De referir que o empreendimento foi construído num terreno de gaveto com uma configuração em curva na sua relação com o arruamento. “Optou-se pela fragmentação volumétrica do edifício para fazer a transição de alinhamentos, resultando num volume mais leve e integrado na escala da envolvente”, comenta o arquiteto.

Construtivamente é um edifício com grande proteção térmica e acústica, pelos materiais utilizados e pelo conceito construtivo adotado de fachada ventilada.