Notícia do dia 7 de junho de 2022

Portugal deu proteção temporária a quase 24 mil ucranianos em março

Portugal deu proteção temporária a quase 24 mil ucranianos em março

Em março de 2022, Portugal acolheu 23.930 cidadãos ucranianos que fugiram do país sob o regime de proteção temporária na sequência da invasão russa. O mês em causa, os países que mais refugiados de guerra ucranianos acolheram sob o regime de proteção temporária foram a Polónia (675.085), a República Checa (244.650) e a Eslováquia (58.750). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Obras no prédio para unir apartamentos

Obras no prédio: é possível unir dois apartamentos?

Viver num prédio e manter a boa vizinhança com os restantes condóminos pode ser uma dor de cabeça, nomeadamente no que diz respeito à realização de obras. A gestão de condomínios é, de resto, um tema que tem sido muito falado nos últimos tempos, devido à entrada em vigor da nova lei dos condomínios: Lei n.º 8/2022, que entrou em vigor dia 10 de abril de 2022 e que reviu o regime da propriedade horizontal. No artigo desta semana da Deco Alerta falamos sobre obras em prédios, em concreto sobre a possibilidade de um condómino unir dois apartamentos. É possível? Que regras existem? Explicamos tudo sobre este tema.
Preço das casas nos EUA

As ameaças ao boom imobiliário nos EUA: juros, inflação e recessão

Os principais mercados imobiliários da maior economia mundial, os EUA, começam a abrandar a subida imparável dos preços devido a fatores como o aumento das taxas de juro dos créditos habitação e da taxa de inflação e aos receios de recessão. Cidades como Miami, Phoenix, Los Angeles ou São Francisco são um claro exemplo de mercados “quentes” que começam a apresentar sintomas de fadiga.
Vistos gold: investimento em imóveis comerciais anima setor

Vistos gold: investimento em imóveis comerciais anima setor

A concessão de vistos gold tem sido marcada por alguns momentos polémicos ao longo dos anos. As regras de atribuição dos vistos dourados, como também são chamados, mudaram no início do ano, o que alimentou a discussão em torno continuidade do programa. Recentemente, conforme escrevemos, soube-se que o investimento imobiliário estrangeiro por via deste programa está parado, visto que a plataforma para inserir novas Autorizações de Residência por Investimento (ARI) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está congelada e a “aguardar regulamentação”. Os números mais recentes permitem concluir que muitos investidores estão a comprar imóveis comerciais, um segmento que não está abrangido pelas novas regras do programa.
Custos de construção em Portugal

Custos de construção crescem a pique em Lisboa. Porquê?

Os custos de construção em Portugal já eram elevados antes do eclodir da guerra na Ucrânia, sendo esse um dos problemas que persistia no setor, a par dos atrasos nos processos de licenciamento, segundo os players ligados ao segmento. A subida da inflação fez disparar ainda mais os custos médios de construção, que em Lisboa são mais caros, por exemplo, que nas cidades espanholas de Madrid e Barcelona. Esta é uma das conclusões a retirar de um estudo recente da consultora Cushman & Wakefield (C&W) sobre as obras de “fit-out” em 26 cidades de 15 países.
hotel Infante de Sagres no Porto

Asiáticos compram histórico hotel Infante de Sagres no Porto

O histórico Infante Sagres, o primeiro hotel de luxo da cidade do Porto, foi vendido pelo grupo Fladgate Partnership, proprietário das casas de vinho do Porto Taylor's, Fonseca, Croft e Krohn, aos asiáticos da Gaw Capital – dona do InterContinental Palácio das Cardosas, também no Porto.
Arquitetura em Portugal

Siza Vieira: “Acredito na habitação social com qualidade para todos”

De Matosinhos para o mundo. A marca de Álvaro Siza Vieira, de 88 anos, na arquitetura está presente em vários projetos a nível nacional e além-fronteiras. É o caso, por exemplo, do “seu” arranha-céus que vai nascer em Nova Iorque (EUA), que terá 15 metros de profundidade, 137 metros de altura e 35 pisos. Com os preços das casas em alta, e numa altura em que a subida das taxas de juro e o encarecimento do custo de vida, por causa da inflação, parece ter vindo para ficar, muito se tem falado em cooperativas de construção e habitação, em habitação acessível e em habitação social. Sobre este tema, Siza Vieira é perentório: “Acredito na habitação social com qualidade para todos”.
custo de construir casa nova

Custos de construção de habitação nova disparam 14,3% em abril

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 14,3% em abril, em termos homólogos, mais 2,7 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior, refletindo sobretudo o aumento dos preços dos materiais, revelou o INE.Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), medido