Num contexto em que as casas pré-fabricadas e a aposta na sustentabilidade ganham terreno, continuam a surgir projetos interessantes e inovadores que aprofundam estes conceitos. Esta é a linha em que está a trabalhar a DDAA (Dev Desai Architects and Associates), fundada em 2020 na Índia, com o objetivo de responder a alguns dos desafios que surgiram nos momentos mais difíceis da pandemia, mas também no âmbito do novo espaço que se começou a abrir mais tarde.
O estúdio DDAA nasceu como uma filial de uma empresa especializada em moradias e interiores residenciais que trabalha com uma perspectiva inovadora. “O DDAA desafia constantemente o limiar do projeto arquitetónico por meio de uma linguagem contemporânea única”, diz Dev Desai, fundador e líder do estúdio.
Um dos resultados mais interessantes obtidos foi o desenvolvimento do projeto de uma pequena cabana numa fazenda de café, como modo de vida alternativo durante a pandemia, que respeita o meio ambiente. “Para minimizar o impacto ecológico, decidimos pré-fabricar a estrutura e montá-la em apenas quatro semanas 'no local'. O que começou como um projeto arquitetónico humilde, agora floresceu numa série de designs de cabines pré-fabricadas de tamanhos variados”, diz o responsável.
Enquanto a forma da cabine, o seu sistema estrutural e o desenho geral permanecem fixos, todos os outros elementos, entre os quais, os móveis, acessórios de iluminação, sanitários e acabamentos podem ser personalizados para se adaptarem aos gostos e necessidades dos clientes.
"A variante menor A-24 foi projetada e executada para os clientes Sunny Watwani e Adithya Roongta da CabinA e construída no meio de uma fazenda de café de 200 hectares para o Sr. Vishal Sivappa da fazenda Bettagere", explicam no site.
“A casa contemporânea com o seu piso de madeira de nogueira, revestimento interior com acabamento fosco, móveis cuidadosamente trabalhados, luzes pendentes suaves e sutis e painel de vidro panorâmico sem costura obriga os ocupantes a apreciar as deslumbrantes vistas naturais de um ambiente luxuoso e aconchegante”, reflete.
Cada unidade é totalmente fabricada fora do local e montada no local dentro de 4 semanas para reduzir significativamente o atraso entre o projeto e a execução.
Para poder comentar deves entrar na tua conta