Notícia do dia 7 de dezembro de 2022

Melhores países para entrar na reforma

Pedir a reforma em 2022? Estes são os melhores países...

A população mundial está a envelhecer, sendo que a OCDE prevê que 30% das pessoas terão pelo menos 65 anos até 2050. A verdade é que a capacidade dos países em lidar com o maior peso da população idosa colocará mais pressão e maiores desafios a muitas economias. Por falar em envelhecimento da população, importa saber quais são os melhores países para uma pessoa se reformar em 2022.
condomínio Duo Village Alvor

Duo Village Alvor: 53 apartamentos T1 e T2 desde 190 mil euros

O condomínio DUO Village Alvor voltou ao mercado. Trata-se de 53 apartamentos T1 e T2 num empreendimento com amplos jardins e piscinas próximo de uma das mais célebres linhas de praia do Barlavento algarvio. As habitações estiveram anteriormente colocadas em arrendamento, e os preços partem dos 190.000 euros para os T1 e dos 225.000 euros para os T2.
casas sustentáveis

Uma minicasa pré-fabricada versátil: para viver ou trabalhar

Se até há pouco tempo as 'tiny houses' e as casas pré-fabricadas eram vistas com alguma desconfiança, a tendência está a mudar. O movimento está a ganhar novo ímpeto, e muitos estão mesmo a pedir um regresso às raízes; as casas pré-fabricadas são agora uma alternativa tão válida como qualquer outra, sem a necessidade de renunciar a qualquer tipo de conforto ou luxo.
Arrendar casa em Portugal

Rendas das casas em Portugal ficaram 2,9% mais caras em novembro

A flexibilidade que o mercado de arrendamento oferece continua a atrair cada vez mais famílias. Só na última década, o número de casas arrendadas em Portugal aumentou 16%, revelam os Census 2021. Isto deve-se, sobretudo, à maior mobilidade profissional e familiar, bem como aos elevados preços das casas à venda. Mas este aumento da procura desequilibrou a balança, fazendo subir as rendas das casas mês após mês. No final de novembro, arrendar casa em Portugal tinha um custo de 12,5 euros/m2 em termos medianos, um valor 2,9% superior face ao mês de outubro, mostra o índice de preços do idealista.
Governo quer acabar com travão nos despejos

Governo quer acabar com travão ao despejo de quem não tem para onde ir

O Governo quer acabar com o travão legal que, desde março de 2020, mês marcado pela chegada da pandemia da Covid-19 a Portugal, tem permitido a famílias com ordem de despejo permanecer excecionalmente na habitação onde moram. Em causa está uma proposta que já foi apresentada pelo Executivo à Assembleia da República, que visa revogar a medida. 
Crédito habitação de taxa variável

Crédito habitação de taxa variável? Spread desde 0,95% no Banco CTT

Hoje, os juros nos créditos habitação estão a subir a pique. E mesmo com a taxa variável a escalar à medida que sobe a Euribor, os portugueses continuam a apostar nesta taxa. É o que dizem os dados do Banco de Portugal: em outubro, 83% do montante dos novos empréstimos para a compra de habitação própria permanente foram concedidos a taxa variável e indexada à Euribor. E, por isso, na hora de fazer contas à vida e analisar as ofertas dos bancos, importa olhar para os spreads. Por exemplo, o Banco CTT tem spreads contratados desde 0,95%. Explicamos tudo na rubrica crédito habitação do mês.
tipologias de casas mais procuradas

Quais são as tipologias de casas mais procuradas em Portugal?

Moradias ou apartamentos? Que tipologias de casas mais se procuram em Portugal? E quais as diferenças entre regiões? Segundo Juan-Galo Macià, Presidente da Engel & Völkers para Espanha, Portugal e Andorra, em território nacional verifica-se uma maior procura por moradias a rondar os 300 metros quadrados (m2), em detrimento de apartamentos, procurados sobretudo nas áreas metropolitanas.
Setúbal

Nova marina em Setúbal para 600 barcos e superiates à vista

A Câmara de Setúbal apresentou recentemente o estudo prévio da futura marina de Setúbal, uma infraestrutura que poderá vir a acolher 600 embarcações, incluindo superiates com 50 metros. O presidente da autarquia, André Martins, salientou a “complexidade” do projeto, tendo em conta que o Estuário do Sado é uma “zona sensível” e que há necessidade de ter em consideração os seus impactes “na cidade e em particular na frente ribeirinha”, que tem vindo a ser requalificada.
Renegociar crédito habitação

Avaliar taxas de esforço em 45 dias? Banca antevê dificuldades

As novas regras para renegociar o crédito habitação já entraram em vigor no passado dia 26 de novembro. E, a partir desse dia, instalou-se uma corrida na banca portuguesa. Isto porque os bancos têm 45 dias para avaliar as taxas de esforço e identificar os casos em que pode ser aplicado o novo diploma que prevê a renegociação dos empréstimos bancários. Mas há entraves à vista, como é o caso do apuramento dos rendimentos mensais das famílias. E é por isso mesmo que vários responsáveis pelas instituições bancárias anteveem dificuldades na identificação dos casos.
declaração anual de rendas

Declaração anual de rendas passa a ser entregue só por via eletrónica

A declaração anual de rendas, apresentada pelos senhorios que não passam recibos eletrónicos, vai deixar de poder ser entregue em papel, passando a ser entregue apenas por via eletrónica, segundo um despacho agora publicado. Em causa está a declaração Modelo 44 que os senhorios dispensados da emissão eletrónica de recibos usam para comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) o valor das rendas recebidas, tendo esta comunicação de ser feita até ao final do mês de janeiro do ano seguinte ao que respeitam os rendimentos em causa.
Hong Kong

Mercado imobiliário de luxo em Hong Kong congela

A habitação de luxo num dos mercados mais exclusivos do mundo continua sob os efeitos da pandemia e atingida pelas oscilações económicas devido ao aumento das taxas de juro. De acordo com as previsões da Centaline Property, uma das maiores imobiliárias de Hong Kong, apenas 1.800 operações habitacionais de luxo serão fechadas em 2022. É o valor mais baixo desde 2013.
taxas de juro

Choque das taxas de juro atinge famílias no 1º semestre de 2023

O choque das taxas de juro deverá atingir famílias e empresas no primeiro semestre de 2023, com a taxa de juro de referência na zona Euro a chegar ao pico até março, prevê a Allianz Trade, acionista da Cosec. “Para as famílias, incluindo as portuguesas, o choque das taxas de juro deverá estar a aproximar-se, podendo mesmo materializar-se no próximo ano”, avançam os especialistas da empresa de seguro de créditos no estudo ‘Europe: How big will the interest rate shock be in 2023?’.
Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027

Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi anunciado esta quarta-feira (7 de dezembro de 2022), numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB).  É a quarta vez que uma cidade portuguesa recebe o título, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).