Notícia do dia 20 de janeiro de 2023

flor com neve

Plantas de inverno: como regar e cuidar na época do frio

O inverno já chegou a Portugal. Assim que as temperaturas frias batem à porta é preciso cuidar das plantas e flores para mantê-las saudáveis e bonitas. Embora existam plantas para praticamente todas as épocas do ano, há espécies que são plantas de inverno por gostarem mais do tempo frio e húmido, mas há outras que são mais sensíveis tanto à chuva como à neve e algumas das suas folhas podem murchar.
macramé

Decorar com macramé: a arte milenar que é moda e enriquece a casa

O macramé é uma uma arte milenar que permite criar peças artesanais únicas. Virou tendência no mundo da decoração pelo seu caráter versátil, podendo ser usado de diversas formas e combinado com todos os estilos decorativos, do mais clássico ou vintage até ao mais moderno e minimalista. Permite trazer a beleza da natureza para os interiores, criar espaços aconchegantes, e dar um toque original aos ambientes. Marta Barros, artesã especializada nesta técnica e fundadora da TEX MB, explica em entrevista o idealista/news de que forma se pode integrar o macramé numa casa.
Limpezas da casa

Limpeza doméstica lidera top 10 dos serviços para casa em 2022

Viver com conforto e qualidade passou a ter uma importância acrescida na pandemia. Com os longos períodos passados em casa, as famílias passaram prestar mais atenção às pequenas ou grandes intervenções que podiam fazer em casa para viver melhor. E, por isso mesmo, os portugueses começaram a requisitar mais os pequenos serviços de manutenção e reparação da casa. Em 2022, foram as limpezas domésticas os serviços mais procurados, seguidos da carpintaria, mudanças, eletricidade e ar condicionado.

Como dar um novo look à casa de banho sem gastar uma fortuna

Queres transformar a casa de banho “do tempo da avó” num espaço simples, bonito e funcional, mas sem te meteres em obras nem gastares uma fortuna? Se todas as manhãs entras num aquário rosa ou verde água e já não suportas olhar para as florzinhas ou cornucópias que inundam as paredes, então está na hora de mudar o teu ambiente matinal. Na verdade, podes mudar muito com muito pouco, e criar um espaço que até te inspira a cantar no duche.

Do trendy ao piroso: 5 ideias de decoração a evitar em casa

Na decoração, nem só as boas intenções valem. Na hora de mobilar uma casa, é fácil ter um deslize de estilo numa divisão ou num cantinho específico e deixar levar-se por objetos que um dia estão na moda e que, com o tempo, acabam só por ser de mau gosto. E há coisas mesmo a evitar na decoração da casa: plantas artificiais, cartazes com frases motivacionais, tapetes felpudos, utensílios vistosos na cozinha e, claro, cobrir o sofá com plástico para não sujar. 
MUDE

Museu do Design e da Moda reabre no final de 2023

O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, encerrado desde 2016 para obras de requalificação integral, deverá reabrir ao público no final de 2023, indicou à agência Lusa a sua diretora, Bárbara Coutinho. A coleção do antigo Teatro da Cornucópia, que cessou atividade em 2016, é uma das doações que veio ampliar o acervo do museu.
Açores

Governo dos Açores quer rever verbas do PRR para habitação na região

O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, defendeu a necessidade de se reverem os valores previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para recuperação de habitação na região, que entende serem "manifestamente insuficientes". Artur Lima recordou que os 60 milhões de euros inscritos no PRR para resolver o problema da habitação no arquipélago foram negociados pelo anterior Governo açoriano socialista, que "achou" que o valor seria suficiente para resolver "um dos problemas estruturais" da região.
Acesso à habitação em Portugal

“Programa Nacional de Habitação veio para ficar e vai evoluir”

A proposta de lei do PS sobre o Programa Nacional de Habitação foi esta sexta-feira, dia 20 de janeiro, apresenta e aprovada no Parlamento, contando com 22 medidas e um investimento total de 2.377 milhões de euros. Na sua apresentação, Marina Gonçalves, ministra da Habitação, garantiu que há muito trabalho nesta matéria que está a ser feito no terreno para dar casas dignas às famílias, embora admita que os resultados são “mais lentos” do que o esperado. “O Programa Nacional de Habitação não é uma inversão da política em curso, veio para ficar e vai ser reforçado”, garantiu a ministra.