Notícia do dia 23 de janeiro de 2023

Madeira e Açores atraem investdiores imobiliários

Madeira e Açores são um destino imobiliário apetecível e… em expansão

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores são destinos de eleição para visitar, viver e investir, nomeadamente em imobiliário. Quem o diz é Michael Vincent, CEO da Berkshire Hathaway HomeServices (BHHS) | Portugal Property – rede imobiliária do multimilionário Warren Buffett –, para quem as duas regiões têm vindo a atrair atenções pela sua beleza natural e também pela sua localização estratégica. O que faz com que, assegura, os respetivos mercados imobiliários se encontrem em franca expansão e com grande potencial de crescimento.
Vistos para nómadas digitais

Nómadas digitais: Portugal emitiu cerca de 200 vistos desde outubro

Os nómadas digitais de todo o mundo estão de olhos postos em Portugal. Em outubro de 2022 entrou em vigor a nova lei que permite aos estrangeiros trabalhar remotamente a partir do nosso país durante um ano. Os chamados vistos para nómadas digitais têm vindo a atrair trabalhadores de todo mundo de tal forma que, de lá para cá já, foram emitidos cerca de 200 vistos em Portugal.

TdC questiona venda de 3 imóveis em Cascais a chineses por 2 milhões

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) vendeu dois armazéns e um terreno por 1,75 milhões de euros à empresa chinesa ShiningJoy. Mas este negócio imobiliário está a ser posto em causa pelo Tribunal de Contas (TdC), por alegada falta de transparência e ausência de concorrência, concluindo mesmo que a transação veio favorecer os interesses da empresa chinesa em detrimento do interesse público. Ainda assim, os membros da autarquia não podem ser responsabilizados.
Caldas da Rainha vai ter um Bairro Solar

Energia mais acessível: EDP cria Bairro Solar nas Caldas da Rainha

A EDP Comercial vai criar uma Comunidade de Energia nas Caldas da Rainha que “vai beneficiar com energia mais acessível centenas de famílias e empresas da cidade”, revela a empresa em comunicado, salientando que o projeto Bairro Solar envolve também 35 famílias vulneráveis que vão receber benefícios pela criação desta comunidade solar para autoconsumo.
painéis de madeira

Ideias de decoração: como transformar ripas de madeira antigas

O revestimento das casas de montanha, e em particular das tabernas, com ripas de madeira, era obrigatório há alguns anos para dar aos espaços um aspeto mais rústico. No entanto, este material também passou a ser muito utilizado para decorar a casa. Com as novas texturas e cores da moda, os painéis de madeira escura estão, por isso, datados. A pensar nisso, deixamos-te algumas dicas para pintar e restaurar ripas de madeira e devolver o brilho e modernidade às divisões.
certificados de aforro

Certificados de aforro: poupança atinge valor mais elevado desde 2006

As entradas de dinheiro em certificados de aforro em dezembro ascenderam a 1.994 milhões de euros, elevando para 19.626 milhões de euros o saldo aplicado neste tipo de poupança, o mais alto desde pelo menos 2006. A subida das Euribor – indexante usado para a determinação da taxa de juro dos certificados de aforro – que se tem vindo a registar nos últimos meses, tem sido acompanhada de um reforço da poupança dos particulares nestes títulos de dívida pública.
Acesso à habitação em Portugal

Do 1º Direito à Porta 65: o que diz o Programa Nacional de Habitação?

O Programa Nacional de Habitação (PNH) proposto pelo Governo socialista de maioria absoluta obteve luz verde no Parlamento. O programa inclui um conjunto de 22 medidas para “salvaguardar o direito à habitação” e “garantir o acesso de todos a uma habitação adequada”.  E, para que isso seja possível, está previsto investir um total de 2.377 milhões de euros só para reforçar o parque público habitacional. O idealista/news analisou à lupa a proposta de lei aprovada e explica quais são as 22 medidas previstas no Programa Nacional de Habitação que vão ser colocadas em prática até 2026.
Estrangeiros compram casa na Madeira

Madeira rejeita proibir venda de casas a estrangeiros não residentes

Para travar a subida dos preços das casas em Portugal, o Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei para a proibir a venda de imóveis a estrangeiros não residentes. Mas a Região Autónoma da Madeira rejeita fazê-lo. “Nós não queremos fazer isso. Acho que neste momento o imobiliário na região está a correr muito bem”, disse o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
Venda de escritórios em Lisboa

M7 vende edifício de escritórios Forte 9 a promotora residencial

Os escritórios continuam a ser a estrela no universo do investimento imobiliário comercial. E prova disso mesmo foi a conclusão da venda de mais um edifício de escritórios em Lisboa. O gestor de ativos pan-europeu M7 Real Estate selou a venda do edifício Forte 9, situado em Carnaxide, por um valor não revelado. O novo proprietário do imóvel é a promotora imobiliária Lusoproa. Este negócio assinalou aquela que é a sua primeira aquisição de um ativo destinado a escritórios, tendo até agora focado o seu investimento em imóveis residenciais.
Subida dos juros pelo BCE

Juros vão subir 50 pontos em fevereiro e março, diz membro do BCE

O compromisso do Banco Central Europeu (BCE) passa mesmo por baixar a inflação na Zona Euro o quanto antes. E, por isso, assume continuar com a sua atual política monetária, marcada pela subida das taxas de juro diretoras. E qual será a dimensão das próximas subidas dos juros? Klaas Knot, membro do Conselho do BCE e presidente do banco central dos Países Baixos, afirma que o regulador europeu deverá subir os juros diretores em 50 pontos base nas reuniões de fevereiro e março. E vai continuar a aumentar as taxas de juro nas reuniões seguintes.
Sintra

Sintra lança consulta ao mercado para comprar 100 casas

A Câmara Municipal de Sintra acaba de lançar uma consulta ao mercado para a aquisição de 100 habitações nas tipologias T1, T2 e T3, destinadas ao "reforço do parque habitacional no município". O período de entrega das propostas decorre de 1 a 28 de fevereiro, sendo que as casas devem estar prontas a habitar ou a reabilitar pela autarquia.