Notícia do dia 17 de fevereiro de 2023

Em que países europeus há mais trabalhadores independentes

Em que países europeus há mais trabalhadores por conta própria?

Em quase todos os países da União Europeia (UE) a maioria das pessoas trabalha por conta de outrem, ou seja, para outras pessoas ou para uma empresa. A maioria das pessoas prefere a estabilidade de um emprego nestas condições ou simplesmente não tem a oportunidade de abrir seu próprio negócio. Fazer isso requer, entre outras coisas, coragem, talento e muitas vezes algum dinheiro que possa servir como investimento.

Uma minicasa de madeira incrível construída com madeira e palha

Na aldeia de Murstetten, junto aos restos do que outrora foi um dos castelos mais importantes e imponentes da Áustria, o estúdio austríaco Juri Troy Architects completou uma cabana angular construída com madeira e palha de origem local, para proporcionar um espaço de retiro a curto prazo num cenário rodeado pela história e natureza. "A propriedade, o parque do castelo em Murstetten, é um lugar extraordinário com significado histórico e uma história cheia de acontecimentos. Partes desta história ainda hoje são reconhecíveis em fragmentos", explica o gabinete de arquitetura no seu website. 
pequenos jardins

Como criar um pequeno jardim na varanda de um apartamento

Quem disse que quem mora em apartamentos não pode ter o seu próprio jardim no exterior. Os peritos do Ikea deram algumas sugestões valiosas sobre como criar um pequeno jardim na varanda de nossa casa. Aqui estão algumas das ideias para poderes desfrutar ao ar livre  tanto no inverno como no verão, sem gastar muito dinheiro.          
casas de banho

Casas de banho: as principais tendências em 2023 para te inspirares

A casa de banho é um espaço essencial numa casa. Provavelmente é aquele que mais reformas sofre,  mas também aquele com que menos nos preocupamos a decorar. Somente quando visitamos outras casas ou ambientes e vamos à casa de banho, é que nos lembramos que podíamos acrescentar algum acessório ou pintar uma parede, para dar aquele toque que faltava.
Novas medidas para habitação

Em nome de "mais habitação", Governo vai intervir no mercado

Sem ter conseguido dar uma resposta efetiva à crise habitacional, que por vários motivos se tem vindo a agudizar em Portugal nos últimos anos, António Costa decidiu agora apresentar um novo plano de ataque, chamado "Mais Habitação". Com este novo programa, o Governo promete aumentar a oferta de casas no mercado e facilitar o acesso à habitação no médio prazo, mas também solucionar problemas mais imediatos para as famílias que necessitam de apoio, tanto no arrendamento como no crédito habitação. Para isso, o Governo de maioria absoluta optou agora por uma intervenção direta no mercado, com várias medidas que já estão a gerar polémica e contestação, como o fim dos vistos gold, a introdução de um limite ao aumento das rendas, a penalização ao Alojamento Local, a posse de casas vazias, assumindo o Estado um papel ambivalente de senhorio-inquilino.
casas vazias

Posse de casas vazias: Costa recusa qualquer inconstitucionalidade

Para dinamizar o aumento da oferta no mercado de arrendamento, o Governo quer obrigar os proprietários a colocar as casas no mercado. E, para isso, uma das medidas inscritas no Programa Mais Habitação passará por tomar posse administrativa dos imóveis, caso os proprietários não o façam voluntariamente. Para o primeiro-ministro, António Costa, “não é legítimo ter as casas vazias”, e recusa qualquer existência de inconstitucionalidade na regra.
juros da casa

Juros da casa sobem para valor mais elevado desde junho de 2012

A taxa de juro tem vindo a subir, nos últimos meses, agravando as prestações da casa a pagar ao banco, uma vez que a maioria dos contratos em Portugal são de taxa variável, espelhando diretamente a evolução das Euribor. Em janeiro de 2023, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito habitação foi 2,217%, o valor mais elevado desde junho de 2012, traduzindo uma subida de 31,9 pontos base (p.b.) face a dezembro de 2022 (1,898%)
apartamentos

Converter lojas em casas? Condomínios avisam que têm de ser ouvidos

As reações ao novo pacote legislativo para a habitação continuam. Desta vez, o alerta veio da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), que avisa que a alteração da finalidade de um imóvel de comércio ou serviços para habitação depende da aprovação de todos os condóminos, segundo disposição do Código Civil.