Notícia do dia 24 de abril de 2023

O poder dos cristais e minerais em casa: guia para colocá-los em cada cômodo

O poder dos cristais: descobre como podes decorar a tua casa

Já ouviste falar sobre o poder dos cristais, ou já pensaste adicionar cristais e minerais à decoração da tua casa? Os cristais são frequentemente usados na decoração da casa, tanto pela beleza estética, quanto pelas suas possíveis propriedades curativas e energéticas.
Funchal diz estar contra o arrendamento coercivo

Mais Habitação: Funchal bate o pé ao arrendamento coercivo

O presidente da Câmara Municipal do Funchal considera que o arrendamento coercivo previsto no programa do Governo Mais Habitação é “um erro tremendo" e anuncia que a medida terá a oposição do Funchal, caso venha a ser aprovada no continente – a proposta já está na Assembleia da República – e estendida à Região Autónoma da Madeira
Habitação acessível nos EUA

Habitação acessível nos EUA: Goldman investe mil milhões de dólares

O Urban Investment Group, do grupo da Goldman Sachs, decidiu comprar um portfólio de 90 complexos habitacionais, que reúnem mais de 10.000 casas acessíveis nos Estados Unidos, por 1,15 mil milhões de dólares (cerca de 1,05 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual). A compra destas habitações acessíveis foi realizada em conjunto com a Michaels Organization e a Community Development Trust.
Ja há mais millennials proprietários que inquilinos nos EUA

Mais de metade dos Millennials dos EUA vive em casa própria

O cenário parece estar a mudar nos EUA. Pela primeira vez, mais da metade dos millennials possui uma casa, tendo a taxa de aquisição de habitação atingido 51,5% em 2022, segundo dados dos Censos dos EUA. Há ainda, contudo, uma grande franja da população millennial – pessoas nascidas entre 1981 e 1996 – que teme não conseguir comprar casa no país.

Comprar, vender e arrendar casa: o que mudou desde o 25 de Abril

“Passei de outro século para este e a experiência que tenho faz com que sempre soubesse ultrapassar as dificuldades”. Aos 74 anos, Jaime Fernandes olha para o retrovisor e enche-se de orgulho ao afirmar que praticamente nasceu na atividade da mediação imobiliária. “O refúgio no imobiliário foi sempre o que resistiu melhor ao longo das várias crises que o setor passou”, conta ao idealista/news um dos sócios fundadores da Europredial, que aderiu, entretanto, à ComprarCasa. A propósito da celebração dos 49 anos do 25 de Abril de 1974, revisitamos, com a ajuda de quem andou e anda no terreno, o universo da mediação imobiliária em Portugal.  
revolução do 25 de abril

Habitação no foco dos problemas sociais desde o 25 de Abril até hoje

Bairros de lata. Bairros clandestinos, sobrelotados, sem luz, água potável ou saneamento básico, onde a saúde era colocada em risco e o conforto térmico era uma miragem. Assim vivia parte substancial da população portuguesa na altura do 25 de abril de 1974, a data que marcou a Revolução dos Cravos, pela democracia e liberdade de expressão. E também marcou o início da reivindicação pelo direito à habitação, numa altura em que quase tudo estava por fazer ao nível político. De lá para cá, o país evoluiu e a qualidade das casas também. Mas milhares de portugueses continuam a viver em condições indignas, em situação de pobreza energética. E o acesso à habitação por parte da classe média voltou para o centro do debate público com o Mais Habitação. Nesta viagem entre o passado e o presente, o idealista/news explica como era a habitação em Portugal no 25 de abril e o que mudou (ou não) em quase 50 anos de democracia.
Limites à subida das rendas

Controlo das rendas aplica-se quando valores excedem rendas acessíveis

Uma das medidas que consta no Mais Habitação, que visa proteger os inquilinos e combater a especulação do preço do arrendamento, passa pelo controlo das rendas nos novos contratos de arrendamento. Agora, sabe-se que o limite à subida do valor das rendas nos novos contratos apenas se vai aplicar se a nova proposta do senhorio exceder os montantes máximos por tipologia previstos no Programa de Arrendamento Acessível (PAA).
Negócio do Alojamento Local está a mudar em Portugal

Porto tem novo regulamento para o AL - contamos as novidades

O Alojamento Local (AL) continua a fazer correr muita tinta em Portugal, sobretudo nas duas principais cidades do país, que se debatem com este tema há bastante tempo. No Porto, a autarquia aprovou por maioria, dia 22 de abril de 2023, o novo regulamento municipal do AL. Uma das novidades é que se passa a diferenciar áreas de crescimento sustentável e áreas de contenção mediante a “pressão” urbanística de cada freguesia. Fica a saber o que muda na Invicta no negócio do arrendamento de casas de curta duração a turistas. 
Apoios às rendas do Estado e municipais

Apoios às rendas do Estado e locais são “cumulativos”, diz ministra

Com o Mais Habitação, o Governo traz uma série de novidades sobre o Porta 65. Não só vai atualizar as rendas máximas, como também colocará este programa de apoio ao arrendamento jovem a funcionar de forma contínua durante todo o ano com regras simplificadas. Mas têm surgido dúvidas no mercado quanto à acumulação entre apoios municipais e os atribuídos pelo Governo. Sobre este ponto, Marina Gonçalves, ministra da Habitação, esclarece que “não há problema de coexistência” no decreto-lei entre apoios estatais e locais.
Icónicos edifícios dos grafittis em Lisboa vão ser reabilitados

Interior de prédio devoluto e vazio desabou em Lisboa

Parte do interior de um prédio devoluto e emparedado há vários anos na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, ruiu na tarde deste domingo (23 de abril de 2023), sem causar feridos. Em causa está um imóvel que salta à vista devido aos seus desenhos e inscrições de arte urbana.