Notícia do dia 11 de setembro de 2023

Pedra sinterizada ou pedra natural: qual a favorita dos designers?

Quando é altura de fazer grandes obras e remodelações em casa, o material que se escolhe para as bancadas, pisos da cozinha ou casa de banho tem bastante importância. É fundamental escolher um material que tenha um impacto positivo em termos estéticos mas que seja resistente e funcional.
Coimbra

Estrada de nova urbanização em Coimbra preocupa moradores (e a câmara)

Coimbra verá nascer uma nova urbanização na Quinta da Casa Amarela, que será composta por seis blocos de apartamentos, com 112 fogos, além de uma superfície comercial que irá ocupar 3.300 metros quadrados (m2). Mas é estrada que será ali instalada – e que irá “rasgar” a mancha verde do vale em Montes Claros – que está a preocupar os moradores (e a própria auatarquia).
Obras em casa

Compra de casas usadas aumenta: onde é que há mais remodelações?

“Com o aumento da inflação, temos constatado que cada vez mais portugueses procuram casas usadas, que necessitam de obras, uma vez que o seu preço é mais competitivo”. Quem o diz, em comunicado, é João Carvalho, co-fundador da MELOM. Os dados mais recentes da empresa e do Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) mostram que, no primeiro semestre do ano, Lisboa, Porto e Setúbal foram os distritos que mais apostaram em remodelações totais de imóveis usados. 

Grupo português constrói o edifício mais alto de Gibraltar

O grupo Casais, empresa de Braga criada em 1958 e presente em Gibraltar há quase duas décadas, concluiu a primeira fase de construção do Hassan Centenary Terraces (HCT), projeto que integra o edifício mais alto do território. Trata-se de um empreendimento com seis torres – a primeira fase de construção contempla três, agora concluídas –, sendo que uma (o bloco quatro) tem 110 metros de altura e 35 pisos, o que lhe confere o estatuto de edifício mais alto de Gibraltar.
Comprar casa em Portugal

Comprar casa em Portugal: preços voltam a estabilizar em agosto

O mercado habitacional está a sentir os efeitos do atual contexto marcado pelo menor poder de compra e pelos elevados juros nos créditos habitação. A venda de casas está a cair, assim como os novos pedidos de financiamento. E este arrefecimento da procura está refletir-se nos preços das casas para comprar em Portugal, que se mantiveram estáveis em agosto face ao mês anterior, aponta o índice de preços do idealista. Mas este não é um cenário visível em todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 11 capitais de distrito, entre julho e agosto, com Viseu a liderar as subidas (3,5%). Em Lisboa e Faro, os preços das casas mantiveram-se estáveis neste período.
Bonificação dos juros no crédito habitação

Bonificação dos juros vai ser alargada depois da reunião do BCE

Há cerca de um mês, o Governo anunciou que vai ajustar o regime de bonificação dos juros no crédito habitação de forma a chegar a mais famílias. E revelou que quer ainda “alargar significativamente” a oferta de taxa fixa. Mas as novas medidas de apoio do crédito habitação só vão ser conhecidas depois da próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE), que se vai realizar esta quinta-feira (dia 14 de setembro). Para já, o Governo tem pedido dados atualizados sobre os empréstimos da casa aos bancos de forma a ajustar o regime de bonificação dos juros.