Notícia do dia 28 de setembro de 2023

Países com maiores e menores liberdades

Os países europeus com maiores e menores liberdades são…

A Europa é considerada um dos continentes mais livres do mundo. A maioria dos países europeus está no topo do Índice de Liberdade Humana, ocupando 19 das 25 primeiras posições do ranking, de acordo com o relatório produzido pelo Cato Institute, dos EUA, e pelo Fraser Institute, do Canadá.
Barreiro 20

Barreiro 20: apartamentos T1 a T4 desde 159.000 euros

Vai nascer um novo condomínio residencial no Barreiro com sete apartamentos. O empreendimento chama-se Barreiro 20 e será lançado oficialmente em janeiro de 2024, altura em que deverá arrancar a empreitada de construção. Os futuros apartamentos terão tipologias desde T1 a T4 Duplex e os preços começam nos 159.000 euros.
Habitação digna em Matosinhos

"Reabilitar fogos devolutos é uma das prioridades da MatosinhosHabit"

Vivem-se momentos conturbados no setor da habitação em Portugal, com vários players a reclamarem a chegada de mais casas ao mercado, e que possam ser compradas e/ou arrendadas pelos portugueses da chamada classe média. Um problema que afeta também os municípios e que ganha expressão no contexto económico atual, marcado por alta inflação e por subidas constantes das taxas de juro. Em Matosinhos, o foco está assente na “reabilitação de conjuntos habitacionais municipais” e na “construção de nova habitação”. “A reabilitação de fogos devolutos para dar resposta aos pedidos de habitação é também uma das nossas prioridades”, revela ao idealista/news Manuela Álvares, presidente do concelho de administração da MatosinhosHabit. 
Construção modular em Portugal

“Construção modular aumenta oferta de habitação a preços acessíveis”

Como resolver a crise na habitação que se instalou em Portugal? A resposta a esta pergunta não é fácil de dar, apesar de haver alguns caminhos a seguir para tentar minimizar este problema. Um deles passa pela aposta na “construção modular/industrialização da construção”, que poderá ajudar a aumentar a “oferta de habitação a preços acessíveis”, sugere Manuela Álvares, presidente do concelho de administração da MatosinhosHabit, em entrevista ao idealista/news.
Comprar casa

Venda de casas cai mais de 25% no Algarve, Lisboa e na Madeira

A incerteza que paira sobre o mercado de habitação, sobretudo devido aos elevados juros no crédito habitação, tem vindo a travar a compra de casas. É isso mesmo que mostram os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE): entre abril e junho de 2023 foram transacionadas 33.624 habitações, menos 23% do que no mesmo período do ano anterior. E esta foi uma realidade sentida em todas as regiões portuguesas, sem exceção. Foi precisamente no Algarve, na Madeira e na Grande Lisboa onde se observou um maior recuo na venda de casas entre estes dois momentos, tendo sido superior a 25%. Por conseguinte, o investimento em habitação também caiu.
Sonae Tech Hub

Sonae Tech Hub na Maia é dos edifícios mais sustentáveis do mundo

O Sonae Tech Hub, o mais recente espaço de escritórios do Sonae Campus, na Maia, é dos edifícios mais sustentáveis do mundo, sendo o único em Portugal a acumular as certificações LEED e WELL nos níveis platina. O imóvel, cujo investimento rondou os 11 milhões de euros, integra a lista restrita de cerca de 300 edifícios no mundo com a certificação WELL na classificação mais elevada.
sede CGD

Caixa Geral de Depósitos só vai sair do edifício sede em 2026

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai manter-se no edifício sede, como inquilina, até 2026, apesar de já ter desocupado cerca de 32.000 metros quadrados (m2) do imóvel. Recorde-se que o banco público vai entregar ao Estado este edifício localizado no Campo Pequeno, em Lisboa, como parte do pagamento de dividendos.
arrendar casa

Menos contratos, mas rendas mais caras: preços disparam 11%

Arrendar casa é uma tarefa cada vez mais difícil em Portugal. Seja pela escassa oferta, que não consegue dar resposta à procura, seja pelos preços, que continuam a subir mês após mês. No segundo trimestre de 2023, as rendas das casas voltaram a aumentar, desta vez 11% em termos homólogos, fixando-se no valor mediano de 7,27 euros por metro quadrado (m2), um novo recorde nacional. Em sentido contrário, foram celebrados menos contratos de arrendamento. Trata-se de uma quebra de 1,2% no número de documentos assinados, face a igual período do ano passado.
Casas baratas para arrendar

Arrendar casas baratas é possível nestes 10 municípios portugueses

Casas à venda mais caras. Juros nos créditos habitação a aumentar. Baixo poder de compra. Todos estes fatores marcam o contexto económico atual, que tem vindo a empurrar as famílias para o mercado de arrendamento. Mas, perante a alta procura para uma escassa oferta, as rendas das casas continuam a ficar mais caras, sendo sobretudo impulsionadas pelos preços praticados nos grandes centros urbanos. A boa notícia é que em 171 dos 308 municípios portugueses as rendas das casas são inferiores à mediana nacional, que atingiu os 6,86 euros por metro quadrado (euros/m2) nos últimos 12 meses terminados em junho. Vem daí conhecer os 10 municípios mais baratos para arrendar casa em Portugal.