
Os países europeus com maiores e menores liberdades são…
A Europa é considerada um dos continentes mais livres do mundo. A maioria dos países europeus está no topo do Índice de Liberdade Humana, ocupando 19 das 25 primeiras posições do ranking, de acordo com o relatório produzido pelo Cato Institute, dos EUA, e pelo Fraser Institute, do Canadá.

Tranquilidade, paz e relaxamento: como usar a cor azul para decorar
A cor azul claro no design de interiores tem um significado muito especial. Esse tom é frequentemente associado à tranquilidade, paz e infinito. O azul claro é uma cor que convida à calma e à reflexão, perfeita para criar uma atmosfera relaxante em casa.

Quinta da Boeira vai converter palacete em Gaia em pousada de luxo
Os donos dos vinhos Quinta da Boeira compraram um palacete de 1850, que pertencia à família dos Vinhos C. da Silva, no centro de Vila Nova de Gaia. Pretendem transformá-lo num alojamento turístico de luxo, cujo investimento deverá rondar os 2 milhões de euros.

Este elétrico em Sintra é uma viagem romântica a não perder
Quando o romance chama, não é preciso ir longe, na verdade é preciso recuar no tempo. Mais precisamente até ao ano de 1886 quando nasceu a ideia de ligar Sintra a Colares.

Barreiro 20: apartamentos T1 a T4 desde 159.000 euros
Vai nascer um novo condomínio residencial no Barreiro com sete apartamentos. O empreendimento chama-se Barreiro 20 e será lançado oficialmente em janeiro de 2024, altura em que deverá arrancar a empreitada de construção. Os futuros apartamentos terão tipologias desde T1 a T4 Duplex e os preços começam nos 159.000 euros.

"Reabilitar fogos devolutos é uma das prioridades da MatosinhosHabit"
Vivem-se momentos conturbados no setor da habitação em Portugal, com vários players a reclamarem a chegada de mais casas ao mercado, e que possam ser compradas e/ou arrendadas pelos portugueses da chamada classe média. Um problema que afeta também os municípios e que ganha expressão no contexto económico atual, marcado por alta inflação e por subidas constantes das taxas de juro. Em Matosinhos, o foco está assente na “reabilitação de conjuntos habitacionais municipais” e na “construção de nova habitação”. “A reabilitação de fogos devolutos para dar resposta aos pedidos de habitação é também uma das nossas prioridades”, revela ao idealista/news Manuela Álvares, presidente do concelho de administração da MatosinhosHabit.

“Construção modular aumenta oferta de habitação a preços acessíveis”
Como resolver a crise na habitação que se instalou em Portugal? A resposta a esta pergunta não é fácil de dar, apesar de haver alguns caminhos a seguir para tentar minimizar este problema. Um deles passa pela aposta na “construção modular/industrialização da construção”, que poderá ajudar a aumentar a “oferta de habitação a preços acessíveis”, sugere Manuela Álvares, presidente do concelho de administração da MatosinhosHabit, em entrevista ao idealista/news.

Venda de casas cai mais de 25% no Algarve, Lisboa e na Madeira
A incerteza que paira sobre o mercado de habitação, sobretudo devido aos elevados juros no crédito habitação, tem vindo a travar a compra de casas. É isso mesmo que mostram os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE): entre abril e junho de 2023 foram transacionadas 33.624 habitações, menos 23% do que no mesmo período do ano anterior. E esta foi uma realidade sentida em todas as regiões portuguesas, sem exceção. Foi precisamente no Algarve, na Madeira e na Grande Lisboa onde se observou um maior recuo na venda de casas entre estes dois momentos, tendo sido superior a 25%. Por conseguinte, o investimento em habitação também caiu.

Uma casa de sonho que funde arquitetura e paisagem no Brasil
Embora possam parecer conceitos totalmente opostos, a arquitetura pode ser uma grande aliada na preservação de áreas naturais protegidas.

Sonae Tech Hub na Maia é dos edifícios mais sustentáveis do mundo
O Sonae Tech Hub, o mais recente espaço de escritórios do Sonae Campus, na Maia, é dos edifícios mais sustentáveis do mundo, sendo o único em Portugal a acumular as certificações LEED e WELL nos níveis platina. O imóvel, cujo investimento rondou os 11 milhões de euros, integra a lista restrita de cerca de 300 edifícios no mundo com a certificação WELL na classificação mais elevada.

Caixa Geral de Depósitos só vai sair do edifício sede em 2026
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai manter-se no edifício sede, como inquilina, até 2026, apesar de já ter desocupado cerca de 32.000 metros quadrados (m2) do imóvel. Recorde-se que o banco público vai entregar ao Estado este edifício localizado no Campo Pequeno, em Lisboa, como parte do pagamento de dividendos.

Stock de crédito habitação volta a desacelerar em agosto
Os empréstimos à habitação continuaram a desacelerar em agosto, com o respetivo ‘stock’ a somar 99.200 milhões de euros, recuando 100 milhões face a julho e 0,4% em termos homólogos, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Média de impostos municipais por habitante foi de 271 euros em 2022
A média de impostos diretos pagos por habitante aos municípios portugueses foi de 271 euros em 2022, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios, que é apresentado esta quinta-feira, 28 de setembro de 2023, em Lisboa.

Menos contratos, mas rendas mais caras: preços disparam 11%
Arrendar casa é uma tarefa cada vez mais difícil em Portugal. Seja pela escassa oferta, que não consegue dar resposta à procura, seja pelos preços, que continuam a subir mês após mês. No segundo trimestre de 2023, as rendas das casas voltaram a aumentar, desta vez 11% em termos homólogos, fixando-se no valor mediano de 7,27 euros por metro quadrado (m2), um novo recorde nacional. Em sentido contrário, foram celebrados menos contratos de arrendamento. Trata-se de uma quebra de 1,2% no número de documentos assinados, face a igual período do ano passado.

Grupo espanhol vai construir hotel com 129 quartos em Viana do Castelo
O grupo espanhol Meliá Hotels International vai construir no Parque da Cidade, em Viana do Castelo, um hotel de quatro estrelas, com 129 quartos, revelou esta quinta-feira, 28 de setembro, a câmara municipal, que emitiu o respetivo alvará.

Arrendar casas baratas é possível nestes 10 municípios portugueses
Casas à venda mais caras. Juros nos créditos habitação a aumentar. Baixo poder de compra. Todos estes fatores marcam o contexto económico atual, que tem vindo a empurrar as famílias para o mercado de arrendamento. Mas, perante a alta procura para uma escassa oferta, as rendas das casas continuam a ficar mais caras, sendo sobretudo impulsionadas pelos preços praticados nos grandes centros urbanos. A boa notícia é que em 171 dos 308 municípios portugueses as rendas das casas são inferiores à mediana nacional, que atingiu os 6,86 euros por metro quadrado (euros/m2) nos últimos 12 meses terminados em junho. Vem daí conhecer os 10 municípios mais baratos para arrendar casa em Portugal.

Bancos com mais crédito habitação em risco no 2.º trimestre
A rentabilidade do setor bancário continuou a aumentar no primeiro semestre, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), que indicam ainda um aumento do crédito em risco na habitação no segundo trimestre.