Notícia do dia 29 de setembro de 2023

Comprar casa de campo

Casas perfeitas para viver mais devagar a partir de 70 mil euros

Despertar com o som dos passarinhos todas as manhãs, ver os raios de sol a aquecerem as árvores, ver as crianças a brincarem lá fora ou ter uma vista panorâmica de cortar a respiração são apenas algumas das experiências de quem vive no meio rural. Viver no campo ensina-nos a viver mais devagar longe da agitação dos centros urbanos promovendo a conexão com a natureza e um estilo de vida mais saudável.
Financiamento de habitação

Habitação financiada pela Política da Coesão? Eurodeputados dizem sim

Portugal vive hoje uma crise na habitação, marcada pela falta de casas no mercado. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vem ajudar a mitigar o problema tendo, agora, 3,2 mil milhões de euros para financiar a construção e reabilitação de casas no país. Mas será que chega? Os eurodeputados assumem que não, havendo outras formas de financiar a habitação, nomeadamente através dos fundos de coesão.
reabilitação urbana

Semana da reabilitação urbana regressa ao Porto de 6 a 8 de novembro

A semana da reabilitação urbana (SRU) está de regresso ao Porto nos dias 6, 7 e 8 de novembro. O certame, que irá juntar player nacionais e internacionais do setor para debater o movimento de regeneração e renovação urbanística em Portugal, vai realizar-se nas Caves Ferreira – Casa Ferreirinha, marginal do Rio Douro, no centro histórico de Vila Nova de Gaia.
imóveis CTT

Sonae Sierra e CTT: está criado o novo veículo para gerir 400 imóveis

Em maio, os CTT e a Sonae Sierra anunciaram uma parceria para a criação de um veículo de investimento para gerir o portfólio imobiliário do grupo postal. O veículo está criado e a operação em marcha. Segundo informação publicada no site da Autoridade da Concorrência (AdC), a CTT Imo Yield, detida pelos CTT, será convertida num “organismo de investimento alternativo imobiliário” e passará a ser gerida por uma entidade gestora do universo empresarial da Sierra Investments.
Comprar casa na Ericeira

Viver na Ericeira é estar sempre de férias, perto do mar e de Lisboa

Há mais de 14 anos, a família Borralho vivia no Chiado, em plena Baixa de Lisboa. E a vida seguia na agitação “divertida” da capital, apesar de morarem num apartamento sem garagem e sem elevador. Mas o que futuro lhes reservava não cabia naquelas quatro paredes. Foi aos 40 anos, a pensar no futuro da filha que vinha a caminho e dos outros filhos que queria ter, que José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor, decidiu mudar-se para a Ericeira, onde comprou uma moradia com cinco quartos, espaço exterior, perto do mar, da vida local e de Lisboa. “A Ericeira é o melhor dos mundos para nós”, resume em declarações ao idealista/news.
Logística na Europa

Procura por imóveis logísticos na Europa continua apesar da inflação

O ambiente macroeconómico continua a ser uma realidade desafiante para os investidores e arrendatários dos imóveis industriais de logísticos na Europa. O aumento dos custos, a incerteza económica e a falta de mão de obra são três dos principais fatores que afetam os inquilinos em 2023. Alguns arrendatários destes espaços logísticos estão mesmo a adiar os seus planos de expansão no curto prazo, até porque há falta de ativos novos. Mas, ainda assim, a procura por imóveis industriais e de logística por parte dos inquilinos tem-se mantido saudável, com novos negócios de ocupação a florescer pelo espaço europeu.  
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal retoma descidas: cai para 3,6% em setembro

Há boas notícias no que diz respeito à evolução da inflação em Portugal. Depois de ter subido em agosto, os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a inflação terá retomado a tendência descendente em setembro, caindo para os 3,6%. Este movimento é sobretudo explicado pelo abrandamento da subida dos preços dos alimentos e a queda dos preços da energia. Os dados definitivos da inflação em Portugal serão conhecidos no próximo dia 12 de outubro.
Casas novas em Sesimbra

Casas de luxo: Remax Collection alia-se à Vision Supra Partners

É mais um indicador que comprova que o negócio da mediação imobiliária de luxo está a atravessar um bom momento. A Remax Collection assinou uma parceria com o promotor imobiliário Vision Supra Partners e vai, no seguimento deste acordo, comercializar de forma exclusiva dois empreendimentos, o Vale das Amendoeiras e Naus Eco Village, estando ainda prevista a angariação de mais três empreendimentos, em exclusivo. 
Inflação na zona euro a descer

Inflação na Zona Euro mais baixa? O que dizem os líderes e os dados

A inflação na Zona Euro voltou a descer em setembro, situando-se nos 4,3%, menos 0,9 pontos percentuais (p.p). face à registada em agosto e a mais baixa desde outubro de 2021, estima o Eurostat. E as boas notícias não ficam por aqui: a inflação subjacente no espaço europeu também caiu para 4,5%, a subida menos acentuada de 2023. Ao que tudo indica estes dados apoiam as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) deverá manter as taxas de juro inalteradas na próxima reunião que se realizará no dia 26 de outubro.
Fundos de investimento imobiliário em Portugal

Major Group lança fundo de investimento de 100 milhões de euros

Resiliência tem sido palavra de ordem no mercado imobiliário português, que tem atraído muitos investidores. As mais recentes notícias do mercado parecem confirmar este cenário, tendo o Major Group anunciado que vai lançar um fundo FCR, registado na Comissão Do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), de 100 milhões de euros. Fundo esse direcionado para investimentos em imobiliário. 
Negócios imobiliários em Lisboa

Fundo gerido pela Silvip compra edifício de escritórios em Lisboa

O Fundo VIP, um fundo de investimento imobiliário aberto gerido pela Silvip, comprou o edifício de escritórios Almirante Reis 65, localizado em Lisboa, na avenida com o mesmo nome. O imóvel, que estava na posse do CCP 5 LL, um fundo gerido pela Tristan Capital Partners, é gerido pela Norfin e tem cerca de 5.500 metros quadrados (m2).
Reabilitar casas em Portugal

Mais de 220 edifícios vão ser reabilitados para dar casas a famílias

Há cada vez mais empresas, particulares e câmaras municipais a apostar na reabilitação urbana e a recorrer ao Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020). Tanto assim é que o IFRRU 2020 voltou, em agosto 2023, a bater recorde de investimento contratado em reabilitação urbana, com um total acumulado de 464 contratos assinados, que correspondem a 1.511 milhões de euros. Mais de metade do investimento é em edifícios para uso habitacional.