Notícia do dia 2 de novembro de 2023

Como tirar anos da tua casa sem a necessidade de reformas?

Como tirar anos à casa sem ter de fazer obras?

Tal como se usam cremes e maquilhagem para se tirar assim alguns anos ao rosto (ou não, porque há um pouco de tudo), a tua casa também pode precisar de uma "maquilhagem" para parecer mais nova, e não estamos necessariamente a falar de pintar paredes.
cuidar de plantas

Por que é que as folhas das plantas ficam amarelas?

A presença de folhas amarelas nas plantas pode ser um sinal de vários problemas, incluindo doenças, deficiências nutricionais ou condições ambientais desfavoráveis. É importante entender o motivo por detrás dessa mudança de cor para poder intervir corretamente e salvar a planta.
remodelar a casa

Remodelar casas: o que procuram as novas gerações?

A nova geração de proprietários pretende remodelar as suas habitações garantindo uma melhoria significativa na qualidade do espaço e das soluções construtivas existentes. Como fator em comum, destaca-se a procura por um equilíbrio entre o conforto e a qualidade, assim como novas oportunidades de investimento, que não comprometam a sua estabilidade financeira.
Arquiteto Pedro Carrilho

Pedro Carrilho: “O nosso trabalho é entender o lugar, as pessoas, e desenhar”

Alguma vez pensaste em como serão as casas ou os ateliês dos arquitetos? Reproduzem nos seus espaços o que transmitem nos projetos que desenham ou preferem uma dimensão diferente, mais intimista ou pessoal? O idealista/news inaugura uma nova rubrica que promete levar-te aos lugares dos grandes nomes da arquitetura portuguesa, que nos abrem as suas portas para mostrar a decoração que escolheram para viver ou trabalhar, falar dos seus projetos, e contar a sua visão do design, refletindo sobre o estado atual da arquitetura.
Preços das casas a descer

Risco de bolha imobiliária modera-se nas principais cidades do mundo

O aumento da inflação e das taxas de juro nos últimos dois anos reduziu de forma acentuada os desequilíbrios existentes nos principais mercados imobiliários globais, aponta a análise de risco de bolha imobiliária da UBS. Na edição de 2023, apenas Zurique e Tóquio continuam a correr risco de bolha imobiliária. Há um ano, contabilizaram-se nove cidades nesta situação. Agora, Toronto, Frankfurt, Munique, Hong Kong, Vancouver, Amesterdão e Telavive apresentam mercados mais moderados, embora continuem sobrevalorizados.
Inflação a descer em Portugal

Inflação desce em Portugal para 2,1% e aproxima-se da meta do BCE

Há boas notícias no que diz respeito à evolução da inflação em Portugal. Em outubro, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 2,1%, sendo inferior em 1,5 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior (3,6%). Em causa estão dados provisórios divulgados esta terça-feira (31 de outubro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de um valor muito menor face ao verificado há um ano – 10,1% em outubro de 2022 – e que se aproxima da meta definida pelo Banco Central Europeu (BCE), que é de 2%. É, de resto, o valor mais baixo desde outubro de 2021 (1,8%).
Fed mantém juros

Fed volta a fazer pausa na subida dos juros - mas deixa avisos

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) vai manter as taxas de juro inalteradas entre 5,25% e 5,5%. Esta pausa nos juros de referência anunciada esta quarta-feira, dia 1 de novembro, foi a segunda consecutiva após uma série de subidas iniciada em março de 2022. O que é certo é que as taxas de juro nos EUA vão permanecer elevadas "até que estejamos confiantes de que a inflação está no caminho certo para atingir esse objetivo [de 2%]", afirmou Jerome Powell, presidente da Fed. E não afastam novos aumentos dos juros no futuro.
Associação de agentes imobiliários dos EUA com multa elevada

Associação de agentes imobiliários dos EUA com multa elevada

A associação de agentes imobiliários dos EUA (NAR, na sigla em inlês) deve pagar 1,8 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) por conspirar para inflacionar os preços das comissões de vendas de habitações, decidiu esta terça-feira (31 de outubro de 2023) um júri em Kansas City, no Estado do Missuri. A decisão pode mudar por completo a indústria imobiliária do país, uma vez que os queixosos pediram ao juiz que preside ao caso que altere as regras de compra e venda de casas.
Prestação da casa a subir

Euribor volta a subir: quanto aumenta a prestação da casa em novembro?

As taxas mensais da Euribor continuaram a subir em outubro, refletindo a política monetária restritiva do Banco Central Europeu (BCE), que decidiu fazer uma pausa na subida dos juros diretores na sua última reunião. Assim, as famílias que pretendem contratar um crédito habitação a taxa variável em novembro devem preparar-se para pagar uma Euribor mais elevada (ronda os 4%), o que vai encarecer a prestação da casa, segundo mostram as simulações do idealista/créditohabitação. Este aumento também vai ser refletido nos empréstimos existentes que veem a prestação da casa a ser revista este mês.
Taxa de desemprego volta a subir em Portugal

Taxa de desemprego volta a subir em Portugal para 6,5%

Depois de ter estagnado em maio, junho, julho e agosto em 6,4%, em setembro, a taxa de desemprego em Portugal aumentou para 6,5%, igualando o valor verificado em abril. Em causa estão dados provisórios divulgados esta quinta-feira (2 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se, de resto, de uma taxa inferior à registada há um ano, em setembro de 2022 (6,1%).
Pedir crédito habitação em Portugal

Taxa mista dá fôlego ao crédito da casa – pesa 55% nos novos contratos

A procura de crédito habitação arrefeceu ao longo de 2023, sobretudo, devido às elevadas taxas de juro conjugadas com a instabilidade do mercado. Mas, nos últimos meses, o montante concedido em novos empréstimos habitação tem vindo a recuperar, tendo subido 8% em setembro face a agosto, atingindo, assim, o maior valor dos últimos 15 anos. O que também é visível é que nesse mesmo período as famílias têm optado pelas ofertas a taxa mista, que representaram 55% dos novos empréstimos para habitação própria permanente em setembro.
Banco de Inglaterra mantem juros inalterados

Banco de Inglaterra mantém taxas de juro diretoras em 5,25%

O Banco de Inglaterra manteve esta quinta-feira (2 de novembro de 2023) as taxas de juro diretoras em 5,25%, pela segunda vez consecutiva, depois de numerosas subidas no último ano para controlar a inflação. Uma decisão idêntica à tomada pela Reserva Federal dos EUA (Fed), que manteve as taxas de juro inalteradas entre 5,25% e 5,5%, e pelo Banco Central Europeu (BCE), que após dez aumentos consecutivos manteve a taxa de refinanciamento bancário em 4,5%, o nível mais alto desde 2001.