Notícia do dia 22 de abril de 2024

estilo vintage

Nostalgia dos anos 80? Como usar o estilo vintage para mobilar a casa

O mobiliário dos anos 80, com as suas formas arrojadas, texturas ousadas e soluções inovadoras, é uma fonte inesgotável de inspiração para aqueles que desejam dar um toque de personalidade e dinamismo ao seu ambiente doméstico. Não se trata apenas de trazer de volta à vida um estilo do passado, mas de utilizar a energia desse período para dar um tom diferente à sua casa.
casas originais

Quando o escândalo dá origem a uma estação de serviço peculiar

A estação de serviço Teapot Dome é uma estação de serviço com a forma de um bule gigante situada no Estado de Washington. A sua arquitetura invulgar, expressão de uma criatividade diferente, foi concebida para atrair a atenção dos viajantes que passam pela estrada e tornar-se uma espécie de atração turística peculiar. Mudada de local várias vezes ao longo dos anos e nascida de um escândalo político, a estação de serviço Teapot Dome é atualmente uma parte preciosa da cultura americana.
Herdeiros a pagar AIMI

AIMI: herdeiros têm de confirmar quotas até 30 de abril

Os herdeiros devem confirmar as suas quotas de herança indivisa para efeitos do Adicional ao Imposto Municipal de Imóveis (AIMI) até ao final de abril, lembrou a Autoridade Tributária (AT). "Durante este mês e até ao dia 30 de abril, [deve ser feita a] entrega da declaração por cada um dos herdeiro
Crédito habitação a taxa mista

Crédito habitação com taxa mista a 2,9%: a nova aposta da CGD

Numa altura em que a incerteza continua a pairar sobre o contexto económico, as famílias que estão a contratar novos crédito habitação em Portugal querem garantir alguma estabilidade financeira. É por isso mesmo que têm aderido, cada vez mais, às taxas mistas, que fixam os juros no período inicial do empréstimo da casa. Além disso, também estão a ser atraídas pelas taxas mistas mais acessíveis oferecidas por vários bancos. É o caso da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que oferece uma taxa mista de 2,9% nos primeiros 5 anos do contrato. Explicamos tudo na rubrica Crédito habitação do mês de abril.

Tiny houses: o futuro do imobiliário nos grandes centros urbanos?

Num mundo onde o espaço se torna cada vez mais escasso e os custos imobiliários parecem atingir níveis estratosféricos, surge uma tendência que desafia as convenções tradicionais da habitação: as tiny houses, ou minicasas.  Uma tiny house é exatamente o que o nome sugere, uma casa muitas vezes
Taxa de poupança das famílias em Portugal e na Zona Euro

Poupança das famílias cresce (muito) mais na Zona Euro que em Portugal

A taxa de poupança das famílias na Zona Euro cresceu, tendo atingido, no quarto trimestre do ano passado, 14,6%. Trata-se de um valor superior ao registado no trimestre anterior (13,9%) e no período homólogo (13,3%), ou seja, no último trimestre de 2022. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Morar em Belmonte: no coração da bela região da Beira Interior

Morar em Belmonte: no coração da bela região da Beira Interior

Localizada no coração da bela região da Beira Interior, Belmonte é uma pequena vila com uma grande história e cultura, e com oportunidades únicas de habitação. Com uma população acolhedora e uma paisagem deslumbrante, Belmonte atrai cada vez mais pessoas que procuram uma vida tranquila, com acesso a todas as comodidades necessárias.
Arrendamento de escritórios em Lisboa

Escritórios em Lisboa: mercado recupera e volta a níveis pré-pandemia

Há boas notícias no segmento de escritórios em Lisboa, tendo o primeiro trimestre ficado marcado por um crescimento significativo da absorção de espaços, que ascendeu a 76.131 metros quadrados (m2). “Vermos o mercado a recuperar novamente e a voltar aos valores pré-pandemia deixa-nos confiantes em relação ao restante ano de 2024”, indica em comunicado Bernardo Zammit e Vasconcelos, Head of Agency da Worx Real Estate Consultants.
Investimento em hotéis

Hotéis brilham em Portugal e na Europa: investimento vai subir em 2024

O imobiliário comercial viu o investimento cair em Portugal e na Europa ao longo de 2023. Mas houve um setor que se destacou pela positiva: a hotelaria. Isto porque na Europa o investimento em hotéis logo começou a dar sinais de recuperação na segunda metade do ano. E em Portugal liderou mesmo o investimento em imobiliário comercial. As expectativas para 2024 são otimistas, esperando-se que os volumes de investimento em hotéis europeus “ultrapassem significativamente” os números de 2023, revela um estudo da Savills.
Casas à venda em Portugal

Casas à venda em Portugal: oferta subiu 11% no início de 2024

A venda de casas em Portugal tem vindo a arrefecer, registando uma queda homóloga de 11,4% na reta final de 2023, segundo apurou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Mas a verdade é que este foi mesmo o menor recuo na venda de casas no país no último ano, dando sinais de recuperação. Ainda assim, o que é bem visível é que este menor número de transações residenciais, a par de outros fatores, estará a contribuir para um aumento da oferta de casas para comprar no mercado. Isto porque o stock do parque habitacional português disponível à venda subiu 11% no primeiro trimestre de 2024 face ao que estava disponível no mesmo período de 2023, segundo os dados analisados pelo idealista, o principal marketplace imobiliário do sul da Europa e editor deste boletim.
Juros no crédito habitação

Crédito habitação: juros descem pelo 2.º mês seguido para 4,613%

A contratação de créditos habitação a taxas mistas mais baixas e as ligeiras descidas da Euribor que se sentiram nos últimos meses já estão a mexer com o mercado hipotecário português. Isto porque a taxa de juro desceu pelo segundo mês consecutivo para 4,613% em março no que diz respeito à totalidade de empréstimos da casa existentes no país, segundo revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). Nos créditos habitação mais recentes, este impacto é ainda maior, uma vez que os juros já descem há cinco meses, tendo-se fixado em 4% no mês passado.
Verbas do PRR na Habitação

PRR na Habitação: 5 autarquias reúnem mais de metade das verbas

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) chegou como uma lufada de ar fresco a Portugal, permitindo, entre outras matérias, melhorar e aumentar o parque habitacional do país. Foram muitos os municípios que aproveitaram as verbas vindas de Bruxelas para avançar com a construção, reabilitação e compra de casas para colocá-las no mercado a preços mais acessíveis até 2026. Há 31 autarquias que contam receber um total de 675 milhões de euros no âmbito do PRR para habitação. Mas a verdade é que mais de metade desta verba está concentrada em apenas cinco municípios: Lisboa, Setúbal, Oeiras, Matosinhos e Coimbra.
Comprar casa sem licença

Simplex dispara casas à venda sem licença por parte de fundos

Desde janeiro de 2024, deixou de ser obrigatório apresentar licença de utilização ou ficha técnica da habitação na venda das casas. Esta foi uma mudança legislativa gerada pelo simplex dos licenciamentos urbanísticos, que já está a colocar várias casas no mercado. Boa parte destas casas à venda sem licença está a ser promovida por fundos de investimento que compram carteiras de malparado à banca.