
Comprar casa é uma das decisões mais importantes da tua vida. E se vais optar por comprar uma casa nova em projeto, ainda mais importante se torna essa decisão. Há cuidados que deves ter, mas também há inúmeras vantagens em optar por este modelo. Mas porquê?
As casas de nova construção em projeto, ou em planta, são muito peculiares, pois o seu processo de compra difere em alguns aspetos comparativamente à aquisição de casas já construídas e totalmente prontas a habitar. É verdade que há muitos aspetos positivos, mas também há alguns não tão positivos que deves ter em conta.
Sem mais demoras, vamos explicar-te em que consiste este tipo de casas e demonstrar-te as principais vantagens, mas também algumas desvantagens.
Casas de nova construção em projeto: o que significa?

Este tipo de casas, tal como o nome indica, estão ainda em fase de projeto. Isto significa que o imóvel ainda não está a ser construído, mas já tem planta aprovada, assim como licença de construção.
Podes encontrar casas de nova construção em projeto para a criação de um empreendimento, condomínio ou urbanização e, caso avances para a compra, terás o privilégio de estrear uma habitação novinha em folha. Apenas tens de esperar o tempo necessário para o término das obras e, antes disso, garantir que tens todos os documentos que provam que o projeto está já legalizado.
Porquê comprar uma casa em projeto?

Há diversas vantagens associadas ao facto de comprar uma nova habitação ainda em planta. Queres saber quais? Toma nota.
Valor de aquisição mais baixo
Por norma, uma casa de nova construção em projeto tem um preço de compra mais baixo. Isto porque a construtora vai recebendo o valor em parcelas e o comprador tem maior controlo sobre o seu orçamento, evitando a inflação e especulação.
Além disso, muitas vezes, uma habitação em planta não chega a envolver intermediários como corretores imobiliários, o que acontece na compra de casas já construídas, evitando taxas de transação mais elevadas.
Normas de segurança atualizadas e garantias de construção
Uma das grandes vantagens deste tipo de habitações é o facto de cumprirem com as mais recentes normas de segurança, reduzindo os riscos de problemas elétricos ou infiltrações e garantindo eficiência energética e proteção contra sismos ou incêndios.
Outra vantagem está associada às garantias de construção. Estes imóveis em projeto serão construídos com materiais de alta qualidade e com as garantias do construtor, oferecendo proteção contra defeitos e falhas estruturais durante vários anos, sendo, assim, uma segurança a longo prazo.
Baixa manutenção

Uma vez que vais investir numa casa nova a estrear e sem qualquer desgaste, a probabilidade de teres de investir em manutenção nos próximos anos é muito reduzida. Neste tipo de habitações são já utilizados materiais modernos e de alta durabilidade que requerem uma manutenção menos frequente.
Possibilidade de escolha de acabamentos
Em muitos casos, algumas construtoras permitem que o comprador personalize o imóvel desde a planta até aos acabamentos, desde que seja dentro do orçamento estabelecido. Isto oferece-te mais flexibilidade pois, ao contrário de uma casa já construída, poderás fazer pequenas alterações que vão ao encontro das tuas necessidades.
Assim sendo, terás a possibilidade, mediante a construtora, de escolher os materiais, o design e os detalhes interiores para que reflitam mais o teu estilo de vida e a tua personalidade.
Maior potencial de valorização
Como já vimos anteriormente, as casas de nova construção em projeto tendem a ser mais baratas do que as já totalmente construídas e prontas a habitar. Desta forma, estás a garantir que investes numa habitação que irá valorizar muito facilmente e que te permitirá um bom retorno financeiro quando, no futuro, a queiras vender.
Casas em projeto vs construir uma casa de raiz
Até aqui temos comparado os imóveis em projeto com os já construídos. Mas há também outro tipo de casas que deves comparar entre si. São as casas novas em projeto e as casas que irás construir de raiz.
Qual é a diferença? É simples. Uma casa já com projeto aprovado significa menos trabalho e menos preocupações. Por outras palavras, neste caso saltas alguns processos e burocracias como adquirir terrenos, procurar e contratar profissionais especializados, elaborar o projeto e tratar de todas as licenças necessárias.
Desvantagens de comprar casa em fase de projeto

Como já todos sabemos, nada é perfeito e, por isso, também as casas de nova construção em projeto têm os seus pontos negativos. Vamos especificar alguns deles.
- Incertezas de prazos: deves contar com possíveis atrasos na obra, ou seja, a possibilidade de que o tempo de execução do projeto ultrapasse o que foi inicialmente previsto.
- Possíveis surpresas desagradáveis: durante a obra poderás deparar-te com surpresas não muito simpáticas, como discrepâncias entre o projeto e a sua execução, assim como possíveis erros de construção.
- Começar a pagar antes de habitar: quando compramos uma casa nova, o nosso desejo é fazer as mudanças rapidamente e começar a habitar nela o mais breve possível. No entanto, quando se trata de comprar casa em projeto, essa mudança vai ter de esperar um pouco mais, todo o tempo da construção. E o maior inconveniente é teres de estar a pagar uma casa durante um, dois ou três anos antes de a mesma estar concluída.
- Possibilidade de insolvência da construtora: embora seja algo muito incomum, a realidade é que pode acontecer que a construtora do imóvel entre em insolvência e, nessa situação, poderá ser bastante difícil aos compradores reaverem o valor investido.
Agora que conheces todas as vantagens e desvantagens de comprar uma casa nova em projeto, coloca os pratos em cima da balança e verifica o que pesa mais e o que é melhor para ti e para a tua família.
Aqui podes encontrar o projeto residencial dos teus sonhos
- Canidelo
- Santa Marinha e São Pedro da Afurada
- Paranhos
- Matosinhos
- Bonfim
- Quarteira
- Cedofeita
- Cascais e Estoril
- São Martinho
- Estrela
- São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
- Lagos
- Campanhã
- Portimão
- Faro
- Ramalde
- Arroios
- Alvalade
- Areeiro
- Lordelo do Ouro e Massarelos
- Glória e Vera Cruz
- Avenidas Novas
- Carcavelos e Parede
- Algés
- Lumiar
- São Cosme
- Mafamude e Vilar do Paraíso
- Santo António
- Carnaxide e Queijas
- Conceição e Cabanas de Tavira
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta