
Foi durante anos uma colónia de férias para crianças e está agora ao abandono, sendo que há um projeto imobiliário em cima da mesa que prevê a sua transformação em unidade hoteleira. A antiga colónia balnear em causa, que abriu em 1974 e encerrou em 2008, encontra-se nas dunas da praia da Areia Branca (Lourinhã), na zona Oeste de Portugal, e salta à vista sobretudo quando vista do ar, por ter semelhanças com um… avião.
Segundo o Público, trata-se de um ativo imobiliário que está atualmente nas mãos da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa, que foi criada em 2009 e o herdou, tendo aberto, em 2023, um concurso público de conceção para a elaboração do projeto de recuperação e adaptação do edifício.
O objetivo é converter o imóvel e o respetivo terreno num hotel com pelo menos três estrelas e “com vocação balnear”, escreve a publicação, adiantando que o concurso público – aberto no âmbito do programa Revive (visa promover a preservação e nova utilização de património público devoluto) – foi ganho pelo Gabinete Salto Studio, do arquiteto André Nave.
“Foi muito estimulante aquele projeto e fizemos os possíveis para manter o imóvel o mais próximo do original”, disse o arquiteto, citado pelo jornal.
A proposta passa pela construção de um hotel com 50 quarto que terá um piso térreo aberto à comunidade local, onde haverá, por exemplo, um espaço de cowork, restaurante, bar de praia e ginásio, bem como uma piscina, no exterior. O investimento previsto no projeto é de quatro milhões de euros.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta