Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Uma casa ecológica no Brasil maravilhosamente desenhada para proteger o ambiente

Construída para proteger o ambiente
Uma casa no meio das árvores / Homedsgn
Autor: Redação

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma nova casa de sonho. E desta vez levamos-te a Manau, no Brasil, onde poderás encontrar esta impressionante casa (quase) em forma de árvore projetada pelo estúdio de arquitetura Laurent Troost Architectures. A “Casa Campinarana” foi construída de forma sustentável, com o objetivo de minimazar o seu impacto no meio ambiente.

De facto, ela foi construída a partir de técnicas ecológicas e passivas: ventilação cruzada e mecanismos de preservação dos sistemas ecológicos locais que rodeiam a casa. Campinarana é, na verdade, o nome de um tipo de árvore que pode ser encontrada na Amazónia e conhecida por crescer em solos pouco profundos e argilosos.

A minimização da desflorestação foi absolutamente essencial para as equipas de projeto e para os proprietários. O objetivo era preservar ao máximo a floresta circundante, algo que determinou parcialmente a forma e o design da casa. Os designers queriam construí-la por entre as árvores, em vez de cortá-las.