Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Esta incrível casa pertenceu a um magnata famoso e mais parece uma obra de arte

A Casa Kauffmann fica em Palm Springs (Califórnia) e está à venda. Foi desenhada pelo prestigiado arquiteto Richard Neutra.

Exterior da mansão / Dan Solomon/Vista Sotheby’s International Realty
Exterior da mansão / Dan Solomon/Vista Sotheby’s International Realty
Autor: Redação

Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. E desta vez trazemos uma das mais famosas residências do estilo modernista, obra do prestigiado arquiteto Richard Neutra, que voltou ao mercado totalmente remodelada por 25 milhões de dólares, cerca de 21 milhões de euros. Construída para o magnata Edgar J. Kauffmann, em 1946, tornou-se num edifício histórico para a época e trouxe o requintado grupo de artistas para junto de Neutra, como Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe ou Le Corbusier.

Kauffman já havia contratado Frank Lloyd Wright para projetar para a famosa Waterfall House na Pensilvânia, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, trocou o frio do leste pela ensolarada Califórnia. Tanto é que decidiu construir esta obra de arte no deserto próximo a Palm Springs, um local de férias para os ricos e famosos de Los Angeles, entre atores e empresários.

Neutra teve que respeitar a regulamentação local, que permitia apenas edifícios de uma certa altura na zona e que tivessem um espaço diáfano e aberto no topo, protegido apenas por uma parede de vidro e aço deslizante. A casa tem cinco quartos e seis casas de banho nos seus "pouco" mais de 240 m2.

Após a morte de Kauffman, a casa passou por várias mãos e gradualmente foi perdendo o seu esplendor, até ser submetida a uma reabilitação que duro cerca de cinco anos.