
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até Gondomar para conhecer a Casa Tilt, um projeto da autoria do atelier Mutant Architecture & Design. Trata-se de casa térrea inclinada, implantada num tereno morfologicamente irregular, com uma piscina incrível.
“TILT é o conceito gerador da proposta e caracteriza o movimento de rotação, em três eixos, do volume que constitui a área social da casa. Este movimento permitiu encaminhar à entrada na habitação e em simultâneo potenciar o espaço destinado ao logradouro conferindo-lhe privacidade em relação à Avenida Miguel Bombarda, caracterizada por uma maior afluência de trânsito. Este movimento acrescenta ainda uma alteração dinâmica do pé-direito da habitação enaltecendo a zona destinada à sala”, lê-se na descrição do projeto do atelier Mutant.

Além disso, segundo o atelier, o facto de o terreno articular duas frentes, para ruas com níveis altimétricos distintos, promoveu a possibilidade de implantar a casa “a uma cota intermédia e assim separar estrategicamente o acesso pedonal do acesso automóvel”, como se pode ver nas imagens do fotógrafo Ivo Tavares.
A organização foi implantada de acordo com os pontos cardiais, com especial atenção no movimento de rotação solar, tendo sido, a zona destinada aos quartos, implantada a nascente e por sua vez virada para a via de acesso com menos trânsito, orientada para o lado mais intimista do jardim.

A master suite insere-se na zona mais a sul deste volume e por sua vez relaciona-se com a área da piscina. A cozinha foi implantada no centro da casa potenciando as diferentes relações com os vários espaços. A sala configura-se na zona mais central do terreno, beneficiando da luz solar e onde é possível ter uma ampla relação visual com a envolvente exterior. Com o objetivo de garantir a privacidade e em simultâneo manter a qualidade de luz interior, foram projetados dois pátios, um no escritório e outro no wc da suite.






Para poder comentar deves entrar na tua conta