Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Home staging: dicas de decoração caseiras, giras e baratas

Autor: Redação

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista/news, assegurada pela Home Staging Factory.

Adoravas decorar a tua casa mas tens outras prioridades financeiras? 

Não é preciso pagar fortunas nem grande investimento para mudares radicalmente o “look” da tua casa.

Com um pouco de imaginação, criatividade, boa vontade e algum tempo podes transformar a tua casa num espaço único, original e bastante acolhedor.

Começa a olhar de forma diferente para o mobiliário ou materiais que tens em casa, na garagem, no quintal ou até mesmo coisas que encontras na rua e tenta recriá-los. Às vezes basta uma pintura nova, um tecido giro a fazer de cortina ou reinventar a função de uma peça para teres uma decoração completamente nova.

Vamos começar por apresentar algumas ideias simples e baratas de concretizar. A partir daqui é dar largas à imaginação e pôr mãos à obra. Cordas, paus, latas de tinta, têxteis, caixas de vinho, malas antigas, tudo serve para criares um ambiente único de fazer inveja aos teus amigos. 

Por exemplo, para alterares radicalmente o look do teu quarto basta duas ou três pequenas alterações como mudar os cortinados, os candeeiros ou criar uma cabeceira nova para a cama. 

Ideias para cabeceiras de cama? 

Tábuas corridas: compra algumas tábuas numa carpintaria e com a ajuda de cola prego e alguns parafusos prende as tábuas à parede. Se quiseres ainda podes pegar num pincel e numa lata de tinta e dar-lhes um ar mais colorido. Não abuses da cor nem cries nada muito berrante, pois a ideia é teres uma cabeceira relaxante!

Já tens cabeceira de cama mas só de olhar ficas logo com pesadelos? Porque não experimentas forrá-la com um tecido neutro que lhe dê um ar mais sóbrio e moderno?

Pintar uma parte da parede por trás da cama ou colocar papel de parede também pode ser uma boa opção para dar dimensão e identidade ao quarto.

Em quartos pequenos com pouco espaço para mesas de cabeceira também podes optar por colocar uma prateleira por cima da cama. Tens de ter em atenção a altura. Esta opção só serve para quem não tem medo que o céu lhe caia em cima da cabeça.

Uma solução muito prática e gira é a utilização de posters ou quadros a simular a cabeceira. Mais uma vez, por uma questão de segurança e conforto tem de se ter em atenção o peso e a altura dos quadros.

Ideias para mesas de cabeceira?

As mesas de cabeceira mais giras que conhecemos são tudo menos mesas de cabeceira clássicas. A mesa de cabeceira é basicamente um ponto de apoio onde se possa colocar alguns objetos como um livro, um copo de água e um candeeiro. De bancos a troncos de árvore, prateleiras, uma pilha de revistas ou uma coluna de som antiga tudo pode ser utilizado! 

Ideias para arrumação?

Se tens um armário velho e fora de moda antes de pensares em substitui-lo pensa em transformá-lo. Com uma pintura nova ou mesmo forrando algumas partes vais ver que ficas com um armário novo e super original.

Em vez de um baú também podes usar uma mala de viagem velha para pores as camisolas de lã ou os sapatos. 

Tens pouco espaço para um guarda-roupa? Já pensaste em criar um cabide pendurado no teto? Bastam duas cordas e um pau para criares um cabide prático e que não ocupa espaço.

Outra ideia que também funciona muito bem é criares um mural em casa. Pode ser com desenhos dos amigos, recortes de revistas ou stickers com frases ou imagens giras.

Um prateleira com um espalho colado também pode funcionar para dares por exemplo um toque de sofisticação à tua sala.

Mais do que comprar uma mobília nova ou artigos de decoração em lojas onde todos compram tenta dar um toque e um carácter único à tua casa. Vais ver que resulta ainda melhor!