Comentários: 0
Home Staging: Importância dos apartamentos modelo para ajudar a vender sonhos
autorizado

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo desta rubrica do idealista/news Portugal, assegurada pela Home Staging Factory. Hoje explicamos porque é importante ter apartamentos modelo quando se quer vender ou arrendar uma casa. Uma dica: lembra-te que a ideia é atrair clientes e levá-los a comprar um sonho.

Não é novidade que Gisele Bündchen ou George Clooney vendem. Vendem qualquer coisa! A t-shirt que vestem, o perfume que usam ou a mobília da sala que têm. Também não é surpresa que as montras vendem. Que ao contextualizarem e darem vida aos produtos vendem mais.

Os objetos, os espaços e até mesmo os eventos quando bem trabalhados e contextualizados ganham mais valor, maior reconhecimento e maior poder de atracão. Quanto melhor for a apresentação da função ou benefício maior a valorização pelos potenciais clientes e a apetência pela compra.

No mercado imobiliário passa-se exatamente o mesmo. Um apartamento vazio ou as plantas de um futuro empreendimento, onde apenas se visualizam paredes, estruturas e acabamentos, têm obviamente um valor por m2, mas têm dificuldade em despertar emoções, desencadear uma ligação com o cliente e vender um sonho.

E como com qualquer produto, é muito mais fácil e rentável vender um sonho, e neste caso um estilo de vida, que vender simplesmente m2!

Se te desse a escolher entre 150 m2 de casa ou “um apartamento espaçoso com uma ampla sala com vista para a piscina e lareira e um terraço com uma vista deslumbrante sobre a cidade onde ao fim da tarde podes beber um branco gelado” o que escolherias? A verdade é que todos nós queremos viver um sonho, e um apartamento modelo pode ajudar a visualizar esse sonho.

O apartamento ou andar modelo mostra e valoriza o seu interior, os diferentes ambientes que se podem criar e o estilo de vida que o cliente ali pode viver. Serve para mostrar como todas as casas de um empreendimento que não estão mobiladas podem ficar. O objetivo é que consiga provocar o desejo nos potenciais clientes.

A ideia principal do investimento num ou em mais apartamentos modelo é atrair clientes e levá-los a comprar um sonho. Quanto maior for a afinidade do cliente com o espaço maior é a probabilidade de venda.

Um ou mais apartamentos modelo?

Por isso é que é cada vez mais importante investir não em apenas um mas em diferentes apartamentos modelo que ajudem a vender sonhos distintos a perfis de clientes diferentes. Cada um tem de ser cuidadosamente desenhado para atrair um determinado perfil de cliente que se reveja mais num determinado estilo de vida que noutro.

Regras básicas do design de um apartamento modelo

Em todos devem ser seguidas algumas regras básicas para que o apartamento modelo cumpra a sua função – atrair clientes e levá-los à compra do imóvel. Ou pode acontecer que uma má decoração possa desmotivar e afastar potenciais clientes. O design de um andar modelo deve, por isso, ser entregue a especialistas para que o exemplo apresentado seja consensual e gere maior empatia e apetência para a compra.

Perfil do cliente 

A decoração do apartamento deve em primeiro lugar ter em conta o segmento e perfil de clientes a que se destina e apresentar ambientes de acordo com as expetativas destes. Se for um empreendimento no campo maioritariamente para férias será obviamente diferente de um andar destinado a um segmento urbano.

Espaço e luz 

A decoração do apartamento modelo deve ser concebida com todo o cuidado para tornar os ambientes existentes mais espaçosos e luminosos. Como se trata de uma montra há que seguir a regra do “menos é mais” e utilizar poucos móveis e poucos acessórios privilegiando assim itens sóbrios e sem grandes floreados.

Neutralidade

Por outro lado, é essencial apostar em bases neutras e uma iluminação bem pensada, de forma a salientar os melhores aspetos e recantos da casa. Cores muito fortes tornam o espaço visualmente mais pequeno e por outro lado são menos consensuais. É importante também criar pontos estratégicos que realcem todo o potencial do espaço.

Criação de diversos ambientes

Um apartamento modelo depois de decorado e pronto deve salientar a maior quantidade possível de ambientes para criar a sensação de que se trata de um local espaçoso e com facilidades de circulação. Há que fazer render por exemplo o tamanho da cozinha, criando móveis que ocupem os cantos que muitas vezes acabam desperdiçados. Nas casas de banho é importante por exemplo criar ambientes de Spa que levem os visitantes a imaginarem um local de relaxe e bem-estar.

De forma geral, espaços com um visual mais “clean”, sem muitas cores e sem muita informação, fazem o visitante reparar no espaço como um todo e não perder-se em detalhes ou focar-se em pormenores que gosta menos. Além disso, dá a sensação de ser um espaço maior e é também mais fácil agradar a um maior número de pessoas.

Desenhar um apartamento modelo é desenhar um sonho que conquiste o maior número possível de pessoas. É vender um estilo de vida inspirador, a possibilidade de viver umas férias memoráveis em família ou provar que “aqui eu era feliz”!

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade