Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Os mil e um benefícios do Corian na decoração da casa

Autor: Redação

Sabes o que é ou já ouviste falar no Corian? No artigo desta semana da rubrica semanal do idealista/news dedicada à arquitetura e decoração e assegurada pela Architect Your Home falamos-te sobre as vantagens deste material na construção e decoração de casas.  

O Corian é um material composto com aproximadamente 70% de resina acrílica de alta qualidade e 30% de minerais naturais. Inventado e produzido pela DuPont, o Corian permite aos arquitetos e designers a sua utilização na criação das formas mais criativas.

Embora se apresente numa variedade de cerca de 72 cores, a mais procurada continua a ser o branco. O Corian pode ser talhado, trabalhado, moldado ou termomoldado, em moldes de madeira ou metal para criar peças de design, e permite também executar peças com cantos arredondados e efeitos de relevo. As possibilidades são inúmeras e a grande vantagem do Corian é o facto de permitir peças ou superfícies sólidas, pois as suas juntas são invisíveis.

Características:

  • Não mancha
  • Não é poroso
  • Não risca com facilidade
  • Não é inflamável
  • Permite fabricar peças com cantos arredondados
  • Juntas invisíveis
  • Agradável ao toque
  • Pouca manutenção
  • Diversas aplicações
  • Vasta gama de padrões e tonalidades
  • Prático e resistente

Além de já ser bastante utilizado em residências, nas bancadas de cozinha, lava loiça e casas de banho, Corian é o material favorito em instalações de cuidados de saúde, restauração e hotelaria.

Como é apropriado para aplicações verticais e horizontais, já se encontram facilmente móveis, iluminação e até revestimento de fachadas feitos em Corian.

Para se manter a beleza e elegância das peças de Corian, deve-se evitar limpar com produtos ácidos, recomenda-se apenas usar água e sabão neutro. Para remover pequenos riscos e sujidade mais difícil é recomendado usar o lado áspero de uma esponja de cozinha.


Dependendo da cor, as placas de Corian agora contém, no mínimo, entre 6% e 13% de material reciclado na sua composição, sendo certificado pelo SCS (Scientific Certification Systems). Corian é fabricado de acordo com processos industriais mais responsáveis, com tecnologia avançada e rígidos padrões de qualidade que permitem reduzir o consumo de energia e produção de resíduos.


Corian tem uma longa duração e pode ser facilmente reparado, reaproveitado ou renovado. Além disso, a sua utilização evita a extração de recursos naturais como mármores e granitos. E mais: contribui para a qualidade do ar em ambientes fechados.

Tanto as placas de Corian como os seus adesivos são baixos emissores de componentes orgânicos voláteis (VOC) e poluentes de alto risco para o ar. Possuem os certificados Greenguard Indoor Air Quality e Greenguard for Children and Schools. É um material quimicamente estável, não tóxico e com um impacto mínimo na qualidade do ar, da água ou do solo. Todos os pigmentos usados na sua fabricação estão aprovados pelo FDA (Food & Drug Administration dos EUA), pois não contém metais pesados, nem ingredientes tóxicos ou cancerígenos.