Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ideias de decoração: como aumentar o espaço da casa criando divisórias originais

MELOM
MELOM
Autor: Redação

Nos últimos anos as renovações de interiores têm visto uma tendência para abrir os espaços de cariz social. A tradicional separação entre sala, cozinha e hall de entrada tem sido cada vez mais posta de parte para dar lugar a um espaço único onde o receber, o cozinhar e o estar estão em comunhão permanente. Esta opção permite-nos criar a sensação de termos uma casa muito maior, com muito mais luz, sem zonas escuras ou desaproveitadas. 

Por outro lado, a inclusão do espaço de entrada na zona de estar retira uma certa privacidade e sensação de acolhimento. De igual forma, é agradável criar momentos de paragem, de descoberta dos espaços, criando surpresas no percurso do visitante. Os espaços de transição entre o hall de entrada e a sala não têm de ser as banais paredes de alvenaria. Podemos aproveitar este momento no percurso para criar originais espaços de decoração ou de arrumação. 

Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, damos-te algumas ideias de decoração que podem ser muito úteis para aumentar o espaço da casa através da criação de divisórias originais. Toma nota:

1. Divisórias em madeira 

As divisórias em madeira são geralmente feitas à medida por um carpinteiro e podem ser divertidas soluções de organização, como este exemplo do designer francês Alexandre Pain, que aproveita os perfis de madeira para criar prateleiras de arrumação, trazendo mais luz a um espaço escuro e aproveitando o espaço ao máximo.  

MELOM
MELOM

Ainda nas soluções para aproveitar espaço, podemos pensar nesta divertida proposta do Atelier Peruse, que pode ser recontextualizada como divisória de hall de entrada e dá mais uma solução de arrumação para casacos, malas e chapéus. 

MELOM
MELOM

Se tiveres pouco espaço ou quiseres optar por uma solução mais minimalista podes sempre instalar uma divisória com ripado de madeira maciça simples, como neste exemplo do arquiteto Max Holst.  Sugerimos as clássicas madeiras de pinho, nogueira, bétula ou carvalho.

MELOM
MELOM

2. Divisórias metálicas 

Outra solução criativa é a construção de uma divisória em alumínio. São feitas em serralharia com apoio de uma máquina de corte a laser. Esta solução dá-nos a liberdade de desenhar o padrão da peça e de a combinar com sistemas de iluminação. Todas as ideias são válidas! 

Abaixo segue um exemplo executado pela MELOM Lisin:

MELOM
MELOM

MELOM
MELOM

Com esta solução cria-se uma verdadeira obra de arte para conseguir resguardar a intimidade da sala do restante espaço de entrada no apartamento. De novo, esta é uma ótima forma de mudar a perceção da amplitude do espaço de uma casa enquanto mantemos uma divisão clara entre duas áreas. 

MELOM
MELOM

Nesta sugestão da MELOM Dream é ainda mais visível a sensação de amplitude impulsionada por este tipo de soluções. Uma casa escura e compartimentada que se transformou num espaço amplo e cheio de luz. 

MELOM
MELOM

3. Divisórias com espelhos

Outra das formas de separar um espaço pode passar por instalar um ou vários espelhos, como neste exemplo do Atelier Tolko. Este espaço, decorado com tons sóbrios e escuros, alcança amplitude através de iluminação estrategicamente colocada e da reflexão da luz nos espelhos. 

MELOM
MELOM

A elaboração deste artigo contou com o apoio técnico da MELOM Lisin de Lisboa