Artigo escrito por Sébastien Robert, ‘home stager’ da agência Home Group
O Home Staging é um termo anglo-saxónico, que significa literalmente “encenação da casa” e tem um propósito comercial – o objetivo é o de preparar uma casa para ser vendida ao melhor preço e o mais rapidamente possível. Trata-se de uma técnica inventada nos anos 70 nos EUA por Barb Schwarz, agente imobiliária. Hoje em dia metade das casas que são colocadas à venda nos EUA estão sujeitas a uma "intervenção" de Home Staging.
Nos anos 90 o conceito chegou ao mercado britânico para expandir-se rapidamente nos países escandinavos, na Holanda e na Alemanha. Já com a entrada do novo século, seguiu-se Espanha. E também é uma técnica cada vez mais utilizada em Portugal.
De acordo com os estudos dos especialistas, uma casa é vendida duas vezes mais rápido com esta técnica. Os compradores precisam de sentir um "clique" quando entram na casa, e tudo dependerá do que veem nos primeiros 90 segundos da visita. O objetivo é o de aumentar o número de visitas e reduzir o tempo de comercialização. Objetivamente, é simplificar a operação de compra e venda.
Para alcançar estes objetivos de Home Staging, estes são alguns dos seus princípios básicos:
- Organizar e “esvaziar”. Despersonaliza o interior, cria mais espaços, otimiza a circulação pela casa;
- Limpeza. Limpa integralmente o interior e exterior e remove os odores;
- Arrumar e arranjar. Deves fazer uma análise de como é a casa, mudar vidros partidos, ter em atenção a humidade nas paredes, terminar tarefas inacabadas;
- Atualizar. Criar um ambiente neutro, pintar as paredes de branco, melhorar a aparência da casa de banho e da cozinha, pintar ou arranjar o chão antigo;
- Reorganizar. Uma mudança na disposição dos móveis pode mudar a maneira de ver a casa;
- Revalorizar. Destaca as mais-valia da casa, potenciando as suas particularidades.
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