Comentários: 0
Antes e depois impressionante: assim ficaram estas casas após a arte do Home Staging
Home Group

Artigo escrito por Sébastien Robert, ‘home stager’ da agência Home Group

O Home Staging é um termo anglo-saxónico, que significa literalmente “encenação da casa” e tem um propósito comercial – o objetivo é o de preparar uma casa para ser vendida ao melhor preço e o mais rapidamente possível. Trata-se de uma técnica inventada nos anos 70 nos EUA por Barb Schwarz, agente imobiliária. Hoje em dia metade das casas que são colocadas à venda nos EUA estão sujeitas a uma "intervenção" de Home Staging.

Nos anos 90 o conceito chegou ao mercado britânico para expandir-se rapidamente nos países escandinavos, na Holanda e na Alemanha. Já com a entrada do novo século, seguiu-se Espanha. E também é uma técnica cada vez mais utilizada em Portugal.

De acordo com os estudos dos especialistas, uma casa é vendida duas vezes mais rápido com esta técnica. Os compradores precisam de sentir um "clique" quando entram na casa, e tudo dependerá do que veem nos primeiros 90 segundos da visita. O objetivo é o de aumentar o número de visitas e reduzir o tempo de comercialização. Objetivamente, é simplificar a operação de compra e venda.

Para alcançar estes objetivos de Home Staging, estes são alguns dos seus princípios básicos:

  • Organizar e “esvaziar”. Despersonaliza o interior, cria mais espaços, otimiza a circulação pela casa;
  • Limpeza. Limpa integralmente o interior e exterior e remove os odores;
  • Arrumar e arranjar. Deves fazer uma análise de como é a casa, mudar vidros partidos, ter em atenção a humidade nas paredes, terminar tarefas inacabadas;
  • Atualizar. Criar um ambiente neutro, pintar as paredes de branco, melhorar a aparência da casa de banho e da cozinha, pintar ou arranjar o chão antigo;
  • Reorganizar. Uma mudança na disposição dos móveis pode mudar a maneira de ver a casa;
  • Revalorizar. Destaca as mais-valia da casa, potenciando as suas particularidades.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta