Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como adaptar um T0 aos novos desafios?

Num espaço onde todos os m2 são preciosos, a funcionalidade e a estética são elementos indissociáveis e imprescindíveis para a harmonização do ambiente.

A casa ocupa cada vez mais um local de destaque na nova realidade
Annie Spratt on Unsplash
Autor: Redação

A imposição de confinamento, devido à pandemia da Covid-19, veio acompanhada de uma revalidação da habitação enquanto abrigo, tendo conquistado uma importância acrescida como unidade indispensável à nossa estabilidade. A casa ocupa assim um local de destaque na nossa nova realidade. Não apenas como local a habitar, mas também como local, embora que por vezes temporário, de trabalho, de estudo e de lazer, impondo desta forma uma reinvenção do espaço de modo a atender aos novos tempos e às novas rotinas, que vão desde a necessidade de um espaço laboral, até uma área de lazer. 

O modo como podemos agregar, de forma funcional, as diferentes necessidades num só espaço, torna-se um desafio e uma necessidade para muitos. Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, mostramos-te como é possível adaptar um T0 aos novos desafios que enfrentamos no dia a dia. Fica a saber que, num espaço onde todos os metros quadrados (m2) são preciosos, a funcionalidade e a estética são dois elementos indissociáveis e imprescindíveis para a harmonização do ambiente.

Todos os m2 são preciosos
É preciso saber harmonizar o ambiente / Kinga Cichewicz on Unsplash

Cores e materiais 

Numa casa pequena o uso de cores claras, neutras, e a utilização de materiais que ofereçam a sensação e leveza, como o vidro, são primordiais. Na hora de decidir opta pelo recurso a cores suaves nas paredes, de modo a ampliar visualmente os ambientes. O uso do vidro e de espelhos ajuda a adicionar leveza e fluidez ao ambiente. 

Caso decidas recorrer a elementos de cor escura, deverão ocupar as zonas inferiores e as cores mais claras as zonas superiores. Por exemplo, se optares pela utilização de um piso de cor escura, as paredes devem ser claras, podendo até ser do mesmo tom, mas mais suave. 

A utilização de espelhos em apartamentos pequenos pode fazer milagres, uma vez que têm o poder de dar sensação de extensão, e podem ser usados de diversas formas. Para os corredores e áreas mais amplas, recomenda-se a utilização de espelhos redondos ou decorativos, dado que aumentam a sensação de largura.

A importância dos espelhos
Podem fazer milagres / Suhyeon Choi on Unsplash

Móveis versáteis

O mobiliário feito sob medida potencializa e permite uma maior otimização do espaço. Os armários suspensos e a utilização de móveis com mais de uma opção de uso libertam o espaço de circulação e proporcionam leveza ao ambiente.

Em áreas pequenas onde as zonas de arrumação são inexistentes, o espaço livre debaixo da cama pode ser uma mais-valia, evitando a necessidade de adicionar mais móveis.

A mais-valia de arrumar coisas debaixo da cama
Todo o espaço livre é necessário / Erick Palacio on Unsplash

‘Home office’

Quando se trata de planificar espaços pequenos, uma das maiores dificuldades é encontrar uma forma de integrar um escritório doméstico, o que na atualidade, em função do contexto de pandemia em que nos encontramos, faz todo o sentido, especialmente com cada vez mais pessoas a trabalhar a partir de casa.

O mais importante é garantir que a zona destinada ao escritório ocupe o mínimo de área. Para que isso seja possível é necessário optar por móveis pequenos que ajudem a potencializar o espaço. A utilização de estantes verticais é uma boa alternativa. Outra opção pode passar por incorporar na sala uma mesa e cadeira que sirvam de área de trabalho e zona de refeições, ou mesmo colocar este espaço de trabalho atrás do sofá, espaço este que de outra forma não seria usado. Assim é possível a integração do escritório numa pequena área. 

Tudo junto no mesmo espaço...
Ter na sala uma mesa e cadeira que sirvam de área de trabalho pode ser uma boa solução / Bench Accounting on Unsplash

*Este artigo contou com o apoio técnico da MELOM Team (Portimão).