Limão e vinagre podem ser ótimos aliados na hora de limpar as janelas e os espelhos.
Comentários: 0
Limpar janelas e espelhos em casa
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay

Ter uma casa com as janelas e os espelhos sempre limpos e brilhantes é o desejo de qualquer pessoa. Mas para isso é preciso arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. E há vários produtos caseiros e técnicas que te podem ajudar neste processo. Sabes quais são?

Encontramos no supermercado vários produtos para limpar os vidros da casa, é certo. Mas há alternativas bem mais baratas e caseiras que funcionam na perfeição. A Habitissimo reuniu algumas e desvenda cinco truques eficazes para limpar as janelas e os espelhos de tua casa.

Limpar vidros de cima para baixo

Na hora de limpar os vidros, é importante manter a direção concreta: de cima para baixo. Isto porque desta forma toda a sujidade fica acumulada na parte inferior dos vidros e podes removê-la com mais facilidade. É recomendado o uso de um pano de algodão ou um jornal velho para retirar os restos do produto usado. E nota que também é importante lavar tanto a área exterior dos vidros como a zona interior.

Limpar janelas e espelhos em casa
Imagem de Simon Kadula por Pixabay

Vinagre na água: um truque para limpar vidros

Este é um truque caseiro bastante simples, eficaz e económico. O que tens de fazer? Na hora de limpar os vidros mistura 5 doses te vinagre branco com uma dose de água e, depois, espalha a solução pelo vidro. É infalível, porque o vinagre consegue remover qualquer resto de sujidade, por mais seca que esteja. Atenção: usa um pano que são solte fio para retirar bem o produto.

Limpar janelas e espelhos em casa
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Cebola ou batata para limpar janelas e espelhos

Há outro método de limpeza que não falha: usar cebola ou batata na limpeza das janelas ou espelhos dispostos pela casa. Como? Primeiro, há que cortar pela metade a cebola ou a batata. Segundo, esfrega o vidro com a parte húmida da batata ou da cebola e, em seguida, utiliza um vaporizador com água e vinagre. Em terceiro lugar, deixa o preparado atuar cerca de 10 minutos e a sujidade deverá começar a sair. Por último, limpa os restos de sujidade com um pano.

Limpar janelas e espelhos em casa
Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Limão: a magia natural para limpar os vidros de casa

O limão é incrível para eliminar qualquer resto de gordura e sujidade que possamos ter nas janelas de qualquer parte da casa. O que temos que fazer é simples: primeiro, há que extrair o sumo do limão para um recipiente. A seguir, mistura o sumo com água morna e vinagre branco. Depois, com a ajuda de um pulverizador, aplica a mistura sobre os vidros. Pouco a pouco, os resíduos vão amolecendo e caindo pelo vidro. Agora, só resta retirar os restos com a ajuda de um pano macio ou jornal velho.

Limpar janelas e espelhos em casa
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Espelhos: como retirar as manchas mais difíceis?

Os espelhos da casa de banho costumam ficar sujos, devido ao uso diário. A humidade e resíduos de pasta de dentes e de maquilhagem vão ficando pelos espelhos. As manchas mais fáceis de limpar saem facilmente com uma solução de vinagre branco com água ou esfregando suavemente com algodão humedecido em álcool. Já a sujidade mais resistente pode ainda ser removida com algumas gotas de amoníaco. Mas, note-se, que por último recomenda-se o uso de uma solução de vinagre e água para limpar toda a superfície do espelho.

Limpar janelas e espelhos em casa
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta