Pavimentos e móveis em tons claros, portas de vidro e remoção de divisórias estão entre várias soluções para ganhar luminosidade.
Comentários: 0
Luz natural em casa
Pixabay

Com a mudança de horário e a chegada do frio (e do quase inverno), os dias ficam mais pequenos e cinzentos. Mas, afinal, como ter mais luz natural em casa agora que os dias estão mais curtos? Com algumas pequenas mudanças, e sem gastar muito dinheiro, é fácil potenciar a luminosidade. Eis algumas dicas.

  • Tirar paredes: não estamos a dizer que faças de toda a casa um ‘loft’ (apartamento), mas e que tal remover algumas paredes? Podes alterar, por exemplo, as divisórias que separam o hall da sala, aquelas que separam a sala de jantar da sala de estar, da cozinha…
  • Mudar as portas: considera trocar as portas da sala ou cozinha por outras com vidro. Se escolheres modelos do mesmo tamanho e espessura que os teus, não terás quase trabalho nenhum.
  • Atenção ao pavimento: os pavimentos proporcionam clareza e podem refletir a luz natural da rua. Assim, deves escolher pavimentos de cores claras ou mesmo dar-lhes um 'look' mais luminoso pintando-os de branco, por exemplo.
  • Tens escadas? Tenta colocar uma grade de vidro (em vez de madeira, por exemplo). Terás uma sensação de maior luminosidade e amplitude.
  • Os móveis: se quiseres uma luz extra, aposta em cores claras nos móveis. Os de madeira muito escura tiram a luz e dão a sensação de espaços mais pequenos.
  • Acrescentar um vitral: pode não ser o teu estilo, mas hoje em dia há modelos bonitos e que não são excessivamente caros.
  • Abre orifícios de luz do chão ao teto: é uma maneira de acrescentar luz natural sem ter que tirar divisórias. Os orifícios são envidraçados: se pretendes manter a privacidade opta pelo vidro fumado. O preço dependerá do tamanho que precisas, do tipo de divisória e do vidro que escolheres.
  • Portas transparentes: outro truque para iluminar. Se não quiseres trocar de portas, porque as tuas estão boas, mas queres iluminar a casa, experimenta pintá-las de branco acetinado: notarás a diferença.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade