As paredes vão acumulando pó, suijidade e algumas marcas indesejáveis. Deixamos-te algumas dicas de como limpar sem estragar a pintura.
Comentários: 0
Limpar paredes
Foto de Christa Grover no Pexels

Com o passar do tempo, as paredes vão acumulando pó, sujidade e algumas marcas indesejáveis. Limpar é uma solução, mas é preciso ter vários cuidados para não estragar a pintura. Antes de mais, é necessário identificar o tipo de tinta utilizado, se tinta comum ou tinta lavável - que é uma ótima aliada na hora de limpar, uma vez que as manchas saem mais facilmente. Quer para um caso, quer para outro, há truques capazes de dar uma nova vida às paredes lá de casa. Toma nota.

Limpar paredes sujas: tipos de tinta

A limpeza das paredes com tinta comum é um pouco mais difícil, mas não impossível. Para retirar marcas de caneta, riscos de lápis de cor e desenhos feitos pelas crianças, e outras manchas, poderá usar-se uma esponja macia (mas apenas a parte amarela) humedecida numa pasta feita com água, bicarbonato de sódio e um pouco de detergente. Deves fazer movimentos circulares sobre as manchas ou riscos sem fazer força ao esfregar. Depois bastará enxaguar com um pouco de água e passar um pano seco de microfibra, por exemplo.

A tinta lavável facilita muito o processo de limpeza. Neste caso, para limpar a parede, basta encher um recipiente com 500 ml de água, 250 ml de álcool e 50 ml de detergente neutro. Depois será preciso humedecer a esponja e esfregar as paredes (sempre com a parte macia). Por fim, passar um pano húmido e limpo para remover os produtos.

Limpar manchas de gordura da parede

Para remover manchas de gordura podes misturar um pouco de água morna com bicabornato de sódio até formar uma pasta. De seguida, basta aplicar sobre a mancha e esfregar com a ajuda de um pano macio ou esponja (ambos secos). Para manchas de gordura mais resistentes, experimente usar uma mistura de vinagre branco e água.

Segredos para limpar as paredes de forma fácil e eficaz
Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash

Limpar paredes com humidade e bolor

A humidade e bolor são um verdadeiro problema. E limpá-los uma dor de cabeça. Antes de mais deverás abrir para ventilar e garantir a circulação de ar no local, usar máscara, luvas de borracha e proteção para os olhos.

Para limpar paredes com este tipo de problema podes diluir uma medida de lixívia para três medidas de água. Depois, aplicar esta solução sobre o local, aguardar um pouco, e utilizar uma esponja para esfregar as manchas. Por fim, retira o excesso do produto, humedece o local e limpa-o com um pano seco. Se não resultar, poderás procurar produtos especialmente indicados para este tipo de problema.

Limpar papel de parede

O papel de parede também precisa de limpeza. Neste caso, será imprescindível apostar em substâncias que não danifiquem o papel. Em primeiro lugar será necessário remover o pó com um aspirador ou uma vassoura limpa enrolada num pano.

Uma mistura de água morna com umas gotas de detergente será suficiente para limpar papel de parede. Caso seja à base de vinil poderá experimentar, cuidadosamente, uma mistura de vinagre branco com água morna. Deverás sempre esfregar de uma forma delicada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade