As cortinas vão acumulando pó ao longo do tempo e é preciso limpá-las com regularidade. Descobre como.
Comentários: 0
Limpar cortinados
Foto de RODNAE Productions en Pexels

Chegou a hora de fazer a limpeza de outono, antes que cheguem os dias mais frios da estação. Há que arrumar as divisões, limpar o pó e as janelas, aspirar os cantos à casa e … limpar as cortinas. Estando junto às janelas, os cortinados vão acumulando pó ao longo do ano e, por isso, é mesmo preciso limpá-los a fundo de quando em vez. E como é que isso se faz? Explicamos passo a passo.

Durante o ano, são várias as vezes que optamos por fazer uma limpeza ‘express’, deixando para trás várias coisas por limpar. Uma delas são as cortinas, aquela peça têxtil junto à janela que funciona quase como um filtro de ar e que vai acumulando poeiras ao longo do tempo, que são prejudiciais para a saúde. Não deves mesmo ignorar os cortinados da tua casa e, por isso, é importante incluires alguns hábitos na tua rotina de limpeza.

Limpar os cortinados
Foto de Visually Us en Pexels

Para manter as cortinas lá de casa sempre limpas é preciso, desde logo, remover o pó com regularidade. Como? Utilizando um aspirador com a sua pequena escova suave e com o nível de sucção mínimo para evitar que as cortinas sejam sugadas. Outra dica passa mesmo por colocar as cortinas a arejar no exterior da casa.

Para uma limpeza mais profunda das cortinas, há que ter em conta vários aspetos. Primeiro, convém ler a etiqueta para saber quais são as instruções de lavagem adequadas. Se não tiver etiqueta, o melhor mesmo é não arriscar e levar as cortinas à lavandaria. Isto porque a lavagem das cortinas depende - e muito - do tecido. Enquanto os tecidos de poliéster podem ser lavados em água fria, o linho, o algodão puro e a seda são materiais mais sensíveis e não devem ser lavados em casa.

Como limpar os cortinados em casa
Foto de RODNAE Productions en Pexels

Estes são os passos essenciais para garantires que os cortinados são higienizados sem correres riscos:

  1. Aspira suavemente as cortinas com a escova adequada para não danificar o tecido;
  2. Retira as cortinas do varão, bem como as argolas e outros acessórios;
  3. Coloca as cortinas de molho em água fria se estiverem muito sujas;
  4. Coloca as cortinas na máquina de lavar, mas tem atenção o programa a utilizar - vê o que diz a etiqueta da peça. Geralmente é indicado um programa para roupas delicadas e deverá lavar em baixa temperatura (máximo de 40º) para garantir que não encolhem e que o tecido não é danificado. É recomendado usar um detergente neutro ou próprio para peças delicadas e, por outro lado, não é boa ideia usar amaciador, pois pode manchar os cortinados.
  5. Retira os cortinados da máquina assim que o programa terminar e pendura-os num local apropriado para que possam secar naturalmente. Também não é recomendado colocá-los na máquina de secar, pois correm o risco de encolher.

Lavar as cortinas em casa
Foto de Teona Swift en Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta