Otimizar o espaço permite criar uma cozinha prática e eficiente em poucos metros quadrados e sem muitos sacrifícios.
Comentários: 0
Decorar cozinhas pequenas
Unsplash

Em casas onde o espaço para a cozinha é bastante pequeno, por opção ou por necessidade, encaixar tudo pode exigir muito planeamento e organização. Otimizar o espaço mantendo um efeito equilibrado permite criar uma cozinha prática e eficiente em poucos metros quadrados e sem muitos sacrifícios. Os especialistas da habitissimo recomendam alguns truques a ter em conta para aproveitar ao máximo uma cozinha pequena e conseguir um ambiente funcional e agradável ao mesmo tempo.

Manter a harmonia numa cozinha pequena

Pouco espaço na cozinha? Podes usar um canto na sala de estar, sem divisões ou portas. Alguns metros quadrados podem ser suficientes se organizados com foco no essencial. Um pavimento uniforme em toda a divisão, bem como a escolha de materiais que se harmonizam entre si, permite que a cozinha seja integrada à área de estar, dando a sensação de um espaço maior.

Como organizar e decorar uma cozinha pequena
Unsplash

Distribuição equilibrada numa minicozinha

Quando estás perante uma cozinha pequena, estabelecer a posição dos diferentes elementos é essencial. Ao mesmo tempo, é muito importante considerar o espaço necessário para se mover com fluidez normal. Por exemplo, se a cozinha tiver uma planta estreita e alongada, todos os móveis e eletrodomésticos serão dispostos em linha, obtendo assim um espaço mais arejado.

Como organizar e decorar uma cozinha pequena
Unsplash

Pequenas mudanças na cozinha

Numa minicozinha, até os eletrodomésticos devem ser proporcionais ao espaço disponível para não haver volume excessivo. Para o fogão, por exemplo, duas bocas podem ser suficientes, e um lava-louças de 45 cm em vez dos clássicos 60 cm permitem a praticidade necessária.

Como organizar e decorar uma cozinha pequena
Unsplash

Aproveitar a altura da cozinha

Aproveitar o espaço vertical é outro cuidado que permite tornar uma cozinha pequena perfeitamente funcional. A altura pode ser usada para inserir móveis de parede, móveis altos, prateleiras, e outros acessórios que permitem aproveitar ao máximo a superfície das paredes, organizando assim tudo o que precisas.

Como organizar e decorar uma cozinha pequena
Unsplash

Móveis de cozinha

Móveis com linhas essenciais e cores neutras são uma solução vencedora para dar uma sensação de ordem numa cozinha pequena. Optar por um design minimalista permite ter a sensação de uma cozinha maior. Pela mesma razão, os tons claros são os que devem ser usados para ampliar o brilho e ter a ilusão de um espaço maior.

Como organizar e decorar uma cozinha pequena
Unsplash

Que estilo escolher para uma minicozinha

Quem pretende criar uma cozinha pequena com um estilo mais pessoal pode apostar na escolha de acabamentos e linhas para criar um ambiente em que se sinta à vontade. Numa superfície pequena, bastam alguns elementos, como prateleiras de madeira, puxadores vintage ou pés especiais para uma grande mudança de estilo. Acessórios e talheres com um design original irão acrescentar personalidade tornando este cantinho da casa correspondente a quem lá vive.

Como organizar e decorar uma cozinha pequena
Unsplash

Soluções à medida

As soluções de mobiliário à medida permitem tirar o máximo partido de uma cozinha pequena. Um projeto personalizado criado por um profissional permite não só aproveitar cada centímetro disponível, mas também obter um resultado único em cada detalhe. Além disso, podem ser utilizados elementos transformáveis ​​e acessórios que permitem uma utilização mais racional do interior dos móveis.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade