
As plantas decoram, trazem alegria e refrescam ambientes, mas também sofrem com o calor. Quando é intenso, é fácil murcharem, muito mais se estiveram expostas à luz solar direta. Antes dos primeiros sintomas é preciso agir. Como podemos reavivar as plantas? Deixamos-te algumas dicas simples que podem ajudar na tarefa.

1. Boa hidratação
Quando uma planta sofre insolação, a primeira coisa que devemos fazer é hidratá-la. Com altas temperaturas, a seiva não é capaz de levar água para todas as folhas, por isso o primeiro sintoma é que elas estão moles.
Por isso, é importante regar várias vezes seguidas, borrifar para aumentar a humidade do ambiente (sempre nos horários em que não há sol).

2. Mudar o substrato
Para reavivar as plantas, elas não precisarão apenas de água, mas também de um novo substrato para ajudar a manter essa hidratação extra e fornecer novos nutrientes. E, aliás, é uma boa ideia colocar a planta num vaso um pouco maior se estiver dentro de casa. Ao ar livre, uma camada de pedras na superfície ajudará a manter a humidade.

3. Manter a planta longe do sol direto
Se o sol já danificou a planta ou se o calor for mais intenso que o normal, a incidência direta deve ser evitada. Dentro de casa, basta retirá-la da janela se estiver perto de uma, não esqueçamos que os vidros têm o efeito de uma lupa. Em vez disso, tenta colocá-la num local ventilado e o mais fresco possível, mas longe do ar condicionado.
No caso de plantas de exterior, que são muito mais expostas, a única solução possível será instalar uma malha de sombra que as proteja. O ideal é colocá-la apenas durante o dia e retirá-la à noite.

4. Remover as folhas e caules murchos e poda
A planta vai recuperar melhor se removeres as folhas secas e cortar as hastes murchas. Deve ser feito sempre de fora para dentro. Dessa forma, a planta não desperdiça energia tentando manter aquelas partes que já estão deterioradas.
Reduzir a folhagem da planta também a ajudará recuperar-se melhor da insolação. Essa poda será mais ou menos intensa dependendo do estado em que o espécime se encontra. Não tenhas medo caso seja necessário fazer uma poda um tanto agressiva, isso permitirá que a planta recupere a força para reviver.

5. Fornecer nutrientes
O novo substrato já fornecerá à planta os nutrientes necessários para recuperar a força necessária para se reerguer. Mas ainda podes ajudá-la um pouco mais. A adubação não é necessária nem adequada, mas é fornecido um produto bioestimulante e que ajuda a gerar folhas saudáveis.
Para poder comentar deves entrar na tua conta