Todos os anos é a mesma coisa: voltas de férias e as plantas estão mortas. É possível evitá-lo com alguns truques.

Pixabay
Estas prestes a ir de férias. Mas, quando voltares, temes que todas ou quase todas as plantas estejam mortas. Há alguma forma de evitar isso? Sim. Toma nota destas dicas que vão fazer com que as tuas plantas cheguem ao final do verão impecáveis.
- Primeiro, o ideal será fazer uma revisão às plantas. Se já estiverem muito murchas, provavelmente não passarão do verão, ou seja, temos de garantir que as plantas saudáveis se aguentam, contudo, e se os problemas já se vierem a arrastar... será mais difícil.
- A primeira coisa que deves fazer, após uma primeira inspeção visual, é uma boa poda: retira todas as folhas amarelas, assim, evitarás pragas. Outro passo a dar antes de sair: limpar as plantas da sujidade, algo que as impede de respirar bem. A melhor maneira é borrifá-las com água e sabão e depois enxaguar.
- Precisas de uma troca de vaso? Os vasos onde as plantas chegam não devem ser os definitivos, são simplesmente uma forma de transporte. Verifica se não precisas de trocá-los por um maior antes de ires de férias. A nossa recomendação: que o novo vaso seja sempre 5 cm maior que o anterior. Para remover a planta sem danificar as raízes, deves massajar o substrato pelo vaso antes de remover a planta. E, claro, se perceberes que o substrato atual está em mau estado, coloca um novo. A tua planta agradece.

Pixabay
- No verão é quando as plantas precisam de uma maior quantidade de nutrientes, pois estão na fase de florescer e por isso devem ser aplicados mais fertilizantes do que durante o resto do ano. Os mais aconselháveis são os líquidos, que são adicionados à água de irrigação, em quantidade muito pequena, a cada 20 dias. Tem cuidado para não excederes a quantidade. Existem outros elementos naturais que podem servir de fertilizante: a borra de café ou a água do cozimento de ovos ou vegetais, que é rica em nutrientes.
- Quando saíres, não deixes as plantas perto das paredes da casa, pois elas irradiam calor e estarão mais expostas a essas altas temperaturas.
- Se forem plantas de exterior e se se prevê um verão muito quente, podes tentar colocar os vasos mais pequenos dentro de vasos maiores, que serão os que primeiro recebem o calor mais intenso e assim estarão mais protegidos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta