As plantas dão vida e beleza às casas, mas nem todos as sabem ou podem cuidar. E as artificiais evoluíram muito. Contamos tudo.
Comentários: 0
As plantas artificiais estão de volta e prometem surpreender na decoração de casa
Pexels

Nos últimos anos, a tendência é apostar nos verdes e nos elementos da natureza para dar vida à decoração da casa e a pandemia ajudou a aumentar o uso de plantas e flores. No entanto, bem sabemos que as plantas e flores naturais requerem muita manutenção e com a correria do dia-a-dia poderá não ser a opção mais prática.

Atualmente, uma das maiores tendências da decoração de interiores são as plantas artificiais, visto que se adaptam a qualquer estilo. Existem mais opções no mercado, cada vez mais realistas ao ponto de ser difícil saber quais são as verdadeiras e quais são apenas plantas de plástico. Se queres saber como utilizar plantas artificiais na decoração da tua casa, este artigo é para ti.

Plantas artificiais para decoração: como tirar o melhor proveito delas?
Pexels

Plantas artificiais para decoração: como tirar o melhor partido

Há quem acredite que as plantas e flores artificiais trazem más energias à casa porque por não terem vida, não deixam fluir a energia no ambiente, e interferem negativamente no equilíbrio energético da casa.

No entanto, estas são cada vez mais usadas pelos designers de interiores e até mesmo em restaurantes famosos, como por exemplo, o restaurante Botania, em Madrid, que mistura plantas reais e artificiais na sua decoração.

Atualmente, as plantas artificiais tornaram-se elementos de decoração legítimas e omnipresente e que vieram para ficar. Deixamos-te aqui algumas dicas de como decorar a tua casa com plantas artificiais:

  • Plantas para qualquer lugar

Como as plantas são de plástico, não tens de preocupar com a quantidade de luz solar que recebem, se precisam de rega ou, se são resistentes às condições mais adversas como o frio e o vento. Ou seja, qualquer lugar é perfeito para ter plantas artificiais. Tens imensas opções, podes colocar as plantas artificiais em alguns cantos de cada divisão, da mesma forma que podes fazê-lo em cima de mesas de apoio ou móveis.

Também podes aproveitar para colocar estas plantas onde por norma, seria mais desafiante colocar uma planta verdadeira e sem teres de pensar muito. É fácil gostar de ter plantas em sítios como a casa de banho, debaixo das escadas ou no quarto mas, normalmente, deves informar-te primeiro do tipo de plantas adequadas às características de cada divisão. Desta forma, tens apontamentos de natureza e toques de verde onde tu mais desejas.

Plantas artificiais: podes usá-las em qualquer lugar
Pexels
  • Ter atenção às cores das plantas artificiais

É importante ter atenção com as cores das plantas artificiais que escolhes, isto porque estas devem estar em harmonia com as cores da decoração da tua casa. Ou seja, não deves escolher, por exemplo, flores de cores muito fortes que, em vez de complementarem a decoração já existente, acabam por arruiná-la completamente.

Tenta procurar sempre a harmonia possível naquele que é o teu espaço mais íntimo.

  • Plantas artificiais: usa e abusa dos vasos e jarras

Os vasos e as jarras onde vais colocar as tuas flores artificiais é que vão dar aquele toque de sucesso à tua decoração final.

Por isso, escolhe bem os materiais dos vasos e jarras onde vais colocar as tuas plantas artificiais. Existem vasos em vários materiais como o barro, por exemplo, que é mais robusto, mas também em vidro ou cristal. Tudo vai depender da decoração que já tens em casa e com a tua preferência.

  • Não exageres, por vezes menos é mais

Quantas vezes vamos a uma loja de decoração e acabamos por nos entusiasmar em demasia e quando damos conta exageramos um bocado na quantidade? Em relação às plantas artificiais, o segredo para a decoração ficar bonita é não exagerar, porque em vez de passar uma sessão de um espaço relaxante, pode ter o efeito contrário e tornar-se um espaço demasiado cheio.

Plantas artificiais: não exageres, por vezes menos é mais
Pexels

Como lavar plantas artificiais?

Sem dúvida que plantas artificiais não precisam de tanta manutenção como as plantas verdadeiras, no entanto apesar de serem feitas de silicone, seda ou poliéster, as plantas falsas exigem certos cuidados para terem uma boa durabilidade.

Por estas estarem sempre expostas às substâncias que circulam pelo ar, as folhas das plantas artificiais, acabam por acumular muita gordura e poeira e, por isso, por vezes ficam manchadas quando não são lavadas regularmente.

Como lavar plantas artificiais?
Pexels
  • Produtos de limpeza adequados para plantas artificiais

Passa um pano húmido com sabão neutro para tirares o pó das folhas e flores. O ideal é utilizares um tecido que não seja áspero para não danificar a estrutura das plantas. Em alguns casos, inclusive, é possível lavar as folhas diretamente com água corrente. Nesses casos, seca completamente o material e caso a tua planta seja de vaso fixo, tem cuidado para não molhares a estrutura interna, visto que pode gerar bolor e maus cheiros.

Contudo, apenas o uso da água com sabão pode não ser suficiente para a limpeza das plantas artificiais devido ao grande acúmulo de poeira e manchas. Usa vinagre já que esta substância tem ativos desengordurantes e desinfetantes não tóxicos. O vinagre também ajuda a inibir o crescimento de fungos, bactérias e elimina odores desagradáveis.

Plantas artificiais para decoração: como tirar o melhor proveito delas?
Pexels

Onde comprar plantas artificiais?

Atualmente, podes encontrar uma grande variedade desde plantas artificiais, flores, árvores artificiais, arbustos, que são muito realistas, em quase todas as lojas de decorações.

Tudo vai depender do orçamento que tens para gastar, se queres comprar plantas artificiais baratas opta por lojas como IKEA, Leroy Merlin, JYSK ou hôma, que têm várias opções e em conta.

No entanto, se não te importas de gastar mais um bocadinho e procuras mesmo opções em que não se consiga mesmo perceber que é uma planta artificial tens lojas como: a Darden, que têm opções mais caras, porém com um acabamento perfecionista e mais realista.

Agora que já sabes tudo sobre plantas artificiais aproveita para dar um “twist” na decoração da tua casa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta