Cuidar do meio ambiente começa pelos hábitos da nossa própria casa, descobre como criar um jardim sustentável.
Comentários: 0
jardim primavera
Freepik

A primavera chegou, embora acompanhada de um clima instável. Mas se pensarmos bem, as temperaturas amenas e os dias mais longos e quentes, podem ser o impulso para cuidares do teu jardim ou começar um do zero.

Mas,Mas mais do que beleza, ter um jardim em casa pode (e deve!) ser um gesto de amor à natureza. Quer saber como? Segue estas dicas práticas para criar um jardim sustentável nesta primavera.

Jardim sustentável em casa: como regar a sustentabilidade

As plantas cultivam uma sensação de conforto e vivacidade em cada casa e a primavera é a melhor estação para as fazer crescer, tendo em conta que é época de rejuvenescimento. No entanto, para virares as costas ao desperdício, garantindo um jardim mais verde – isto é, saudável e sustentável – há formas de o tratares. 

Reutiliza materiais e dá uma nova vida aos objetos

Aqui impera a originalidade. Podes fazer uso de inúmeros objetos do dia-a-dia, como garrafas de plástico e embalagens de metal ou de vidro para criar vasos para plantas de forma reciclável. Aproveitas para dar largas à imaginação, não tocas na carteira, decoras a casa e ainda reutilizas.

vasos plantas reciclados
Freepik

Reduz o consumo de água: regador em vez de mangueira

Se estamos a falar de canteiros de jardins pequenos ou vasos de plantas, basta encheres o regador com água ao invés de ligares a mangueira. Desta forma, consegues ter noção da quantidade de água que irás utilizar para que não seja em demasia e, por outro lado, não gastas este recurso natural desnecessariamente.

Na primavera, deves regar somente nos dias em que o ar está mais seco, sendo que a melhor forma de conferir é passar a mão na terra e perceber se está húmida ou com falta de água.

regar plantas
Freepik

Sistemas de rega inteligentes para jardins maiores

Por outro lado, se se trata de quintais de maiores dimensões, importa igualmente promover a economia dos recursos naturais. O armazenamento da água da chuva pode ser uma opção mas, sendo Portugal dono de um clima seco, sobretudo em épocas de calor, adotar sistemas de irrigação automáticas são as alternativas mais seguras para minimizar o desperdício de água.

Gotejadores e microaspersores são exemplos de sistemas de rega eficientes. Todavia, importa que estes tenham uma programação adequada da duração e frequência da irrigação tendo em consideração o clima da estação e as necessidades das plantas. Mas também que sejam alvo de constante manutenção para que não haja vazamento de água.

sistemas de irrigação
Freepik

Qual a melhor altura para regar uma planta?

Saber regar eficazmente é também uma forma de evitar o desperdício. Assim, na primavera e estações quentes é recomendado que a rega seja feita ao início da manhã ou final do dia, quando a temperatura é mais baixa e, por isso, a evaporação é menor.

Outra sugestão é agrupar as plantas que tenham necessidades semelhantes, de forma a fornecer-se a quantidade correta de água para cada grupo.

jardim sustentável
Freepik

Fertilizantes orgânicos: adubo natural a partir de resíduos

Só utilizam produtos químicos que poluem o solo quem não sabe fazer uso da compostagem. Esta é uma técnica que transforma os resíduos orgânicos em adubo natural. Ao invés de os restos de fontes urbanas, domésticas, industriais, agrícolas e florestais acabarem em aterros sanitários, estes podem servir como um composto orgânico nutritivo para a jardinagem.

Folhas verdes, ramos, cascas de cebola, cascas de batata, talos de fruta, borras de café e sacos de chá são alguns exemplos de resíduos com que nos cruzamos no dia-a-dia e podem ser usados como adubo para as plantas.

compostagem
Freepik

Pesticidas naturais: protege sem poluir

Estes afetam a qualidade do solo e devem ser substituídos por repelentes naturais ou biopesticidas para controlar o desenvolvimento de pragas e ervas daninhas de forma sustentável.

Alecrim, citronela, crisântemo, arruda, erva-doce, manjericão e hortelã são exemplos de plantas que se apresentam como repelentes naturais fruto das suas propriedades que afastam insetos, pelo que plantá-las no jardim é uma excelente ideia. 

Economia de energia: iluminação sustentável no jardim

Além de se fazer um uso eficiente dos recursos hídricos, importa igualmente fazer-se um bom uso da energia. Por isso, se o teu jardim conta com iluminação, opta por lâmpadas de baixo consumo e sensores de movimento. A carteira agradece e o planeta também. 

Que plantas que florescem na primavera?

Todos os seres vivos adoram a primavera, adoramos nós e adoram as plantas. Haverá coisa mais prazerosa do que deixar cair os casacos e permitir que o calor beije a pele? Também as flores se espreguiçam na direção do sol e despem-se de folhas secas. 

No meio de tanta biodiversidade, existem plantas ideais para esta estacão. 

tratar jardim primavera
Freepik

Tulipas

Levam os turistas a visitar a Amesterdão e os campos repletos de tulipas que nascem nesta época do ano, entre março e maio. Na Holanda, existe, inclusive, o Dia Nacional da Tulipa, celebrado no terceiro sábado do mês de janeiro, para vincar a importância da flor que já se tornou símbolo do país.

Cada cor com o seu significado, as tulipas precisam de luz solar direta e de uma rega moderada para florescerem.

tulipas
Unsplash

Margaridas

Olhar para campos de margaridas é instalar a dúvida: “bem me quer ou mal me quer?” mas também trazer-nos a sensação de que estamos envolvidos pela primavera, embora esta planta reaja bem ao frio. Pode estar exposta diretamente ao sol ou com meia sombra, é por isso que facilmente a vemos em jardins públicos. 

margaridas
Freepik

Alecrim 

É uma planta multifacetada com um aroma intenso que penetra nos dedos. Mas mostra-se também independente já que não necessita de grandes cuidados. Além disso, não é facilmente que a derrubam pois é resistente a pragas, tal como abordado mais acima, e tolerante à seca. 

alecrim
Unsplash

Alfazema

Muito utilizada para aromatizar, é também considerada uma planta medicinal e vê-se nascerem as suas pétalas lilás durante a primavera. Bastante tolerante às secas, justificado pela sua origem em áreas montanhosas, para que cresça saudável e cheirosa é importante receber pelo menos 6 horas de sol diariamente.

Em termos de irrigação, deves regar uma vez a cada duas/três semanas e evitar acumular água já que é uma planta que não exige muito cuidados.

alfazema
Unsplash

Se para teres uma pele cuidada é necessário uma rotina de beleza, lembra-te que para teres um jardim vibrante é importante estabeleceres também uma rotina diária de cuidado: apara, poda, limpa e rega (quando necessário) as tuas plantas.

Queres ter um jardim ecológico e bonito? Aplica estas dicas simples e começa já esta primavera. Além de melhorar o aspeto do teu lar, vais estar a cuidar do planeta e a inspirar quem passa por perto.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta