
Já alguma vez pensaste fazer vasos para plantas com material reciclado? Os vasos de plantas mais criativos não precisam de ser feitos com materiais sumptuosos, difíceis de encontrar no mercado. Podes distinguir-te do teu vizinho ao criar um jardim de vasos reciclados, que te ajudará a economizar no orçamento familiar.
Uma vantagem imediata de fazer vasos reciclados para plantas é dar uma nova vida às embalagens que ao fim da utilização acabam no lixo. Tantas vezes falamos destes materiais para decoração, porque realmente são cruciais para renovar a casa de maneira original.
Como fazer vasos grandes reciclados?
Tens um jardim amplo e queres ter vasos grandes para plantas? A nossa sugestão passa por reutilizares a madeira acumulada lá em casa. Um vaso de plantas num caixote de madeira é extraordinário, pois graças às suas dimensões consegue acomodar mais do que uma planta. Os caixotes de madeira ajudam a transformar o pátio, varanda ou terraço numa autêntica horta caseira, onde podes cultivar ervas aromáticas ou até plantas ornamentais de diferentes tonalidades.
Basta alisar a superfície com uma lixa, pintar a caixa de madeira com cores que não contenham produtos tóxicos e deixá-la secar. No fundo da caixa coloca um pires e dispõe os grandes vasos de plantas da maneira que achares melhor.
Como fazer vasos com garrafas de plástico
Reutilizar o plástico é uma ótima forma de proteger o meio ambiente e temos a certeza que fazer vasos com garrafas de plástico é uma tarefa divertida. Podes, por exemplo, fazer vasos de plástico para plantas suspensas ou utilizá-los na horizontal para decorar uma casa de banho.

Para isso, basta cortar ligeiramente o meio da garrafa, depois pintá-la à tua maneira ou utilizar sobras de tecidos ou calças de ganga para decorá-la. Não te esqueças de aplicar cola e ter tesouras sempre por perto.
Como fazer vasos de plástico pequenos para plantas?
Quando falamos em vasos de plástico reciclado é importante perceber que existem vários tipos de materiais para decoração. O objetivo passa sempre por criar algo único que atenda às tuas necessidades.
Como tal, podes fazer vasos de plástico pequenos para plantas com meros pacotes de iogurte. É talvez o mais simples dos exemplos, pois envolve o uso de pacotes vazios. Tira o rótulo e pinta os pacotes de iogurte com sprays ou guaches. Quando seco, podes preencher o pacote com terra e terás um vaso de plástico pequeno para plantas suculentas, como os mini catos.
Vasos de embalagens de metal para plantas
Em vez de depositares as embalagens de metal no ecoponto podes criar vasos com plantas decorativas. Existem inúmeras embalagens de feijão, cogumelos e outros enlatados que têm espaço suficiente acomodar uma planta. Darão instantaneamente cor e brilho ao teu quarto.

Podes pintar a embalagem de metal como preferires ou podes cobri-la com o fio de malha, um têxtil ecológico que fica bem com qualquer estilo de habitação. Lembra-te de fazer alguns furos no fundo dos teus vasos de metal para evitar a estagnação da água.
Em alternativa às embalagens de alimentos, podes fazer vasos de plantas de metal a partir de panelas ou utensílios que estejam gastos. Um coador de cozinha pode servir de vaso para plantas que não apreciam um solo muito húmido.
Como fazer vasos de flores com material reciclado
Criar vasos de flores com material reciclado é uma maneira de te manteres ocupado. Podes utilizar qualquer tipo de material, mas convém ter flores e plantas que não ocupam muito espaço, como malmequeres, cravos, planta jade, aloe vera ou mesmo orquídeas sapatinhos.

Os vasos de flores com material reciclado podem ser feitos com pacotes de leite, sapatos velhos que precisem de uma nova vida, ou até mesmo em chaleiras e xícaras de porcelana. Os cilindros enferrujados que estão na tua garagem são úteis para fazer vasos de plantas rústicos, que ficam bem em interiores junto a uma lareira.
Vasos de plantas de vidro reciclado
Os vasos modernos para plantas também podem ser feitos a partir de garrafas de vidro e a lógica é a mesma. Todas as garrafas de vidro como garrafas de azeites, vinho, potes de molhos ou de azeitonas podem ser utilizados nesta atividade. Terás um ambiente decorado com formatos ecléticos e, se deixares o vaso transparente, perceberás imediatamente como a natureza entra na tua casa.

Vasos de plantas reciclados e biodegradáveis
Ainda te lembras das lojas de venda a granel? Aquelas que sobreviveram dispõem de sacos e bolsas a polietileno, um material que apesar de não ser biodegradável, tem um impacto menor na natureza. Podes reaproveitar esses sacos, preenchendo-os com terra para plantar as tuas ervas aromáticas ou flores mais pequenas. Estas criações darão um toque natural ao teu mobiliário.
Podes também utilizar vasos biodegradáveis feitos de fibras vegetais, como acontece com algumas embalagens de ovos. Isto pode ser útil para começar a semear frutas e hortaliças, como tomates, morangos, cenouras ou alface.

As ideias de vasos para plantas com material reciclado são realmente infinitas, por isso não percas tempo e começa a preparar algo que deixará o teu jardim mais animado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta