Comentários: 0
Palácio da Quinta das Águias é um dos imóveis em mau estado, fotografado pelo Público

A capital portuguesa tem cerca de três dezenas de palácios e quintas de recreio entregues ao abandono e em puro estado de degradação. A denúncia é feita pelo Fórum Cidadania Lisboa, movimento cívico que fez um inventário online dos edifícios, públicos e privados, em mau estado de conservação.

O Fórum tem vindo a tentar denunciar a situação, mas as diversas cartas de alerta que enviou para a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e para a Câmara de Lisboa, proprietária de 16 palácios (alguns deles em ruína), ficaram sempre sem resposta, segundo noticia o Público.

"Infelizmente há vários palácios neste estado e o mais gritante é o de Almada-Carvalhais", no Largo do Conde Barão, diz Paulo Ferrero, membro fundador do Fórum, citado pelo jornal. "É um escândalo", lamenta o resposável, realçando a beleza do pátio setecentista, dos salões, dos tetos e das varandas. Este palácio, monumento nacional desde 1920, pertence a um fundo imobiliário detido em parte pela Caixa Geral de Depósitos. 

O problema, para o historiador José de Sarmento Matos também citado pelo diário, “é que os palácios só se mantêm se tiverem uma função que os torne dinâmicos dentro da própria cidade”. A solução mais comum é a transformação em hotéis, com os promotores "cada vez mais interessados" em aproveitar a história e o património para "valorizar os seus ativos", afirma.

Em 2009, recorda o Público, o Governo criou o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, atualmente com uma dotação de 4,8 milhões de euros, para acudir a situações de emergência em relação a bens culturais públicos classificados, mas até agora nenhuma entidade pediu apoio para reabilitar palácios.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta