Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dicas para criar mais espaço em casa: é hora de pôr mãos à obra e "destralhar"

Guia para aproveitar o momento e libertarmos o lar de coisas inúteis, criando novas áreas para trabalhar, brincar ou relaxar.

Staging Factory
Staging Factory
Autor: Redação

Estamos atualmente a enfrentar um desafio gigantesco. Uma batalha global contra um inimigo invisível capaz de fazer parar o mundo, que chegou às nossas vidas sob a forma de vírus (Covid-19), forçando-nos a ficar em casa – por tempo indeterminado. São momentos que têm sido classificados como "duros", mas nem tudo é negativo. Servem para desafiar a coragem, resiliência, solidariedade, competências e até criatividade. São tempos que vão obrigar-nos a fazer dar a volta ao planeta a partir de casa. E a verdade é que hoje, e mais que nunca, o nosso lar é a nossa vacina, o nosso escudo, o nosso escritório, o nosso ginásio, o nosso palco, o nosso ninho.

E porque ficar em casa é a solução global, para todos aqueles que podem fazê-lo, a Staging Factory quer ajudar os portugueses a valorizarem a sua casa. Seja para torná-la mais funcional, mais espaçosa, mais acolhedora, mais segura ou mais flexível. Em suma, criar um melhor espaço para todos. É, por isso, hora de pôr mãos à obra e começar a “destralhar”, tal como nos ensina a fazer neste artigo que escreveu para o idealista/news.

Primeiro passo:  entender o significado de “Destralhar”

“Destralhar” permite-nos fazer uma triagem entre o útil e o que já não serve; entre o que utilizamos e o que está esquecido, já não faz sentido e não traz valor acrescentado às nossas vidas. Permite-nos valorizar e usar o que nem sabíamos que tínhamos. E para além disso, permite-nos dar a quem precisa e a criar mais espaço. Para viver, relaxar, brincar ou trabalhar.

Destralhar é separar, é livrar-se da tralha inútil que ocupa espaço e desvaloriza tudo o resto. Destralhar é minimizar, reduzir ao essencial, ao que tem valor. Ajuda-nos a libertar a casa e a mente, a criar ordem no caos que estamos a viver. Traz-nos paz de espírito, serenidade, gera bem-estar. Não se faz num dia, mas a pouco e pouco vai ajudando a criar espaço. Espaço para estar, para ler, para brincar ou trabalhar. Hoje pode ser o escritório, amanhã a casa de banho.

Destralhar renova a energia, mexe com os hábitos instalados que por vezes nos prendem ao que já não faz sentido. Destralhar é mais que arrumar; é reiniciar.

Segundo passo: por onde começar?

As pessoas devem focar-se nas zonas que mais utilizam ou que, claramente, têm tralha a mais. Retira tudo o que já não é útil, passou de prazo ou não usas. Desfaz-te do que não acrescenta valor ou não faz falta. Deita fora ou dá os objetos que só ocupam espaço e consomem tempo ao limpar. Realça o que usas com mais frequência e que precisas de ter à mão.

Uma dica importante: não comeces pela gaveta das fotografias ou pela caixa das memórias. São as mais difíceis e vão consumir-te dias a fio. Começa pelo que faz diferença.

Ao longo das próximas semanas, a Staging Factory lança um desafio a todos: enviem-nos fotografias dos espaços que pretendem valorizar, desde salas, quartos, escritórios, varandas, casas de banho ou cozinhas. Todos os espaços são bem-vindos. Depois de analisarmos, publicamos as fotografias no nosso facebook com as respetivas dicas. Tudo o que se possa fazer sem sair de casa, claro. E se és dos que tem de sair para trabalhar, queremos ajudar-te a a criar um espaço mais acolhedor para o teu regresso.

Para já, deixamos-te com três exemplos de Antes & Depois. As diferenças são evidentes: