Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Truques para vender uma casa rápido e bem: como pode o Feng Shui ajudar

Especialista explica o que é que se pode fazer para fechar negócio depressa e bem.

Autor: Redação

Artigo escrito por Isabel Sánchez Rivera, especialista de Feng Shui

Todos conhecemos alguém que, em algum momento, precisou de conselhos para vender a casa rápido e bem. E há dois tipos de vendedores: aqueles que são capazes de vender a casa no pior momento de uma crise imobiliária, fazendo-o com rapidez e sucesso, e aqueles que não conseguem encontrar um comprador para o seu imóvel de forma adequada, nem na crista da onda da prosperidade económica. Como é que o Feng Shui pode ajudar? No artigo de hoje apresentamos alguns truques imobiliários para que possas fechar negócio da venda de uma casa com sucesso.

Os motivos para vender uma casa podem ser muitos e variados:

  • Ter uma casa melhor
  • A família cresce e preciso de mais espaço
  • Tenho problemas com o empréstimo e não consigo pagar a casa
  • Vou mudar-me para outra cidade
  • Vou mudar de bairro
  • Divorciei-me e preciso de vender a casa
  • É uma herança, quero transformá-la em dinheiro

Não importa qual é o motivo para vender a casa, o importante é que essa decisão seja tomada de forma consciente. E depois surge o principal desejo de cada vendedor: fazer uma venda rápida e ao melhor preço possível do mercado.

Como consultora de Feng Shui, além de transformar os espaços para melhorar o seu bem-estar, também tenho a função de adaptá-los para vender ou arrendar com maior sucesso.

Existem muitas coisas que podemos fazer para atingir este desafio, vendendo rapidamente e ao melhor preço, e para isso utilizamos técnicas que, devo dizer-vos, funcionam: desde o feng shui, home staging, e tudo o que a lei da atração tem que pode colocar a venda da casa no caminho certo.

Truques para vender uma casa

  • Ter tudo pronto

A lei da atração diz-nos que devemos ter tudo pronto para que possamos assinar a venda da nossa casa amanhã. Mas o que é que isso significa? Terás toda a documentação legal da casa, escrituras, certificados de eficiência energética, etc. E claro, não te esqueças de verificar também os teus próprios documentos, para que tudo seja válido e nada tenha expirado.

  • Feng shui urgente

Esta parte é muito importante. Começamos por verificar se tudo funciona em casa, ou seja, coloca os teus óculos Feng Shui e começa pela porta da frente, observando tudo o que possa estar danificado: luzes que não acendem, a campainha que não toca, a persiana que não baixa há dois anos, a torneira que deita água...

Neste Feng Shui urgente, eu incluiria uma pintura. Se a casa não parecer saudável no momento, a minha recomendação é a de que uses um tom de areia muito macio ou se for uma casa muito escura, o branco.

Feng Shui Urgente é o livro que dou aos meus clientes quando fazemos uma consultoria de feng shui. Nele ensino-os a desobstruir a energia que está presa, um tipo de energia que se acumula nas coisas danificadas, e também na desordem energética, na acumulação inconsciente.

O segundo passo de um Feng Shui urgente é começar a limpar o espaço, e pensar nele como se fosses mudar-te já amanhã. Tens duas opções: empacotar tudo e começar a tirar as coisas antes de entrares na nova casa, ou limpar a energia agora para não levares o que não queres para dentro desse novo espaço.

  • Home Staging

Esta palavra bonita e agora na moda traduz-se em despersonalizar. Quando nos despersonalizamos tentamos retirar tudo o que há de pessoal na nossa casa e fazer com que a casa apareça desde o primeiro momento pronta para receber os seus novos donos.

Está comprovado que a compra de uma casa é decidida nos primeiros cinco minutos da visita, por isso devemos tentar não perder nenhum.

Algumas dicas para despersonalizar a casa:

  1. Tira todas as fotos de família;
  2. Guarda os objetos de decoração mais pessoais e deixa poucos detalhes. Pensa como se a tua casa fosse aparecer numa revista de decoração e, ao mesmo tempo, como alguém ficaria encantado em acrescentar os seus próprios detalhes decorativos;
  3. Na cozinha, procura deixar as bancadas o mais desobstruídas possível, o excesso de "coisas" gera stress visual;
  4. Nas casas de banho tudo deve ser embalado, como num quarto de hotel: toalhas prontas para serem usadas e todos os itens pessoais fora da vista;
  5. Cabides, espaços atrás das portas, porta-guarda-chuvas e semelhantes devem estar completamente vazios;
  6. Se tens estantes grandes cheias de livros, armazena em caixas pelo menos dois terços, as pessoas que visitam a casa devem sentir que os seus livros também cabem naquela estante maravilhosa que deixas.
  • Prepara a mudança

Deves fazer parte da mudança deste o primeiro momento, entre outras coisas, porque na etapa anterior tiveste que retirar as coisas e logicamente não podes deixar um monte de caixas na casa.

Uma opção de muito sucesso pode ser alugar um depósito ou um serviço de mudanças temporária para guardar os teus pertences até ao momento de mudar para a nova casa. Aproveita esse tempo para tirar também as roupas fora de época dos armários, bem como as que não vais usar nos próximos meses, uma vez que já não estarás naquela casa.

  • Protocolo de visitas

A pessoa que vive na casa é a sua grande embaixadora. Tu conheces a casa perfeitamente, então sabes quais são os seus pontos fortes e também os pontos fracos. Serás a pessoa mais indicada para tentar vender a casa depressa e bem.

Certamente que o que menos gostas de ver é aquela casa de banho pequena, ou o terraço da cozinha com vista para um pátio com muito barulho. Por outro lado, sabes que a tua cozinha espaçosa é o lugar onde as pessoas passam sempre muito tempo quando estão em tua casa.

Antes de receberes qualquer visita de compradores, planeia um tour seguindo estas instruções:

  1. O passeio deve começar na entrada da casa e terminar na sala, pois é o local onde são celebrados os acordos;
  2. Procure fazer um percurso circular, intercalando as divisões mais comprometidas para que as melhores sejam sempre as últimas - assim o reforço positivo ficará na memória do comprador;
  3. Nas melhores divisões, aproveita para ficar um pouco mais, abre a janela para ver o jardim, deixa-os circular pela zona mais espaçosa, etc.
  • Fazer diferente

Se quiseres diferenciar-te dos demais vendedores, quando os interessados saírem da casa, e se quiseres que eles se recordem dela de uma forma especial, dá-lhes um detalhe.

Algo que todos os compradores apreciam e muito é ter uma planta da sua futura casa, por isso, tem preparada uma cópia da planta da casa numa pasta de plástico ou similar, e inclui também uma pequena página com os teus dados pessoais e de contacto. Nessa pequena página escreve no início: "A tua casa em (e a morada da casa)". Desta forma estás a utilizar a linguagem para que esse futuro comprador sinta aquela como a sua casa, se assim o desejar.

Sim, como especialista de “feng shui” tenho uma teoria a respeito: não escolhemos as casas, elas escolhem-nos a nós. É amor à primeira vista, e sabemos que a próxima vida vai começar ali.

Se realmente queres vender a casa com sucesso, começa por aplicar estes truques simples. Dá à tua casa todo o amor de que ela necessita nesta altura, desta forma ela sentir-se-á grata e mostrará todo o seu potencial aos novos proprietários.