Posso mudar a casa de banho de sítio? Devo instalar um ar condicionado? Respondemos a estas e outras questões sobre obras em casa.
Comentários: 0
Reformar a casa
Foto de Blue Bird no Pexels

Na hora de fazer obras em casa, são várias as dúvidas que surgem. E algumas são comuns a reformas da casa mais ou menos ousadas. Será que é possível mudar a casa de banho de sítio? E como é que se pode melhorar o isolamento da casa? A arquiteta Julia Velázquez ajuda a responder às dúvidas mais comuns sobre reformas da casa.

Posso mudar a casa de banho para outro local da casa?

É possível mudar a casa de banho de sítio, mas para isso há vários aspetos a ter em conta. Primeiro, há que encontrar os tubos de drenagem das águas, já que a sanita tem de estar instalada a um metro ou menos destas tubagens. Depois, há que garantir ainda que é possível instalar o sistema de ventilação necessário.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Photo by Christian Mackie on Unsplash

E mudar a cozinha para outra divisão?

Mudar a cozinha para outro canto da casa pode ser uma missão mais fácil. Ainda assim, há vários aspetos a considerar. A localização da tubagem para drenar as águas do lava-louças, da máquina de lavar a roupa e da máquina de lavar a louça é também importante – a vantagem é que geralmente os tubos estão localizados em zonas mais elevadas aumentando assim o leque de soluções de deslocação da tubagem. Note-se que também na cozinha é importante respeitar as normas de ventilação. A instalação do gás deverá ser realizada por um especialista autorizado, já que possui regulamentos restritos.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Foto de Miriam Alonso no Pexels

Como melhorar o isolamento da casa?

Há várias formas de melhorar o isolamento da casa. Uma delas passa por mudar as janelas se não tiverem um bom isolamento. Outra forma é mesmo adicionar uma camada de isolamento nas paredes. Se a tua casa se situar no último andar, é também aconselhável isolar o teto para evitar fugas de energia através do telhado.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

Aquecer a casa: radiadores ou pavimento aquecido?

Na hora de aquecer a casa, as duas soluções são boas. Os radiadores de água quente, sendo uma fonte de calor de baixa temperatura (50-60ºC), apresentam uma elevada inércia térmica. É muito bom, porque as divisões permanecem quentes por muito tempo mesmo depois da caldeira desligada. O pavimento aquecido é mais caro – é certo -, mas proporciona um maior grau de conforto. Isto porque distribui o calor de forma mais uniforme e a uma temperatura mais baixa.

O aquecimento elétrico é a opção mais barata de instalar, mas a mais cara em termos de consumo. Possui um grau de conforto inferior devido à sua baixa inércia térmica, já que assim que é desligado a sala perde calor.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

Ar condicionado: valerá a pena instalar?

Tudo depende da localização e estrutura da tua casa. Se o clima da zona onde viveres for de extremos, com períodos de muito calor e muito frio, é boa ideia teres ar condicionado e aquecedor instalados em casa. Se viveres, por exemplo, numa zona com elevada exposição solar, também valerá a pena instalar o ar condicioando para manter o ambiente fresco. Se, por outro lado, viveres numa casa antiga com paredes grossas e frescas, talvez não haja necessidade de investir num ar condicionado.

E como faço para instalar o ar condicionado? Se optares por pôr um ar condicionado em casa, o melhor mesmo é contactares um técnico especializado na área, para perceber onde é melhor zona da casa para colocá-lo e obter um orçamento.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Imagem de Peter Weideman por Pixabay

Quando devo mudar a instalação elétrica?

É recomendado principalmente em duas situações. Quando avanças com uma reforma integral da casa, porque geralmente inclui-se mais eletrodomésticos ou aparelhos com maior potência. E, além disso, a caixa também deve ser modificada para proteger a nova instalação. Outra situação é quando os sistemas elétricos não estão de acordo com a regulamentação em vigor e devem ser atualizados.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Foto de Field Engineer no Pexels

Como escolher os materiais para reformar a casa?

Na hora de reformar a casa, escolhe os materiais não só ao teu gosto mas também para tornar a tua vida mais agradável. Um dos fatores que podes ter em conta é o clima onde vives, isto porque há materiais mais adequados a um clima do que a outro. O mármore ou a pedra são agradáveis ​​em climas quentes e a madeira em climas frios, por exemplo. Outros aspetos a ter em conta têm que ver com a capacidade de absorção de som, textura e durabilidade.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Foto de Ono Kosuki no Pexels

Pintar as paredes: como escolher as cores?

A luminosidade dos espaços é um ponto a ter em conta no momento de escolher as cores para pintar as paredes. Quando uma sala recebe pouca luz é aconselhável optar por cores claras. Se a tua sala tiver muita luz natural podes mesmo optar por qualquer tom para pintar as paredes. Note-se que a cor influencia o estado de espírito e, no caso de uma casa, é aconselhável optar por cores mais relaxantes.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Foto de Rene Asmussen no Pexels

Pintar ou optar por papel de parede?

Ambas as opções são válidas, depende mesmo do efeito que queres obter na decoração da casa. Pintar as paredes requer uma base lisa, um bom acabamento e é mais fácil de substituir. A tinta dá-nos um acabamento uniforme, mais tranquilo, e faz com que o foco da decoração da sala ou do quarto recaia sobre outros elementos. Na hora de colocar um papel de parede não é imprescindível que a superfície esteja livre de defeitos. E podemos escolher diferentes padrões e texturas e personalizar cada divisão.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Qual a importância das torneiras?

As torneiras são, nada mais nada menos, do que um elemento técnico que tem uma função bem definida. E todas são diferentes consoante essa mesma função: as torneiras da cozinha são altas, as dos lavatórios são menos altas e as do duche têm várias saídas de água. As torneiras estão sujeitas a muito uso e, por isso, é importante que sejam de qualidade, pois podemos ter problemas de fugas de água até inundações.

Reformar a casa: respostas às 10 dúvidas mais comuns
Imagem de Jeyaratnam Caniceus por Pixabay

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta