Querer mudar a casa e não saber por onde começar. Especialistas da Casas com Design explicam em entrevista o que se pode e deve fazer.
Comentários: 0
Projetos de decoração e design de interiores
Joana Maria Pita - Designer de Interiores & Ana Marçal - Arquiteta Casas com Design

Comprar uma casa nova e não saber como decorá-la ou organizá-la. Mudar para uma casa usada e não saber o que fazer – ou por onde começar – para remodelar e aproveitar os espaços. É muito provável que a maioria das pessoas se identifique com qualquer um destes cenários. A verdade é que o design de interiores pode ter um impacto positivo na vida das pessoas. A casa influencia o nosso bem-estar, e ainda que a beleza estética de um espaço seja importante também para isto, hoje em dia espera-se que seja, sobretudo, funcional. Joana Maria Pita, designer de interiores, e Ana Marçal, arquiteta, da Casas com Design, explicam ao idealista/news porque é que um projeto de decoração e design de interiores pode fazer a diferença: numa casa grande, mas ainda mais numa casa pequena.

Muitas pessoas têm um sonho de viver numa casa com design. Mas as especialistas lembram que uma casa com design não é, certamente, apenas uma decoração bonita. O aproveitamento inteligente dos espaços é a linha “mestra” a seguir: querem-se ambientes organizados, confortáveis e harmoniosos. E desengane-se quem pense que o design de interiores só vale para as casas grandes, pelo contrário.

Os ambientes influenciam muito o nosso humor e estado de espírito. Os espaços interiores, seja em casa ou no trabalho, são as nossas paisagens diárias

De acordo com Joana Maria Pita e Ana Marçal, numa casa pequena o design de interiores é extremamente importante. “Uma vez que o espaço é pouco, a tendência acaba por ser abarrotar divisões pequenas com mobiliário e poucas alternativas de arrumação”, dizem. Numa casa grande, por outro lado, e apesar de parecer muito fácil decorar os ambientes, porque há muito espaço, é preciso chegar a um ponto de equilíbrio.

“Os ambientes influenciam muito o nosso humor e estado de espírito. Os espaços interiores, seja em casa ou no trabalho, são as nossas paisagens diárias. E todos conhecemos a sensação de entrar num ambiente desorganizado, escuro, sem uma linha estética… Em contraste com a sensação que experimentamos ao entrar num lugar bonito, harmonioso, bem decorado e organizado”, referem, frisando que os ambientes que frequentamos dão-nos bons indicadores do bem ou mal-estar que sentimos a maior parte do tempo.

Nesta entrevista escrita para o idealista/news, a dupla de projetos da Casas com Design falam sobre a importância da decoração e design de interiores, dão dicas de como conseguir um equilíbrio entre a estética dos espaços e a funcionalidade, através de exemplos práticos, e ainda identificam os principais erros que as pessoas cometem durante este processo de remodelação de uma casa.

Decoração de casa pequena
Projeto Smart Storage Bedroom Casas com Design

Quando e como surgiu a Casas com Design?

A Casas com Design surgiu há 10 anos (maio de 2011), a partir de uma paixão em comum pelo design de interiores e como forma de incentivar e valorizar a cultura do design, muito mais estabelecida lá fora. Nesse sentido, a nossa missão passa por desenvolvê-la e incrementá-la em Portugal.

A Casas com Design surgiu primeiro como loja online de mobiliário de design, onde vendemos artigos de decoração e todo o tipo de mobiliário de design, de centenas de marcas, nacionais e internacionais. O nosso objetivo inicial era tornar o mobiliário de design acessível a todos, já que na altura não havia ainda muitas plataformas online com artigos de design diferenciados. Assim, a Casas Com Design nasceu muito pela vontade de democratizar o design e oferecer alternativas ao público, nomeadamente alternativas de design com qualidade.

Depois dessa primeira fase a empresa cresceu para a loja física, em Lisboa, na Avenida de Paris, porque muitos dos clientes queriam ver os produtos em mão e experimentá-los. Daí até aos projetos de design foi um "pulinho". Os clientes começaram a pedir também sugestões de decoração, aconselhamento, e não apenas a encomenda de peças isoladas, portanto o conceito da empresa foi progredindo consoante as necessidades que nos foram chegando ao longo do tempo.

Casas com Design
Loja em Lisboa Casas com Design

Hoje temos duas lojas abertas ao público, ambas na Avenida de Paris, em Lisboa. Crescemos não só pela necessidade de mais espaço para exibição do mobiliário, mas também numa tentativa de apresentar ao cliente as nossas diversas áreas de atuação. Sendo uma das lojas mais direcionada ao cliente de projeto e ao mobiliário de design, com destaque para o design escandinavo, a linha estética com que mais nos identificamos. Na outra loja tentamos apresentar uma linha estética mais abrangente, com artigos de decoração diversificados e onde temos em exposição também a nossa marca de design infantil, a Iuuppi.

Que serviços oferecem e a que tipo de projetos se dedicam?

Gostamos de dizer que somos uma empresa muito autónoma na criação de projetos de design de interiores, porque temos uma equipa especializada e diversificada, por isso fazemos tudo “cá em casa”. Do design à marcenaria, da arquitetura à decoração, do marketing à logística, temos uma equipa diversificada e profissional que nos permite oferecer vários serviços de design e decoração. Desde a realização dos projetos de design de interiores, projetos 3D, arquitetura de interiores, fabrico próprio e serviços especializados de decoração, como confeção têxtil, estofos, aplicação de papel de parede, soluções de iluminação, serviços de pintura. Além disso, destacamos ainda o serviço de mobiliário por medida, que é uma grande mais valia da nossa empresa e um serviço muito requisitado pelos nossos clientes, precisamente por oferecer soluções à medida, para qualquer tipo de móvel (estantes, sofás, camas, bancadas de cozinha, etc).

Decoração de cozinhas
Design de cozinha Casas com Design

Quanto aos projetos também somos muito versáteis, já que realizamos projetos de espaços residenciais, casas inteiras ou apenas algumas divisões, espaços exteriores, e também de espaços empresariais, comerciais ou turísticos. Estamos, de momento, a realizar um projeto de uma clínica dentária, por exemplo. Embora o mais comum sejam os projetos residenciais, adoramos aceitar desafios que nos fazem procurar novas ideias e novas soluções.

Qual o perfil de clientes? Mais nacionais ou estrangeiros?

Assim como a nossa marca, também os nossos clientes são muito diversificados. Temos desde clientes nacionais, estrangeiros a viver em Portugal, até portugueses a viver no estrangeiro, pelo que é difícil definir um perfil único de clientes. Estamos, inclusive, a realizar de momento um projeto de design de interiores num apartamento em Amesterdão, que já está em fase de finalização. Representa para nós um grande voto de confiança, ter portugueses a viver fora e, ainda assim, a procurar os nossos serviços nacionais.

Decoração de sala de estar
Projeto de design sala de estar Casas com Design

Que impacto teve a pandemia no vosso negócio?

A pandemia trouxe vários clientes novos à nossa empresa, sem dúvida que o facto de as pessoas começarem a estar mais tempo em casa as levou a perceber a importância de otimizar os espaços interiores.

Ter uma “casa com design” continua a ser o sonho de muitas pessoas. Mas o que é, afinal, uma “casa com design”?

Uma casa com design tem por base um projeto de design de interiores que leva muito mais em conta do que apenas a beleza estética de um espaço. Entre vários outros fatores, leva em consideração a funcionalidade, o aproveitamento inteligente do espaço, a harmonia dos elementos que compõem o ambiente, a conjugação de cores, estratégias para incorporar sistemas indispensáveis às habitações. Pode por vezes acontecer, num projeto de design de interiores, ser necessário reorganizar espaços, demolindo ou construindo novas paredes. A equipa de design analisa a casa ou divisão e estrutura-a da forma mais funcional possível para que possa ser aproveitado todo o espaço disponível de modo inteligente, garantindo a estética e harmonia do ambiente.

Uma casa com design tem por base um projeto de design de interiores que leva muito mais em conta do que apenas a beleza estética de um espaço. Entre vários outros fatores, leva em consideração a funcionalidade, o aproveitamento inteligente do espaço

Para simplificar podemos dizer que uma casa com design é uma conjugação de estética e funcionalidade. Encontrar a melhor relação entre estética, conforto e funcionalidade é um verdadeiro desafio, por isso é que há profissionais a estudar com afinco, como na empresa Casas Com Design, para criar projetos de sonho, verdadeiras casas com design. Que é o mesmo que dizer casas com harmonia, estética, funcionalidade, organização, conforto e, acima de tudo, bem-estar.

Como é que este conceito se aplica numa casa pequena? E numa casa grande?

Numa casa pequena o design de interiores é extremamente importante. Uma vez que o espaço é pouco, a tendência acaba por ser abarrotar divisões pequenas com mobiliário e poucas alternativas de arrumação. Para uma boa organização e, sobretudo, para garantir que cada espaço é muito bem aproveitado, sem sobrecarregar os ambientes, o design de interiores é uma ferramenta essencial para encontrar soluções inteligentes. Uma das nossas soluções mais procuradas são os espaços para arrumação. Um bom exemplo é o projeto Smart Storage Bedroom, onde a solução para arrumação foi criar uma estrutura de móveis desenhados por medida, acima da cama e em torno dela. Com acabamento em "off white", estes armários acabaram por criar uma sensação acolhedora e confortável no quarto e não de demasiado cheio pois parecem quase embutidos na parede. 

Decoração de casa pequena
Projeto Smart Storage Bedroom Casas com Design

Já numa casa grande, e por oposição, pode parecer muito mais fácil decorar os ambientes, afinal há bastante espaço para todos os móveis. Mas aqui o desafio acaba por ser encontrar um ponto de equilíbrio e garantir que o espaço amplo não se torna pouco aconchegante. Afinal queremos criar um lar confortável e acolhedor.

Aqui a estratégia passa pela escolha do mobiliário e distribuição inteligente dos componentes da casa, por exemplo, recorrendo a peças chave como sofás modulares que nos dão liberdade para criar formatos dinâmicos e unir divisões. Criar 'open spaces' e utilizar mobiliário adequado para dividir ambientes pode ser outra estratégia. Aqui é igualmente importante não cair na tentação de encher a casa de mobiliário por existir muito espaço, mas também não a deixar demasiado vazia e sem uma linha de decoração.

Em cada projeto que realizamos cada casa é um caso, e a importância de recorrer a profissionais de design de interiores passa exatamente por garantir soluções inteligentes para aquela casa em particular, e evitar o 'one size fits all'. Portanto, não existe uma solução que se adapte a todas a casas pequenas nem a todas as casas grandes. Mas uma equipa como a Casas Com Design conhece as ferramentas, as marcas, as opções do mercado e perante um desafio consegue encontrar a solução mais adequada.

No fundo ninguém se sente bem a viver numa “casa de catálogo”. As nossas casas têm uma importância muito grande na nossa vida, já que elas são o nosso refúgio e representam o nosso lugar seguro no mundo.

Ter uma “decoração bonita” não é suficiente. Porquê?

No fundo ninguém se sente bem a viver numa “casa de catálogo”. As nossas casas têm uma importância muito grande na nossa vida, já que elas são o nosso refúgio e representam o nosso lugar seguro no mundo. A casa é onde partilhamos as experiências mais íntimas com as pessoas que nos são queridas e é onde criamos a nossa família. Por isso, hoje em dia, mais do que uma decoração bonita, os nossos clientes procuram soluções funcionais, organização, harmonia. O exterior é um reflexo do que temos dentro, e isso espelha-se muito bem nas nossas casas. Procurar alcançar uma casa funcional, organizada, visualmente agradável, confortável e que se adapta e responde às nossas necessidades, automaticamente influencia a nossa qualidade de vida, o nosso bem-estar e a nossa própria vontade de sermos mais organizados e eficientes nas respostas aos problemas da nossa vida.

Decoração de quarto infantil
Projeto de design quarto infantil Casas com Design

Que tipo de projetos de decoração e design de interiores são mais requisitados atualmente? Remodelações de casas inteiras ou divisões? Como cozinhas, casas de banho...etc.

Os projetos mais requisitados são, por norma, os projetos de quartos e salas de estar. Mas também temos muitos projetos de 'open spaces' de sala de jantar com sala de estar, cozinhas e, desde o início da pandemia, apareceram também muitos projetos de escritórios.

Acreditam que o design de interiores pode ter um impacto emocionalmente positivo na vida das pessoas? Se sim, em que medida?

Claro que sim. Os ambientes influenciam muito o nosso humor e estado de espírito. Os espaços interiores, seja em casa ou no trabalho, são as nossas paisagens diárias. E todos conhecemos a sensação de entrar num ambiente desorganizado, escuro, sem uma linha estética… Em contraste com a sensação que experimentamos ao entrar num lugar bonito, harmonioso, bem decorado e organizado. Qual destas sensações é que experimentamos mais vezes no nosso dia a dia? Basta olhar à volta, olhar para os ambientes interiores que frequentamos. Isso dar-nos-á também um indicador do bem ou mal-estar que sentimos a maior parte do tempo.

Basta olhar à volta, olhar para os ambientes interiores que frequentamos. Isso dar-nos-á também um indicador do bem ou mal-estar que sentimos a maior parte do tempo.

Quais são os principais erros de organização (e decoração) que as pessoas cometem?

Quando decoramos a nossa casa autonomamente empreendemos uma tarefa que dura vários dias. Vamos às compras, escolhemos artigos que gostamos, comparamos preços, dividimos custos, este mês compramos o sofá e no próximo o aparador. Quando o ambiente estiver concluído podemos vir a aperceber-nos de que afinal as peças não conjugam tão bem entre si. Ou que aquele móvel ocupa demasiado espaço. Afinal o sofá não é bem aquele que precisávamos. São estes erros que saem caro, pois afinal gastámos o dinheiro e continuámos com problemas por solucionar.

Como conseguir o equilíbrio entre a estética dos espaços e a funcionalidade?

Primeiro devemos identificar as nossas necessidades para cada divisão e a partir daí, aliar o conceito estético à funcionalidade. Este método deve ser adotado para todas as decisões e escolhas que façamos para o nosso espaço. Através de um projeto de design de interiores, o designer projeta os ambientes como um todo. Cria maquetes, elabora imagens em 3D que permitem ver o resultado final de uma divisão antes de estar terminada. Desta forma, é possível visualizar, desde logo, se o ambiente sugerido funciona para o espaço em questão.

Quais são as grandes tendências do momento?

Conseguimos notar uma forte tendência para o elemento natural, cada vez mais presente e requisitado nos nossos projetos. A preferência por materiais ecológicos, sustentáveis e nobres, a valorização das peças artesanais, elaboradas com um maior rigor. Nota-se uma consciência maior sobre as peças escolhidas, tanto na sua origem como o destino que poderão vir a ter.

Há algum trabalho recente (ou vários) que gostassem de destacar?

O Projeto Full House  foi um projeto de design de interiores de uma moradia inteira perto da praia. Foi um projeto especial porque foi criado desde a fase inicial de construção, e por isso foi possível intervir em todas as fases de projeto. Desenhámo-lo para um casal jovem com filhos que desejava acima de tudo ter uma casa prática, organizada, confortável e funcional mas que, ao mesmo tempo, conservasse uma decoração fresca, descomprometida e informal.

Decoração de quarto de casal
Design de quarto - projeto Full House Casas com Design

Para isso optámos por tecidos leves e confortáveis, cores neutras com apontamentos alegres e madeira clara. Pequenos e importantes detalhes como a escolha das cortinas, foram cruciais, neste caso, pensado de forma a privilegiar a boa luz natural que a casa já tinha por si só.

Decoração de quarto infantil
Projeto de design quarto infantil Casas com Design

Recentemente, o Projeto Smart Storage Bedroom também foi um projeto muito bem sucedido e que gostámos bastante. Ele apresenta uma solução de arrumação para quartos relativamente pequenos que funciona muito bem. Neste projeto em particular, o principal objetivo era criar muita arrumação, já que o quarto não tinha roupeiro, mas sem sobrecarregar o espaço, garantindo um ambiente harmonioso e 'clean'. A estratégia passou por desenhar móveis por medida, com acabamento em 'off white' e linhas direitas, ao redor da cama, para dar o efeito visual de estarem embutidos na parede e não parecer que estão a ocupar espaço no quarto.

Decoração de casa pequena
Projeto Smart Storage Bedroom Casas com Design

Esta estratégia funcionou muito bem a nível visual e funcional. Além de preservar a harmonia no espaço criou um ambiente bastante aconchegante na zona da cama. A nível estético, para este quarto, pretendia-se criar um ambiente claro, luminoso, em tons pastéis, com linhas direitas, onde a simplicidade e o bom gosto sobressaíssem, de uma forma muito subtil e elegante. Todo o mobiliário deste quarto, desde a cama, aos armários, mesas de cabeceira, foram desenhados por nós e produzidos por medida pela nossa marcenaria. 

O projeto de design em si pode começar nos 310 euros, variando caso se trate apenas de uma divisão, várias ou toda a habitação. O orçamento final, que contempla todo o mobiliário e serviços especializados de design, depende sempre do budget do cliente

Quanto custa um projeto de decoração e design de interiores?

O projeto de design em si pode começar nos 310 euros, variando caso se trate apenas de uma divisão, várias ou toda a habitação. O orçamento final, que contempla todo o mobiliário e serviços especializados de design, depende sempre do 'budget' disponível. Uma vez que trabalhamos com centenas de marcas, selecionamos os produtos de acordo com o orçamento de cada cliente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade