Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Obras em casa: 6 dicas para renovar a cozinha por menos de 1.000 euros

Nem sempre renovar a cozinha é sinónimo de grande despesa. Há pequenas coisas que se podem fazer sem gastar muito dinheiro.

Renovar a cozinha sem gastar muito
Habitissimo
Autor:

Talvez o estilo já tenha passado de moda ou apenas queiras dar um novo visual a este espaço. Provavelmente tens ideia que renovar a cozinha vai ser uma despesa enorme e voltas a duvidar se vale a pena. Não desistas, até porque nem sempre é preciso trocar os azulejos e armários por outros novos em “folha”. Deixamos-te algumas ideias do que podes fazer por menos de 1.000 euros.

Pintar azulejos e renovar o chão da cozinha

Renovar azulejos e chão da cozinha
Habitissimo

É uma forma rápida, simples e barata de te despedires daqueles azulejos que deixaram de ser tendência há anos. Se não queres fazer obras ou gastar muito, pinta-os. Se a cozinha for pequena, ainda ficarás com uma parte dos 1.000 euros. O que fazer com o que sobra? Se possível, colocar pavimento de vinil no piso antigo. Com estas duas mudanças, a cozinha ficará completamente diferente.

Armários de cozinha quase como novos

Novos armários de cozinha
Habitissimo

Não, não estamos a falar em mudá-los, mas em dar-lhes uma segunda vida. Podes consegui-lo de duas formas, desde que estejam em boas condições. A primeira é pintá-las ou envernizá-las. A segunda, é substituir apenas as frentes (portas e gavetas). Se sobrar dinheiro também poderás aproveitar para mudar os puxadores.

Trocar a bancada da cozinha

Substituir a bancada de cozinha
Habitissimo

A bancada da cozinha é um dos elementos que mais sofre nesta divisão, sendo também parte integrante do seu estilo. Podes escolher entre uma infinidade de materiais, mas com esses 1.000 euros podes talvez aventurar-te na escolha de um granito ou um quartzo, num modelo simples, desde que a cozinha não tenha bancada infinita, claro.

Se escolheres um material mais acessível, como madeira ou laminado, terás dinheiro para mudar mais umas coisas.

Abrir a cozinha para a sala de estar

Renovar a cozinha sem gastar muito
Habitissimo

Se a tua sala de estar e a cozinha estiverem conectadas, uma ideia mais barata do que pensas será eliminar a divisória. A divisão irá ganhar luminosidade e maior sensação de amplitude. Vai ser uma nova cozinha sem mudares quase nada.

Fazer um pequeno escritório na cozinha

Cozinha com escritório
Habitissimo

A menos que a tua cozinha seja realmente pequena, podes tentar criar um pequeno escritório. Não se trata apenas de colocar uma mesa e cadeiras com estilo, mas de fazer um canto especial. O que propomos é mudar as paredes desse canto para diferenciar os espaços – podes fazê-lo colocando painéis vinílicos ou papel de parede.  

No chão, um tapete bonito será suficiente. Se a cozinha for muito pequena, troca a mesa e as cadeiras, por exemplo – e já terás um novo espaço.

Pequenas mudanças que fazem a diferença

Estamos agora a falar de pequenas melhorias que, somadas, não vão custar mais do que aqueles 1.000 euros e que vão também tornar a cozinha diferente. Podes trocar o lava loiça e torneira antigas por outras com linhas mais modernas. E também podes renovar os têxteis ou colocar algum elemento decorativo e funcional, como faixas de luz LED.