A inProjecta está de regresso à Exponor, entre os dias 26 a 28 de fevereiro do próximo ano, sob o lema “From Concept to Emotion”, com o mote de potenciar a experiência emocional que os espaços, materializados após a fase de projeto, incutem nos utilizadores.
A Feira Internacional do Porto garante que as propostas apresentadas nesta segunda edição da feira vão envolver e inspirar a comunidade profissional de arquitetura e design de interiores, através forma, dos elementos visuais, sensoriais e narrativos, convertendo os detalhes em emoção e os espaços em experiências memoráveis.
Esta edição, refere em comunicado a organização do evento, conta novamente com a curadoria do designer André Teoman que, além de participar na elaboração do programa de iniciativas e conectar as empresas expositoras com os visitantes profissionais, também contribuirá para a análise dos projetos dos expositores.
São esperados vários profissionais, desde arquitetos e designers de interiores, até decoradores, profissionais do setor hoteleiro e 'traders', que justificam a seleção cuidada de empresas e projetos presentes, para “assegurar uma oferta de elevado valor acrescentado”, segundo Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor.
“Como se percebeu na edição de arranque da inProjecta, a fileira casa portuguesa tem nos últimos anos sabido inovar e criar tendências marcantes no domínio do design de interiores, mobiliário e hotelaria. Circunstâncias que não são alheias a processos produtivos que têm conseguido não só incorporar as indústrias criativas como também preocupações crescentes de elementos como a marca, o design, a sustentabilidade e a experiência do consumidor. Fundamentos que, por sua vez, têm robustecido tanto a arte do saber-fazer português, como a qualidade e a flexibilidade produtivas, bem como a capacidade de personalização”, explica o responsável.
Na edição deste ano, a inProjecta recebeu 3.892 profissionais. Entre eles estavam vários visitantes internacionais: de Alemanha, Andorra, Bélgica, Brasil, Chéquia, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Suíça.
Uns dos grandes destaques da feira em 2026 serão as novidades de fabricantes, marcas e representantes nas áreas do mobiliário, estofos, iluminação, colchoaria, tecidos de decoração e revestimentos, interiores e ambientes, segmentos de cama, mesa e banho (cerâmica, cutelarias, têxtil-lar e acessórios), escritório, exteriores,e wellness.
Amélia Estêvão, responsável de marketing na Exponor, acredita que esta 2ª edição terá um maior número de empresas participantes, assim como uma oferta mais diversificada. “Estamos a trabalhar para que o crescimento seja gradual, mas sustentado, sempre alinhado com as expectativas dos profissionais do setor”, revela.
Criativos emergentes e projetos inovadores premiados
O evento contará com o Prémio inProjecta Creative Call, que pretende premiar criativos emergentes, incluindo estudantes, e projetos inovadores nas áreas do design, arquitetura de interiores e do artesanato. Estes projetos podem ser protótipos funcionais em tamanho real. Este prémio foi atribuído, na primeira edição da feira, a um conceito de tapeçaria modular (Konjunto) - da autoria do casal britânico David Barnes e Esther Harris - que reutiliza restos da indústria portuguesa do calçado.
Destaque ainda para o inProjecta Pop-up, uma iniciativa que pretende levar a criatividade, identidade e o talento das marcas e dos criadores da feira diretamente ao coração do Porto. Este projeto, que passa pela transformação de espaços da cidade do Porto em montras de design, estará sob a curadoria do designer André Teoman.
Há ainda que fazer referência a mais dois aspetos importantes do evento: o Espaço Criadores, que dá destaque à nova geração, principalmente às propostas que integram materiais e técnicas ancestrais com desenhos contemporâneos na criação de linguagens estéticas distintivas, e as inProjecta Talks, palestras e workshops com especialistas do setor.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta