As sugestões de Rita Fazenda, Editora e Publisher no Grupo Leya, para o idealista/news.
Comentários: 0
Livros indispensáveis na quarentena (para miúdos e graúdos)
Photo by Thought Catalog on Unsplash

O conforto do sofá é ótimo para ver séries e filmes, e igualmente um bom pretexto para fazer uma coisa que, muito provavelmente, andas a adiar há semanas ou meses: pôr a leitura em dia. “Aproveitar estes dias que temos de estar em casa para ler um livro que nos cative é uma óptima opção e das mais enriquecedoras porque nos distrai, nos ensina, nos move, nos toca e nos ajuda a desfocar do que estamos a passar”. As palavras são de Rita Fazenda, Editora e Publisher no Grupo Leya, que, a pedido do idealista/news, elaborou uma lista de livros (para miúdos e graúdos) indispensáveis para a esta quarentena.

A Editora e Publisher lembra que “podemos encomendar os livros on-line e recebê-los confortavelmente em casa, ainda mais porque a maioria das livrarias on-line estão a oferecer os portes e as independentes também”, ou em alternativa, ler em “e-book comprado à distância de um clique e que está no nosso ecrã em minutos”.

Deixamos-te de seguida a lista de sugestões, com respetivas sinopses.

SCRUM - MANUAL DE INSTRUÇÕES, de J.J. Sutherland, Lua de Papel

Scrum é a arma secreta usada por muitas das mais bem-sucedidas empresas do mundo. Google, Facebook, Amazon e Apple são apenas algumas das que que recorrem a esta ferramenta para acelerar a inovação, afinar o foco nos clientes e diminuir drasticamente o tempo de tomada de decisões. Scrum é uma framework Agile de desenvolvimento de projetos, e em anos recentes saiu definitivamente do nicho das empresas de software e tecnológicas. J.J. Sutherland e a sua equipa expandiram a aplicação para áreas que vão do sector bancário à mineração, passando pela saúde e biotecnologia.

AMOR EM TEMPOS DE CÓLERA, Gabriel Garcia Marques, D. Quixote

Considerado por alguns, uma das mais bonitas histórias de amor jamais escrita em livro, Amor em tempos de Cólera, acompanha a história de amor de Florentino Ariza e Fermina Daza que com inicio um século antes do seu final, precisa de mais de 51 anos para se vir a concretizar, resistindo a desamores, guerras e um surto de cólera. O autor explora neste livro temas como a morte, a decadência e a ideia de se estar doente de amor. Sempre com um tom de resistência surrealista muito característico da literatura sul-americana, Gabriel Garcia Marques deixa-nos preso a esta história de início ao fim.

Ou

A PESTE, Albert Camus, Livros do Brasil

Este livro juntamente com o “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago têm sido os títulos mais vendidos desde que começou a pandemia a nível mundial. Tendo sido Itália o primeiro país a registar esse aumento de vendas. Publicado pela primeira vez em 1947, A Peste, considerada a grande obra de Albert Camus, relata a história de pessoas que descobrem a solidariedade em meio de um surto de peste bubónica, que assola a cidade de Orão na Argélia, que fica sujeita a quarentena tornando-se claustrofóbica e irrespirável. Fazendo-nos questionar sobre temas tão diversos como se realmente teremos um destino traçado, ou da condição humana ser a mais frágil de dentro do reino animal, neste livro, os seus personagens ajudam a mostrar os efeitos que o flagelo causa na sociedade, num clássico do escritor absurdista, em que a peste bubónica serve como metáfora dos horrores da Segunda Guerra Mundial.

O DIÁRIO SECRETO DE HENDRIK GROEN AOS 83 ANOS E ¼, Hendrik Groen, Editorial Presença

Um livro que foi bestseller internacional em vários países quando foi lançado. Muito provavelmente pelo arrojo na escrita, pela honestidade desarmante e o humor de quem já vivei tanta coisa que não tem já filtro para lidar com as mesquinhezes. Assim é Hendrik Groen que pode estar velho, mas ainda muito longe de estar morto, e espera não ser enterrado tão cedo. Os seus passeios diários são cada vez mais curtos porque as pernas começam a dar de si, e as suas idas ao médico são agora mais frequentes do que ele gostaria. Hendrik está velho, mas quem disse que tem de viver confinado ao lar para idosos perto de Amesterdão esperando que a morte chegue? Quando o Ano Novo começa, decide escrever o seu diário. E este livro é uma viagem por essas palavras e essa vida que já viu tanto.

SILÊNCIO NA ERA DO RUÍDO de Erling Kagge, Quetzal

Este livro é uma espécie de viagem pela memória do explorador Noruguês Erling Kagge, que passou cinquenta dias a percorrer sozinho a Antártica, tornando-se a primeira pessoa a chegar ao Polo Sul sozinha, tendo como companhia apenas um rádio cujas baterias ele havia retirado antes de empreendera viagem. Silêncio na Era do Ruido é como uma meditação extraordinária e com um poder de transformação imenso, onde Kagge explora o silêncio à nossa volta, o silêncio dentro de nós e o silêncio que devemos criar. Ao longo das páginas do livro vai recordando as suas próprias experiências e abordando outras que leu de poetas, artistas e exploradores. Kagge consegue mostrar-nos o quanto o silêncio é essencial para a nossa sanidade e felicidade – e como nos pode abrir as portas para um sentimento de gratidão e para aptidão de nos voltarmos a maravilhar com o mundo.

+VIDA, + SAÚDE, + TEMPO, Doutor Manuel Pinto Coelho, Oficina do Livro

Neste livro o Doutor Manuel Pinto Coelho mostra-nos como, através da alteração dos nossos hábitos quotidianos, é possível viver mais, com mais saúde e mais felizes. Com gestos simples, mas empenhados, podemos reduzir a incidência e os sintomas de várias patologias, das mais simples às crónicas, bem como impedir o aparecimento de doenças mais e menos graves. Mudar a alimentação, suplementar com nutrientes e hormonas, instituir a prática de exercício físico, são alguns dos fatores primordiais que pode alterar no seu dia-a-dia e assim contribuir para o seu bem-estar. Segundo o autor não podemos evitar o envelhecimento, mas conseguimos se nos cuidarmos, viver melhor cada etapa da nossa vida. Pode começar hoje.

Literatura infanto-juvenil

  • Livros infantis

VALENTE VALENTINA/MIGHTY VALENTINA, de Andreia Nunes (texto) e Rachel Caiano (ilustração), Caminho [EDIÇÃO BILINGUE]

Valentina é, como todas as crianças, uma imensidão intergaláctica de criatividade. É nesse espaço que se realizam todos os sonhos e todas as realidades.

Valentina queria ser a primeira astronauta e afastar-se tanto, mas tanto, que o mundo ficaria do tamanho de uma ervilha azul, sem muros e sem fronteiras: uma ervilha de todas e de todos.

Como todas as Valentes Valentinas ela realizou o seu sonho, colecionou planetas e constelações, desafiou o medo e, com ele, todos os limites gravitacionais, espaciais e temporais. As Valentinas são eternas e vivem em cada uma e em cada um de nós. Basta acreditar.

PORTUGUESAS EXTRAORDINÁRIAS: MULHERES DE CORAGEM À FRENTE DO SEU TEMPO, de Maria do Rosário Pedreira (texto) e Elsa Martins (ilustrações), Booksmile

Conhece algumas das portuguesas mais corajosas da nossa História!

As mulheres portuguesas são famosas por serem trabalhadoras, lutadoras, carinhosas e dedicadas. Cavaleiras, empresárias, politicas… Ao longo da História, várias foram as que se rebelaram contra convenções e obstáculos e alcançaram feitos incríveis que mudaram Portugal e o Mundo.

Este livro, com ilustrações apelativas, biografias, curiosidades e factos históricos fascinantes, celebra algumas das mais importantes portuguesas que se destacaram em diferentes áreas, da política às letras e ao empreendedorismo.

Fica a conhecer as pioneiras que abriram caminho para futuras gerações de mulheres extraordinárias! Josefa de Óbidos; Catarina de Bragança; Vieira da Silva; Catarina Eufémia; Maria de Lourdes Pintasilgo; Maria Lamas; entre outras.

TEO PATUFA, VOLUME 2: O TESOURO DO CUECA AZUL, de Ana Luísa Pais, Dom Quixote

Atenção, marujos, todos a seus postos! Levantem a âncora! Icem as velas! Agarrem bem o leme porque uma nova aventura vai começar!

E que aventura!!! Uma aventura salgada e muito, mesmo muitooooooooooooooo molhada! Por isso, encham as vossas boias, vistam os faltos de banho, calcem as barbatanas e tragam os chapéus de chuva! Ponham  a imaginação a funcionar e quando eu disser «três», abram este livro e mergulhem nesta aventura pugtástica, pugliciosa e super, hiper, mega divertida! Pugparados? 1... 2... 3

  • Livros juvenis

Lista elaborada com a ajuda de Ana L. Felgueira Maduro e Carla Teixeira Pinheiro, ambas Editoras de infanto-juvenil no Grupo Leya

Gravity Falls - Diário 3, de Disney, Publicações Dom Quixote

Olá a todos!
Chamo-me Alex Hirsch e sou o criador de Gravity Falls, das vozes do Ti-Avô Stan, do Soos, do Bill Cipher e do Velhadas McGucket e, quem sabe, dos teus pesadelos. Se és fã da série, ou apenas alguém que gosta de ficar confuso, deliciado e aterrorizado (por esta ordem), estás com sorte! Veio parar-te às mãos o tão cobiçado diário do Autor, 288 páginas coloridas de um verdadeiro tesouro cheio de segredos nunca antes revelados, monstros e mistérios da pacata cidade de Gravity Falls.

Vais conhecer o passado trágico do Ford, a localização do Scon Didinho, a Dimensão 52 e formas de atrair um “Ornitoxadrinco”. Inúmeras forças ocultas desejariam deitar a mão a este livro, portanto fica atento se alguém o tentar levar (especialmente se tiver olhos com brilho amarelo)! Mas o mais importante é que te divirtas. Afinal de contas, não existem lugares como Gravity Falls. Ou será que existem?

O Diário de um Banana - Livro 1: Um Romance com Cartoons, de Jeff Kinney, Booksmile

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe isso melhor do que o Greg Heffley, que se vê aprisionado na escola preparatória, onde fracotes minorcas dividem os corredores com miúdos mais altos e malvados que já fazem a barba.
Em O Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney apresenta-nos um herói improvável. Como o Greg diz no seu diário: "Não esperem que eu me ponha para aqui com “Querido Diário” isto e “Querido Diário” aquilo".
Felizmente para nós, o que o Greg diz e o que realmente faz são duas coisas muito diferentes. Acompanhado por cartoons simples mas não simplistas, este livro apela a jovens de todas as idades.

Os Cinco e a Ilha do Tesouro Coleção: Os Cinco Banda Desenhada - volume 1, de Enid Blyton, Oficina do Livro

Pela primeira vez, o Júlio, o David e a Ana vão passar férias a casa da tia Clara, onde conhecem a prima Zé, uma verdadeira maria-rapaz. Acompanhados pelo fiel cão Tim, partem à descoberta de um tesouro indicado num velho mapa que encontraram na ilha de Kirrin. Mas têm de ser rápidos, pois OS CINCO não são os únicos na caça ao tesouro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta