
Confinamento e teletrabalho são palavras que entraram definitivamente no nosso vocabulário, na sequência da pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, pode ser importante fazer (pequenas) remodelações em casa, ajustando-a ao novo dia a dia de quem nela vive. Explicamos-te tudo sobre este tema com a ajuda da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Estamos perante uma enorme tragédia mundial provocada pela Covid-19. Esta pandemia exige comportamentos individuais responsáveis, por forma a proteger a nossa família, mas também a dos outros. Com exceção daqueles que cuidam de nós, na área da saúde, na oferta de bens alimentares, na recolha do lixo doméstico e de muito outros, e a quem estamos gratos pela solidariedade manifestada, todos temos de ficar em casa.
Neste quadro novo, muitos dos nossos sonhos e objetivos tiveram de ficar adiados. Porém, os portugueses em épocas difíceis que já atravessaram, nomeadamente os nossos pais ou avós, são resilientes e acreditam que vencerão mais uma dura crise.
Estando a família confinada a casa, com pais em teletrabalho e filhos a terem aulas à distância, a época é de adaptação às exigências das circunstâncias. Estarás, certamente, também a transformar a tua casa em “escritório” e “escola”, mas muitas casas são pequenas e certamente haverá espaços em que o “escritório” também servirá de sala de refeições e o quarto das crianças também é “sala de aula”.
Já pensaste em pôr mãos à obra, envolver toda a família e recorrer ao ‘do it yourself’? Adquirir uma cadeira ergonómica para que te sintas confortável durante o dia a trabalhar e evitar problemas de saúde, obter uma iluminação adequada ou organizar locais de arrumação são algumas das tarefas a que podes desde já dedicar-te, não necessitando de profissionais habilitados.
Referimo-nos a pequenas remodelações que estarão ao alcance de quase todos e certamente não representarão um extra no orçamento já pesado para as finanças pessoais, ajudando até a concretizar os tais objetivos que vinham sendo adiados e para os quais “nunca temos tempo”.
Com um pouco de criatividade e imaginação poderás adaptar e alterar o estilo das divisões de casa, mudar ou rearrumar a mobília de lugar e remodelar o “velho” mobiliário, adotando um estilo de vida o mais saudável possível e minimizando o impacto negativo e a pressão que vivemos.
Aproveita também o momento para planificar uma remodelação futura e projetar rigorosamente as necessidades, identificando o tempo e fases necessárias e quais as divisões a incluir e efetuar algumas pesquisas, nomeadamente sobre profissionais habilitados para o fazer. Contabiliza e planeia rigorosamente os custos que tal acarretará, para uma avaliação da tua capacidade financeira e para que mais tarde possas poupar dinheiro.
Mas ao falarmos de remodelações em casa devemos ter sempre presente se somos proprietários ou arrendatários. Se a casa é tua, tens a oportunidade de efetuar a gestão das divisões como tu e a família bem decidirem, sem qualquer tipo de restrições. No caso de seres inquilino, a liberdade para modificar a casa nos espaços interiores e exteriores é muito mais limitada, sendo fundamental que desde logo fales com o senhorio.
Fica bem em tua casa! Estamos juntos!
Para poder comentar deves entrar na tua conta