Novos créditos habitação

Juros nos novos créditos habitação voltam a descer pela 4ª vez seguida

A grande maioria dos novos créditos habitação em Portugal continuam a ser contratados a taxas mistas, que estão mais acessíveis do que as taxas variáveis e indexadas à Euribor. Esta nova tendência de contratação de empréstimos para a compra de casa tem-se refletido na taxa de juro média dos novos contratos de crédito habitação que diminuiu pelo quarto mês consecutivo, fixando-se em 3,72% em fevereiro, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP). Ainda assim, o montante concedido em novos créditos da casa voltou a cair em fevereiro, assim como as renegociações e amortizações.
Fixar a prestação da casa

Quem fixar a prestação pode amortizar e transferir o crédito habitação

A fixação da prestação da casa já está disponível às famílias que estão com dificuldades em pagar as despesas com o crédito habitação. E a boa notícia é que quem aderir a esta medida de apoio do Estado pode avançar com outras estratégias na tentativa de aliviar a pressão da prestação da casa no orçamento familiar, podendo, por exemplo, amortizar o crédito habitação ou transferi-lo para outro banco.
Renegociar crédito habitação

Novas regras do crédito habitação aprovadas: o que muda

É oficial: o Conselho de Ministros já aprovou o decreto-lei que vem apoiar as famílias que estão a pagar prestações da casa mais caras por via da subida de juros. O diploma que estabelece medidas de mitigação da subida da taxa de esforço no crédito habitação destinado à compra de uma casa própria permanente obteve luz verde esta quinta-feira, dia 3 de novembro. E permite que os empréstimos habitação com taxas de esforço acima de 36% possam ser renegociados sem penalizações. Explicamos tudo o que tens de saber antes de renegociar o crédito habitação.
dívida das famílias com a casa atinge valores mínimos

dívida das famílias com a casa atinge valores mínimos

as taxas de juro em mínimo histórico estão a acelerar o ritmo de amortização dos créditos, encolhendo o montante em dívida das famílias portuguesas junto dos bancos relativamente ao crédito à habitação. o montante baixou em abril pelo 20º mês consecutivo, atingindo o valor mínimo registado em 2009