Tens algumas poupanças e queres pagar parte ou a totalidade do empréstimo da casa? É possível, mas há detalhes a ter em conta.
Comentários: 0
Amortizar crédito habitação
Foto de Mikhail Nilov en Pexels

A venda de casas está ao rubro em Portugal, superando já os números de 2019. E com as poupanças das famílias em alta, os juros em baixa e as condições favoráveis aos empréstimos bancários, a corrida ao crédito habitação está a instalar-se no país. A partir daí, há uma prestação mensal a pagar ao banco. Mas há outra forma de pagar o empréstimo da casa: amortizando o valor. Como funciona? Contamos tudo.

Antes de mais, importa saber que amortizar o crédito habitação significa liquidar o valor em dívida – reembolso total ou parcial – antes do término do contrato. Mas esta operação não está isenta de custos e há vários detalhes a ter em conta. "A questão central passa por perceber se a descida da prestação mensal compensa em relação aos gastos da amortização. Só fazendo as contas é que é possível chegar a uma conclusão", tal como explicam os especialistas do idealita/créditohabitação. 

No que diz respeito à comissão de amortização do crédito habitação, a mesma varia de banco para banco e é influenciada pela taxa de juro contratada, seja ela fixa ou variável.

Amortização do crédito habitação
Foto de Alexander Suhorucov en Pexels
Mas, mesmo assim, existem tetos máximos para cada uma:

  • Contratos com taxa de juro variável, a amortização do crédito habitação não pode ser superior a 0,5% do capital reembolsado;
  • Contratos com taxa de juro fixa, a comissão de amortização do crédito habitação não pode ultrapassar 2% do capital reembolsado.

Há ainda alguns casos em que está prevista a isenção da comissão do crédito habitação, como, por exemplo, em caso de desemprego, deslocação profissional ou morte de um dos titulares do contrato.

Vantagens de amortizar o crédito habitação
Foto de Gustavo Fring en Pexels

Amortizar crédito habitação: como fazer e quais as vantagens?

Depois de tomada a decisão de amortizar o crédito habitação é fundamental que comuniques essa intenção à instituição bancária onde contraíste o empréstimo. Os prazos podem variar consoante o banco, mas podes consultar no teu contrato qual é o tempo de antecedência necessário.

Outro ponto importante passa por tem em atenção os detalhes do contrato do crédito habitação:

  • Amortização antecipada parcial: pode ser feita a qualquer momento, sem valor mínimo a reembolsar. Apenas terás de avisar a instituição bancária em questão e o pagamento da amortização deverá coincidir com a data de pagamento da prestação mensal;

Amortização antecipada total: aqui existem dois prazos distintos:

  1. Se pretendes amortizar totalmente o teu crédito deverás avisar a tua instituição bancária com antecedência e o pagamento deverá coincidir com a data da prestação mensal.
  2. Se a amortização deriva da venda da casa, terás de fazer um pré-aviso ao banco para que possa ser emitido o distrate da hipoteca - ou seja, o documento que extingue a dívida do crédito - para ser posteriormente apresentado na escritura.

Como amortizar o crédito habitação
Foto de Kampus Production en Pexels
E quais são as vantagens em amortizar o crédito habitação? Aqui enumeramos algumas:

  • Tranquilidade: ter menos dívidas ao banco, regra geral, é mais tranquilizante emocional e financeiramente;
  • Menor dependência: ao amortizar o crédito habitação é possível ainda reduzir o crédito e solicitar a redução do prazo da dívida;
  • Possibilidade de novos créditos: perante o banco, um cliente que amortize o crédito é um bom pagador e, por isso, poderá facilitar futuros pedidos de crédito.

Passos para amortizar o empréstimo da casa
Foto de Elina Fairytale en Pexels

Amortização do crédito habitação: afinal compensa?

Na hora de decidir amortizar o crédito habitação, é muito importante fazer (bem) as contas. A questão fundamental antes de decidir é perceber se a descida de prestação mensal, compensa em relação aos gastos da amortização. Em grande parte dos casos a resposta é afirmativa, mas só se justifica para valores avultados. Mas claro que cada caso é um caso. E se pensares em pedir um novo empréstimos já sabes que o melhor é comparar as ofertas do mercado.

Já existem várias opções de simulação que permitem perceber todos os gastos e ganhos de amortizar o crédito habitação. No final, a decisão será sempre tua.

Como amortizar o empréstimo da casa
Foto de Tima Miroshnichenko en Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta