Em causa estão pedidos feitos por jovens até aos 35 anos aos bancos Santander, Caixa Geral de Depósitos, BPI, Novo Banco e BCP.
Comentários: 0
Garantia pública no crédito habitação em Portugal
Freepik

Os cinco maiores bancos a operar em Portugal – Santander, Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI, Novo Banco e BCP – já receberam mais de 2.800 pedidos de crédito habitação ao abrigo da garantia pública para apoiar jovens a comprar a primeira casa. De recordar que foram 18 as instituições bancárias que aderiram à medida, pelo que o número tende a ser mais elevado. 

Segundo o Público, que cita uma fonte oficial do banco Santander, só a instituição recebeu “mais de 1.000 pedidos que correspondem a mais de 200 milhões de euros de crédito hipotecário". Já a CGD recebeu mais de 800 pedidos de adesão, correspondendo a 141 milhões de euros de crédito total pedido. O banco público é, de resto, a instituição com o segundo maior apoio disponível, tendo uma quota de 257 milhões de euros.

Segue-se na lista, de acordo com o Expresso, o BCP, com cerca de 500 pedidos de empréstimos, num montante total de cerca de 78 milhões de euros, o que corresponde a cerca de 11,7 milhões garantidos pelo Estado. Novo Banco (cerca de 300 pedidos) e BPI (mais de 200 pedidos) completam o top5. 

Como funciona a garantia pública? E qual o impacto esperado?

A garantia pública para o crédito habitação concedido a jovens até 35 anos foi criada em julho do ano passado pelo Governo, segundo justificou, como medida para facilitar o acesso a casa própria por jovens quando se vive uma crise de habitação (já em vigor desde agosto estão as isenções de IMT e Imposto do Selo na compra da primeira habitação própria e permanente por pessoas até 35 anos).

Apesar de o decreto-lei que criou este regime ser de julho, a sua efetiva operacionalização tardou, pois faltavam vários passos, desde logo regulamentos e protocolos (entre Estado e bancos), pelo que só desde início do ano está a funcionar.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta