
Despejos em Portugal aumentam 14% num ano
Entre janeiro e maio deste ano, o número de despejos em Portugal aumentou 14% em termos homólogos, havendo ainda milhares de processos a decorrer em tribunal. Em causa estão dados (alarmantes) divulgados pela Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ).

Casas precárias ilegais: "É urgente fazer levantamento", diz Pinto Luz
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, considerou na sexta-feira, dia 18 de julho, que é urgente fazer um levantamento atualizado do número de casas precárias ilegais ou dos bairros abarracados que existem no país.“É urgente fazer um levantamento mais atualizado, até porque a

Quinta da Parvoíce em Setúbal a ser demolida para ter casas acessíveis
A demolição da Quinta da Parvoíce, último bairro de barracas na cidade de Setúbal, deverá estar terminada em meados de setembro, estando previsto para o local um bairro de habitação pública, revelou a autarquia. Este processo de construção e requalificação de fogos representa um investimento to

Lisboa: “Não basta erradicar barracas, temos de erradicar a pobreza”
Trinta anos depois da erradicação de barracas através do Programa Especial de Realojamento (PER), a Câmara de Lisboa reconhece que persistem “situações informais” de habitação, provando que hoje o “grande desafio” é erradicar a pobreza na cidade.

Projeto acaba com 70 barracas e dá casas condignas a 250 pessoas
A Câmara de Tomar prevê concluir no verão um projeto social “histórico”, iniciado em 2013, de demolição de 70 barracas no Flecheiro, com a instalação em habitações condignas de 250 pessoas da comunidade cigana.

Quantas barracas há em Portugal? São 4.042 e Odemira lidera a lista
O número de alojamentos não clássicos, como barracas, diminuiu bastante em Portugal nos últimos 40 anos. Em 1981, havia em Portugal 46.391 alojamentos não clássicos, bem mais que os existentes este ano (4.042). Em causa estão dados provisórios disponibilizados pela PORDATA, base de dados organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Casas ilegais em Portugal: há mais 11 mil que há três anos
É mais um dano colateral da pandemia da Covid-19. Falamos do aumento do número de casas ilegais em Portugal. Em três anos, este tipo de alojamento disparou, sobretudo nos arredores das principais cidades, havendo agora mais 11.456 habitações ilegais que em 2018, que se somam às 13.267 elencadas pelo Instituto Nacional da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) nesse ano.

Terrenos da Pedreira dos Húngaros comprados por 14,5 milhões pela Índice Plural
Localizados entre Miraflores e Linda-a-Velha, os seis terrenos que a Câmara Municipal de Oeiras levou a hasta pública esta quarta-feira, dia 30 de outubro de 2019, foram vendidos. Era a terceira vez que a autarquia de Isaltino Morais, que tem como plano que ali sejam construídos 100 fogos, tentava vender os lotes da antiga Pedreira dos Húngaros. Licitados por 14 milhões de euros, os lotes acabaram por ser comprados pela empresa imobiliária Índice Plural, por meio milhão acima do preço-base estabelecido.

Terrenos da Pedreira dos Húngaros sem interessados – este mês há novo leilão em Oeiras
O leilão dos terrenos da antiga Pedreira dos Húngaros, em Oeiras, ficou deserto. Fonte da autarquia revelou que a hasta pública não recebeu licitações e que no final de abril irá realizar-se uma nova hasta pelo mesmo valor, 14 milhões de euros.

Estratégia Nacional para a Habitação em consulta pública até dia 29
A consulta pública da proposta da Estratégia Nacional para a Habitação (ENH), apresentada dia 8 de maio pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, decorre até dia 29 de maio.

câmara de lisboa quer investir em novas políticas de habitação
antónio costa, presidente da câmara municipal de lisboa (cml), disse que a capacidade de endividamento que o município criou nos últimos anos devia ser usada em “novas políticas de habitação” na capital.

programa especial de realojamento com taxa de execução de 90%
o programa especial de realojamento (per) tem hoje, 20 anos depois da sua criação, uma taxa de execução superior a 90%, tendo realojado quase 35 mil famílias que viviam em barracas nas áreas metropolitanas de lisboa e porto.

tribunal considera que direito à habitação não é “imediato e absoluto”
o tribunal central administrativo sul (tcas) considerou que o direito à habitação previsto na constituição não é um “direito imediato e absoluto".

helena roseta alerta para aumento de barracas em lisboa
a vereadora da habitação da câmara municipal de lisboa (cml), helena roseta, teme que a crise económica que se vive no país faça com que aumente o número de barracas existente na capital.
demolição de casas em bairro da amadora chega à onu
o colectivo pelo direito à habitação e à cidade (habita) anunciou que entregou uma queixa à onu contra os "abusos aos direitos humanos" por parte da câmara da amadora, referindo-se ao desmantelamento do bairro de santa filomena e respectiva demolição de casasde acordo com o jornal público, a queixa

câmara de oeiras investe quase 60 milhões em 704 casas
a câmara municipal de oeiras (cmo) prevê investir 58 milhões de euros na construção de 704 casas.