
Impostos sobre empresas: cobradas mais de 4.300 taxas – Portugal em 11º lugar na UE
Em nove anos, entre 2008 e 2017, Portugal subiu da 16ª para a 11ª posição entre os Estados-Membros da União Europeia (UE) em matéria de peso dos impostos no volume de negócios das empresas, representando atualmente (em 2017) 20%. Ao todo, Portugal cobra a empresas mais de 4.300 taxas. Estas são algumas das conclusões de um estudo realizado pelas consultoras EY e Sérvulo para a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que é apresentado publicamente esta terça-feira (6 de outubro de 2020).

Rumores do dia sobre salário mínimo e emprego
CIP admite subida do salário mínimo este ano: A Confederação Empresarial (CIP) admite um aumento do salário mínimo ainda este ano, mas apesar da crescente pressão dos sindicatos, o valor defendido como limite pelos patrões não se altera: 500 euros até ao início do próximo ano. (Jornal de Negócios)
Novos critérios para despedimento avançam mesmo sem acordo com UGT e CIP
O Governo aprova esta quinta-feira uma nova proposta com os critérios que devem ser utilizados pelas empresas quando pretendem despedir um trabalhador por extinção de posto de trabalho.De acordo com o jornal Público, uma das alterações feitas ao documento passa por clarificar o critério da avaliação

Rumores
Famílias insolventes podem vir a estar numa “lista negra” na internet: Bruxelas está a preparar um regulamento para obrigar os Estados-membros a criarem um registo público de insolvência.

ugt quer que estado financie subida do salário mínimo
a ugt quer que o estado financie uma parte significativa dos custos decorrentes do aumento do salário mínimo nacional (smn) e propõe uma redução da taxa social única (tsu) para os salários mais baixos.

portugal continua a ter o salário mínimo mais baixo da zona euro
os deputados discutiram ontem no parlamento o salário mínimo nacional (smn), a pedido do be, sendo que portugal é o país da zona euro com o smn mais baixo: 565,8 euros por mês que passam a 485 euros quando retirados os subsídios de férias e de natal.

aumento do salário mínimo discutido dia 19 com parceiros sociais
o aumento do salário mínimo nacional não era um dos assuntos que constava na agenda de discussão entre governo e parceiros sociais, em sede de concertação social, mas acabou, ontem, por ser abordado.

rumores
“troika” está mais disponível, diz presidente da cip: antónio saraiva, presidente da confederação empresarial de portugal (cip), considerou que a "troika" está mais disponível e já reconhece que há carência de crédito na economia nacional.

função pública com menos cortes mas irs sobe para todos
o primeiro-ministro pedro passos coelho anunciou esta segunda-feira (dia 24), no final de uma reunião entre os parceiros sociais e o governo, que os subsídios cortados este ano aos funcionários públicos e pensionistas vão ser repostos parcialmente em 2013.

patrões querem imposto mais pesado sobre tabaco para compensar redução na tsu
a confederação da indústria portuguesa (cip) quer manter o corte de 5,75% da taxa social única (tsu) paga pelas empresas e, para compensar esta redução, vai propor o aumento em 30% do imposto sobre o tabacode acordo com o jornal público, a cip vai mais longe do que a proposta que o governo leva nest
“troika” pede ideias para crescimento a patrões portugueses
a “troika” pediu aos patrões portugueses sugestões para promover o crescimento e o emprego.

cip diz que regeneração urbana só é possível com reforma legislativa
o presidente da confederação empresarial de portugal (cip), antónio saraiva, considerou que só “é possível fazer acontecer regeneração urbana se o estado adoptar um conjunto de medidas de simplificação legislativa e administrativa de alteração do sistema fiscal sobre o património imobiliário, contri

governo quer pôr 70 mil casas a arrendar por ano
assunção cristas, ministra da agricultura, do mar, do ambiente e do ordenamento do território, revelou que existem cerca de 700 mil casas devolutas no país, estimando que a procura anual deverá ser de um décimo desse volume.

cip desenvolve projectos-piloto para a reabilitação urbana
a cip – confederação empresarial de portugal voltou a considerar que é urgente apostar na regeneração urbana, sendo uma das formas mais eficazes de "salvar a economia portuguesa".
empresários apresentam projecto para reabilitação urbana
"fazer acontecer a regeneração urbana" é um projecto candidato ao qren, que será hoje apresentado pela confederação empresarial de portugal (cip), no porto.
cip vai apresentar medidas para promover a reabilitação urbana
a confederação da indústria portuguesa (cip) aplaude as medidas que foram aprovadas no conselho de ministros relativamente à reabilitação urbana, nomeadamente por serem coincidentes com as defendidas pela entidade e promete apresentar mais ideias para promover a reabili
reabilitação urbana pode gerar 500 mil postos de trabalho
a confederação empresarial de portugal (cip) apresentou recentemente o projecto "fazer acontecer a regeneração urbana". trata-se de um conjunto de medidas fiscais, legislativas e jurídicas que podem viabilizar a reabilitação urbana e impulsionar o mercado de arrendamento.